Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Carlos Filipe Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18232
Resumo: A grande evolução tecnológica dos últimos 30 anos fez com que todo o individuo que possua um dispositivo multimédia esteja bastante tempo conectado ao mundo virtual, seja a nível pessoal bem como a nível profissional. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho tem vindo a alertar para o aumento do stress no trabalho, com bastante impacto negativo na saúde e bem-estar dos trabalhadores. (Silva, Brondino, & Arenas) A sobrecarga de tecnologia como meio de trabalho pode levar ao tecnostress, ou seja, stress proveniente da sobrecarga da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Sendo assim, o objetivo do projeto é alertar os trabalhadores e gestores de uma empresa para esta questão do tecnostress e ajudar a corrigir comportamentos que o originem. Será necessário que todos os envolvidos estejam devidamente comprometidos. Existindo o problema do tecnostress, o jogo sério é uma solução que visa a alertar todos os envolvidos. O ato de jogar é uma necessidade do ser humano e também poderá servir como o desenvolvimento pessoal do ser humano, devido ao facto do jogo sério ser composto por um objetivo implícito que está diretamente ligado ao desenvolvimento das capacidades, conhecimento e experiência do jogador. Dessa forma, pretendemos estudar a possibilidade de uma solução desenvolvida que vise alertar os jogadores para os comportamentos de risco associados ao tecnostress. Para isso, foram analisadas várias opções dentro dos jogos sérios que possuíssem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. De seguida, iniciou-se o design do jogo como também todo o seu desenvolvimento. O modelo de avaliação da solução utilizou as respostas de questionários feitos a grupo de inquiridos como input para o Quantitative Evaluation Framework (QEF), modelo de avaliação utilizado para avaliar toda a eficácia da solução. Após a avaliação da solução, conclui-se que o resultado é positivo pois foi possível passar eficazmente todo o conhecimento para os jogadores, ou seja, o alerta de todos os comportamentos de risco. Existindo também bastante espaço para o crescimento da solução.
id RCAP_5e95fc8fca4f28598ec6302fc0a04ccf
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços ProfissionaisTecnostressJogo sérioComportamento de riscoSerious gameRisk behaviourA grande evolução tecnológica dos últimos 30 anos fez com que todo o individuo que possua um dispositivo multimédia esteja bastante tempo conectado ao mundo virtual, seja a nível pessoal bem como a nível profissional. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho tem vindo a alertar para o aumento do stress no trabalho, com bastante impacto negativo na saúde e bem-estar dos trabalhadores. (Silva, Brondino, & Arenas) A sobrecarga de tecnologia como meio de trabalho pode levar ao tecnostress, ou seja, stress proveniente da sobrecarga da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Sendo assim, o objetivo do projeto é alertar os trabalhadores e gestores de uma empresa para esta questão do tecnostress e ajudar a corrigir comportamentos que o originem. Será necessário que todos os envolvidos estejam devidamente comprometidos. Existindo o problema do tecnostress, o jogo sério é uma solução que visa a alertar todos os envolvidos. O ato de jogar é uma necessidade do ser humano e também poderá servir como o desenvolvimento pessoal do ser humano, devido ao facto do jogo sério ser composto por um objetivo implícito que está diretamente ligado ao desenvolvimento das capacidades, conhecimento e experiência do jogador. Dessa forma, pretendemos estudar a possibilidade de uma solução desenvolvida que vise alertar os jogadores para os comportamentos de risco associados ao tecnostress. Para isso, foram analisadas várias opções dentro dos jogos sérios que possuíssem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. De seguida, iniciou-se o design do jogo como também todo o seu desenvolvimento. O modelo de avaliação da solução utilizou as respostas de questionários feitos a grupo de inquiridos como input para o Quantitative Evaluation Framework (QEF), modelo de avaliação utilizado para avaliar toda a eficácia da solução. Após a avaliação da solução, conclui-se que o resultado é positivo pois foi possível passar eficazmente todo o conhecimento para os jogadores, ou seja, o alerta de todos os comportamentos de risco. Existindo também bastante espaço para o crescimento da solução.The great technological evolution of the last 30 years has caused that every individual who has a multimedia device is connected to the virtual world for long periods of time, whether on a personal or professional level. The European Agency for Safety and Health at Work has been warning about the increasing stress levels at work, with a significant negative impact on the health and well-being of workers. (Silva, Brondino, & Arenas) The overload of technology as a work tool can lead to tecnostress, that is, stress resulting