Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzucco, Giulia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21008
Resumo: Cada individuo nasce e, inserido num determinado contexto, vai aprendendo disposições e valores que, ao longo da vida, se vão alterando e estão visíveis na sua relação com diversos contextos, grupos e pessoas. Este processo de socialização está ligado ao conceito de educação permanente. Como se formam os indivíduos? Quais são os contextos, pessoas, situações que mais marcaram a vida dos indivíduos? Que papel têm as experiências de educação formal e informal? Método: Esta tese desenvolve um diálogo entre a teoria e os dados empíricos à luz da reconstituição da biografia de duas irmãs que cresceram na mesma família e contexto e que pertencem a mesma geração, com uma forte ligação entre si, mas que seguem trajetórias de vida e constroem identidades distintas. Os dados resultam de entrevistas biográficas realizadas com as duas irmãs, bem como entrevistas de apoio a familiares que acompanharam os seus trajetos desde a infância. Os resultados obtidos foram importantes para perceber o papel dos contextos educativos e dos tempos ao longo da biografia na construção da individualidade e da reflexividade.
id RCAP_0e2f967fb6a7e49a20fd17353b6b7287
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de siSocializaçãoMétodo biográficoAprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learningReflexividadeSocializationBiographical methodReflectivityCada individuo nasce e, inserido num determinado contexto, vai aprendendo disposições e valores que, ao longo da vida, se vão alterando e estão visíveis na sua relação com diversos contextos, grupos e pessoas. Este processo de socialização está ligado ao conceito de educação permanente. Como se formam os indivíduos? Quais são os contextos, pessoas, situações que mais marcaram a vida dos indivíduos? Que papel têm as experiências de educação formal e informal? Método: Esta tese desenvolve um diálogo entre a teoria e os dados empíricos à luz da reconstituição da biografia de duas irmãs que cresceram na mesma família e contexto e que pertencem a mesma geração, com uma forte ligação entre si, mas que seguem trajetórias de vida e constroem identidades distintas. Os dados resultam de entrevistas biográficas realizadas com as duas irmãs, bem como entrevistas de apoio a familiares que acompanharam os seus trajetos desde a infância. Os resultados obtidos foram importantes para perceber o papel dos contextos educativos e dos tempos ao longo da biografia na construção da individualidade e da reflexividade.Everyone is born and, placed into a specific context, obtains disposition and values that, throughout life, change and are visible in their relationship with different contexts, groups and people. This socialization process is linked to the concept of permanent education. How are individuals formed? What are the contexts, the people, the situations that most marked the lives of individuals? What role do formal and informal education experiences play? Method: This thesis develops a dialogue between theory and empirical data in light of the reconstruction of the biography of two sisters who grew up in the same family and context and who belong to the same generation, with a strong connection between them, but who followed different life paths and built different identities. The data is the result of biographical interviews conducted with two sisters, as well as interviews conducted with family members who have followed their paths since childhood. The results obtained were important to understand the role of educational times and contexts during biography in the construction of individuality and reflexivity.2020-12-18T11:00:37Z2020-11-13T00:00:00Z2020-11-132020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21008TID:202555135porBazzucco, Giuliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:47.725452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
title Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
spellingShingle Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
Bazzucco, Giulia
Socialização
Método biográfico
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Reflexividade
Socialization
Biographical method
Reflectivity
title_short Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
title_full Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
title_fullStr Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
title_full_unstemmed Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
title_sort Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
author Bazzucco, Giulia
author_facet Bazzucco, Giulia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazzucco, Giulia
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Método biográfico
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Reflexividade
Socialization
Biographical method
Reflectivity
topic Socialização
Método biográfico
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Reflexividade
Socialization
Biographical method
Reflectivity
description Cada individuo nasce e, inserido num determinado contexto, vai aprendendo disposições e valores que, ao longo da vida, se vão alterando e estão visíveis na sua relação com diversos contextos, grupos e pessoas. Este processo de socialização está ligado ao conceito de educação permanente. Como se formam os indivíduos? Quais são os contextos, pessoas, situações que mais marcaram a vida dos indivíduos? Que papel têm as experiências de educação formal e informal? Método: Esta tese desenvolve um diálogo entre a teoria e os dados empíricos à luz da reconstituição da biografia de duas irmãs que cresceram na mesma família e contexto e que pertencem a mesma geração, com uma forte ligação entre si, mas que seguem trajetórias de vida e constroem identidades distintas. Os dados resultam de entrevistas biográficas realizadas com as duas irmãs, bem como entrevistas de apoio a familiares que acompanharam os seus trajetos desde a infância. Os resultados obtidos foram importantes para perceber o papel dos contextos educativos e dos tempos ao longo da biografia na construção da individualidade e da reflexividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T11:00:37Z
2020-11-13T00:00:00Z
2020-11-13
2020-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21008
TID:202555135
url http://hdl.handle.net/10071/21008
identifier_str_mv TID:202555135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134799931113472