A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22618 |
Resumo: | Este estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. |
id |
RCAP_5eb379c48d6d379240ce127182ec32fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22618 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º cicloPráticas de avaliaçãoPráticas de ensinoParticipação dos alunosPensamento algébricoEste estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico.2018-02-28T10:21:17Z2018-02-282017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/22618http://hdl.handle.net/10174/22618porBarbosa, E. & Borralho, A. (Junho, 2017). A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo. Apresentada em II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Universidade do Minho.Universidade do Minho6http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-enjie-encontro-nacional-de-jovens-investigadores-em-educacao/simnaonaoDPEbarbosa.elsa@gmail.comamab@uevora.pt229Barbosa, ElsaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:14:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:38.238539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
title |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
spellingShingle |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo Barbosa, Elsa Práticas de avaliação Práticas de ensino Participação dos alunos Pensamento algébrico |
title_short |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
title_full |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
title_fullStr |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
title_sort |
A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo |
author |
Barbosa, Elsa |
author_facet |
Barbosa, Elsa Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Elsa Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de avaliação Práticas de ensino Participação dos alunos Pensamento algébrico |
topic |
Práticas de avaliação Práticas de ensino Participação dos alunos Pensamento algébrico |
description |
Este estudo parte do pressuposto de que o conhecimento, as conceções e as experiências do professor estão relacionados com as formas como este organiza o ensino, a avaliação e a participação dos alunos em sala de aula. Por conseguinte há relações que importa descrever e compreender nas práticas do professor, nos domínios do ensino, da avaliação e das aprendizagens desenvolvidas pelos seus alunos. Neste contexto, pretende-se descrever, analisar e interpretar práticas de ensino, de avaliação e a participação dos alunos no âmbito da Álgebra, em particular do pensamento algébrico, em alunos de 7º e 8º anos do ensino básico, para confrontar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos das orientações curriculares para a Matemática do Ensino Básico, no âmbito do pensamento algébrico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-28T10:21:17Z 2018-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22618 http://hdl.handle.net/10174/22618 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barbosa, E. & Borralho, A. (Junho, 2017). A álgebra no ensino básico: práticas de ensino, avaliação e a participação dos alunos numa turma do 3º ciclo. Apresentada em II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Universidade do Minho. Universidade do Minho 6 http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-enjie-encontro-nacional-de-jovens-investigadores-em-educacao/ sim nao nao DPE barbosa.elsa@gmail.com amab@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136617865150464 |