Materiais não estruturados na geometria e medida em EPE e no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Joana Vianez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2653
Resumo: O presente relatório, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como os materiais não estruturados ajudam no processo de ensino aprendizagem no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dessa forma, irá ser trabalhada a geometria e medida e as potencialidades da mesma permitindo transformar os conteúdos em conhecimento. Assim sendo, os materiais não estruturados surgem como uma ferramenta acessível ao profissional de educação e ao mesmo tempo acessível às crianças por poderem utilizá-los sem o auxílio do adulto. O estudo está enquadrado num paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foram 8 grupos de crianças: 4 grupos de crianças com 5 anos e 1 grupo do 3ºano do 1ºCEB da Coruña e do Porto, respetivamente. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo, registos fotográficos e grelhas de observação. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou três atividades, centradas em situações problemáticas que envolvem o tema central, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Concluímos que as atividades desenvolvidas com recurso a materiais não estruturados adaptam-se às dificuldades de cada criança/aluno, permitindo que o processo ensino-aprendizagem se desenvolva de uma forma natural e didática. Palavras-chave: Educação; Matemática; Geometria e Medida; Materiais não estruturados; Aprendizagens integradoras.
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spelling Materiais não estruturados na geometria e medida em EPE e no 1º CEBEnsino da matemática- Educação Pré-EscolarEnsino da matemática - Ensino Ensino Básico (1º ciclo )Matemática - Geometria e Medida - Materiais não estruturadosO presente relatório, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como os materiais não estruturados ajudam no processo de ensino aprendizagem no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dessa forma, irá ser trabalhada a geometria e medida e as potencialidades da mesma permitindo transformar os conteúdos em conhecimento. Assim sendo, os materiais não estruturados surgem como uma ferramenta acessível ao profissional de educação e ao mesmo tempo acessível às crianças por poderem utilizá-los sem o auxílio do adulto. O estudo está enquadrado num paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foram 8 grupos de crianças: 4 grupos de crianças com 5 anos e 1 grupo do 3ºano do 1ºCEB da Coruña e do Porto, respetivamente. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo, registos fotográficos e grelhas de observação. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou três atividades, centradas em situações problemáticas que envolvem o tema central, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Concluímos que as atividades desenvolvidas com recurso a materiais não estruturados adaptam-se às dificuldades de cada criança/aluno, permitindo que o processo ensino-aprendizagem se desenvolva de uma forma natural e didática. Palavras-chave: Educação; Matemática; Geometria e Medida; Materiais não estruturados; Aprendizagens integradoras.The main purpose of this report, focused on the field of mathematics, is to understand how the unstructured materials can aid the teaching-learning process in preschool and primary school. Therefore, we will work on geometry and measurement exploring its potential in transforming content into knowledge. Thus, unstructured materials appear as an accessible tool for the education professional as well as for the children, allowing them to use these materials without the adult’s aid. This study is part of an interpretative paradigm, following a methodology of qualitive nature, on the case study mode, focusing on 8 groups of children: 4 groups of children with 5 years old and 1 group from the third grade of the primary school of Coruña and Porto respectively. Various technics were used on the data collection, particularly, the participant observation, semi-structured interviews, audio and video recording, photographic records and observation grids. The pedagogical approach outlined for the fieldwork covered three activities, focused on problem situations concerning the main issue, based on inclusive learning experiences. We conclude that the activities developed through unstructured materials adapt to each child/student, allowing the teaching-learning process to develop in a natural and educational way. Key-words: education; mathematics; geometry and measurements; unstructured materials; inclusive learning experiences.2018-07-19T09:41:39Z2018-07-17T00:00:00Z2018-07-172018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2653TID:201952467porMoreira, Joana Vianezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:12Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:25.402008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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