Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Cláudia Alexandra Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28723
Resumo: Este estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire.
id RCAP_fbef94ddea17bff3dacb16d432641c63
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantilEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoLiteratura InfantilEducação para a cidadaniaPre-school education1st cycle of basic educationChildren's literatureEducation for citizenshipEste estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire.Universidade de Évora2021-01-19T21:21:26Z2021-01-192020-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28723http://hdl.handle.net/10174/28723TID:202578372porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoclaudiaamricardo@hotmail.com672Ricardo, Cláudia Alexandra Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:41.057739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
Ricardo, Cláudia Alexandra Martins
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Literatura Infantil
Educação para a cidadania
Pre-school education
1st cycle of basic education
Children's literature
Education for citizenship
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: educar para a cidadania através de literatura infantil
author Ricardo, Cláudia Alexandra Martins
author_facet Ricardo, Cláudia Alexandra Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Cláudia Alexandra Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Literatura Infantil
Educação para a cidadania
Pre-school education
1st cycle of basic education
Children's literature
Education for citizenship
topic Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Literatura Infantil
Educação para a cidadania
Pre-school education
1st cycle of basic education
Children's literature
Education for citizenship
description Este estudo surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre nos contextos referidos. Tendo como pano de fundo a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, este estudo procura compreender de que modo os professores e os educadores podem promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgindo a grande questão de investigação deste estudo que é “Como podemos educar para a cidadania através da Literatura Infantil?”. Neste sentido, o objetivo geral é “Compreender como promover a cidadania através da literatura infantil no contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. A metodologia seguida enquadra-se no processo de investigação-ação. Como instrumentos de recolha de dados recorri à observação participante para a produção de notas de campo, a reflexões semanais, a um guião de entrevista que permitiu compreender as conceções das crianças sobre racismo, multiculturalidade e migração, antes e depois de realizar a leitura de histórias sobre estas temáticas, a registos das crianças, a registos fotográf icos e a registos audiovisuais. Os participantes do estudo foram as crianças dos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes aprofundaram e consolidaram conceções sobre cidadania, adquirindo boas práticas e melhorando o espírito de agir e pensar eticamente e ampliaram o seu reportório literário; Abstract: This study appears in the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit inserted in the master’s degree of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, having the purpose to obtain the master's degree in the established contexts. Based on the National Strategy for Citizenship Education, this study seeks to understand how teachers and educators can promote citizenship through children’s literature in the Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Teaching Basic context, lifting the great research question of this study which is “How can we educate for citizenship through Children’s Literature?”. Therefore, the general objective is “To understand how to promote citizenship through children's literature in the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education context”. The following methodology is part of the action-research process. As instruments of data collection, I used participant observation to produce field notes, weekly reflections, an interview guide that will allow to understand children's conceptions about racism, multiculturalism and migration, before and after reading stories about these topics, children's records, photographic records and audiovisual records. The study participants were children from the contexts where I carried out my Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These learned and consolidated concepts about citizenship, acquiring good practices and improving the spirit of acting and thinking ethically and broadening their literary repertoire.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
2021-01-19T21:21:26Z
2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28723
http://hdl.handle.net/10174/28723
TID:202578372
url http://hdl.handle.net/10174/28723
identifier_str_mv TID:202578372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
claudiaamricardo@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136668339404800