from the overload of using information and communication technologies. Thus, the aim of the project is to raise awareness of technostress among companies’ workers and managers and help to correct behaviors that might cause it. It’s crucial that everyone involved is properly committed. If there is a technostress problem, a serious game is a solution in order to alert everyone involved. The act of playing is a human need and can also serve as a human being personal development, due to the fact that the serious game is composed of an implicit objective, that is directly linked to the development of the player's skills, knowledge and experience. Therefore, we intend to study the possibility of a developed solution that aims to alert players to risk behaviors associated with technostress. For this, several options were analyzed within the serious games, that would comprise development of personal and professional skills. After this, the game design and development has started. The evaluation model used the responses to a questionnaire from a group of respondents as input to the Quantitative Evaluation Framework (QEF), an evaluation model used to assess the entire effectiveness of the solution. After evaluating the solution, it is concluded that the result is positive as it was possible to effectively pass on all the knowledge to the players, that is, to raise awareness about all the risk behaviors. The solution is flexible and highly scalable.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVicente, Carlos Filipe Monteiro2021-07-30T13:17:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18232TID:202812871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.277346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
title Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
spellingShingle Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
Vicente, Carlos Filipe Monteiro
Tecnostress
Jogo sério
Comportamento de risco
Serious game
Risk behaviour
title_short Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
title_full Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
title_fullStr Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
title_full_unstemmed Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
title_sort Jogo Sério para a Prevenção do Stress em Espaços Profissionais
author Vicente, Carlos Filipe Monteiro
author_facet Vicente, Carlos Filipe Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Carlos Filipe Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnostress
Jogo sério
Comportamento de risco
Serious game
Risk behaviour
topic Tecnostress
Jogo sério
Comportamento de risco
Serious game
Risk behaviour
description A grande evolução tecnológica dos últimos 30 anos fez com que todo o individuo que possua um dispositivo multimédia esteja bastante tempo conectado ao mundo virtual, seja a nível pessoal bem como a nível profissional. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho tem vindo a alertar para o aumento do stress no trabalho, com bastante impacto negativo na saúde e bem-estar dos trabalhadores. (Silva, Brondino, & Arenas) A sobrecarga de tecnologia como meio de trabalho pode levar ao tecnostress, ou seja, stress proveniente da sobrecarga da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Sendo assim, o objetivo do projeto é alertar os trabalhadores e gestores de uma empresa para esta questão do tecnostress e ajudar a corrigir comportamentos que o originem. Será necessário que todos os envolvidos estejam devidamente comprometidos. Existindo o problema do tecnostress, o jogo sério é uma solução que visa a alertar todos os envolvidos. O ato de jogar é uma necessidade do ser humano e também poderá servir como o desenvolvimento pessoal do ser humano, devido ao facto do jogo sério ser composto por um objetivo implícito que está diretamente ligado ao desenvolvimento das capacidades, conhecimento e experiência do jogador. Dessa forma, pretendemos estudar a possibilidade de uma solução desenvolvida que vise alertar os jogadores para os comportamentos de risco associados ao tecnostress. Para isso, foram analisadas várias opções dentro dos jogos sérios que possuíssem o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. De seguida, iniciou-se o design do jogo como também todo o seu desenvolvimento. O modelo de avaliação da solução utilizou as respostas de questionários feitos a grupo de inquiridos como input para o Quantitative Evaluation Framework (QEF), modelo de avaliação utilizado para avaliar toda a eficácia da solução. Após a avaliação da solução, conclui-se que o resultado é positivo pois foi possível passar eficazmente todo o conhecimento para os jogadores, ou seja, o alerta de todos os comportamentos de risco. Existindo também bastante espaço para o crescimento da solução.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30T13:17:17Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18232
TID:202812871
url http://hdl.handle.net/10400.22/18232
identifier_str_mv TID:202812871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468206702592