Da reflexão à otimização na EPE e no 1º CEB : Um estudo de casoA dislexia no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Filipa Pestanudo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1910
Resumo: “Da reflexão à otimização na EPE e no 1.º CEB. Um Estudo de caso: A Dislexia no 1.º CEB” materializa o Relatório Final de Estágio, resultante da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (E1.ºCEB) durante o ano letivo de 2011/2012. Este documento sintetiza e evidencia todo o percurso que se situa entre de reflexão, acerca do contexto escolarizado como espaço privilegiado de problemas de investigação-ação, e a otimização, ao nível da intervenção educativa, da Educação Especial. Considerámos estes níveis de ensino (EPE;E1.ºCEB) como palcos de observação e desempenho de práticas educativas supervisionadas (PES II e III), neste relatório consideradas na Parte I. Descrevemo-los como espaço de formulação de uma questão de investigação, consubstanciada pelo projeto “Como otimizar, ao nível do 1.ºCEB, o trabalho com um aluno disléxico?”, estudo descrito na Parte II. “Da reflexão à otimização” responde àquela questão, ao revelar representações e conceções de duas docentes do 1.ºCEB (DT e DEE) que trabalham com um aluno disléxico, sobre como otimizar a sua intervenção com este aluno. Um enquadramento teórico sustentado nas fórmulas legislativas portuguesas ancoradas nas práticas internacionais na Educação Especial desenha o modelo de Escola inclusiva que se alvitra. Este modelo, apesar de todas as investigações das neurociências, caracteriza desde 2008, a Dislexia como uma necessidade educativa especial menor.
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