Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9838
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_5eacc7638cbe0785bacf399234f660a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho AEnsino do desenhoPedagogia activaPrática reflexivaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório resulta da análise da Unidade Didática Desenhar no Espaço, criada no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. A Unidade foi integrada na disciplina de Desenho A, e posta em prática com duas turmas do 10º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa. Com este projeto pretendeu-se explorar o desenho no espaço tridimensional, transpondo-se a utilização intencional e consciente dos elementos estruturais da linguagem do desenho, da superfície bidimensional para o espaço tridimensional da sala de aula. Concebeu-se uma sequência de exercícios que possibilitaram a construção e a partilha de novas consciências acerca do desenho, o que permitiu estabelecer a relação entre o desenho e outras áreas de expressão artística como a fotografia, a instalação ou a performance. Acredita-se que um ensino-aprendizagem do desenho que integre abordagens artísticas mais atuais ou contemporâneas é importante, não só para uma prática do desenho mais informada, mas também para uma compreensão e fruição mais abrangentes do desenho, o que impulsiona novas perspetivas para os percursos dos alunos nas artes plásticas. Através de uma pedagogia ativa, seguindo a linha das novas didáticas, e de acordo com uma perspetiva do ensino artístico em que o professor é simultaneamente artista, impulsionou-se a aprendizagem cooperativa e por descoberta, insistindo-se na concretização prática de conceitos, na atitude colaborativa e reflexiva. Considera-se que o sucesso efetivo do ensino e da aprendizagem resulta do pensamento acerca dos elementos que estruturam a ação didática num universo particular, de forma holística, bem como da criação de uma identidade como professor-artista, que se afirma numa prática reflexiva. Concluímos que a Unidade Didática Desenhar no Espaço contribuíu para uma aprendizagem coletiva, concretizada num projeto artístico de professores e de alunos, em que o desenho é trazido ao mundo através de uma prática consciente e de um olhar menos acomodado.This report results from the analysis of the Drawing in Space Didactic Unit, created under the Master in Teaching Visual Arts. This Unit was integrated in the Drawing course, and implemented with two classes of 10 th grade of the Visual Arts area, at Maria Amália Vaz de Carvalho High School, in Lisbon. This project was intended to explore drawing in three-dimensional space, transposing the intentional and conscious use of the structural elements of the language of drawing, from a two-dimensional surface to the three-dimensional space of the classroom. We conceived a sequence of exercises that enabled the creation and sharing of new consciousness in respect of drawing, which allowed for the establishment of a relationship between drawing and other areas of artistic expression such as photography, installation or performance. We believe that a teaching-learning process of drawing integrating artistic approaches more up-to-date or contemporary is important, not only to allow for a more informed practice of drawing, but also for a more comprehensive understanding and enjoyment of drawing, which boosts prospects for new paths of students in the arts. Through an active pedagogy, following the new didactics, and taking a perspective of arts education in which the teacher is simultaneously an artist, cooperative learning and discovery were boosted, while simultaneously insisting on the practical implementation of concepts in a collaborative and reflective attitude. We consider that the actual success of teaching and learning results of thinking about the elements that structure the didactic action in a particular universe, holistically, as well as of the creation of an identity as a teacher-artist, who performs a reflective practice. We conclude that the Drawing in Space Didactic Unit contributed to a collective learning experience, embodied in an artistic project of teachers and students, in which drawing was brought to the world through a conscious practice and a less accommodated view.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaPaulino, Elisa Maria Duarte, 1981-2013-12-26T11:17:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9838TID:201367742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:56.369780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
title Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
spellingShingle Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
Ensino do desenho
Pedagogia activa
Prática reflexiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
title_full Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
title_fullStr Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
title_full_unstemmed Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
title_sort Desenhar no espaço : contributos para a construção da identidade do professor e artista, uma proposta para o 10º ano, Desenho A
author Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
author_facet Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Elisa Maria Duarte, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do desenho
Pedagogia activa
Prática reflexiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Ensino do desenho
Pedagogia activa
Prática reflexiva
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-26T11:17:01Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9838
TID:201367742
url http://hdl.handle.net/10451/9838
identifier_str_mv TID:201367742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134233872039936