A música de conjunto como impulsionadora do desenvolvimento da personalidade musical e da pro-atividade cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/4397 |
Resumo: | Relatório de estágio e de investigação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Classe de Conjunto. |
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A música de conjunto como impulsionadora do desenvolvimento da personalidade musical e da pro-atividade culturalMúsica de conjuntoBandolimOrquestraRelação escola-meioChamberMusicMandolinOrchestraRelationship school-societyDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de estágio e de investigação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Classe de Conjunto.A Madeira possui uma grande concentração de agrupamentos de palheta mas todos eles limitados artisticamente por falta de acesso a informação pedagógica, literatura musical e por questões de organização interna e de produção musical. Este reflete a necessidade de formar músicos tecnicamente competentes e simultaneamente preparados para desenvolver ações de sensibilização, orientação de jovens e agrupamentos de cordofones, no contexto de classe de conjunto com implicância numa formação musical ampla que se constitui como um desafio na atual orgânica do Conservatório. Nesta perspectiva, surge o problema de que a formação ao nível das classes de conjunto no conservatório incide essencialmente nas competências de performance, visando a formação de instrumentistas de excelência, através do desenvolvimento técnico instrumental, da adaptação aos repertórios incluídos nos programas e da integração em grupos de música de câmara e orquestras sob o comando de maestros. Uma formação mais abrangente que desenvolva competências necessárias à sensibilização e condução de executantes e grupos instrumentais terá forçosamente de incluir outras dimensões de ensino-‐aprendizagem, tais como dinâmicas de interação, condução e produção musical. Como intervenção nesta problemática, foi elaborada uma parceria com os alunos de classe de conjunto de bandolim do Conservatório Escola das Artes da Madeira juntamente com agrupamentos de bandolins existentes na ilha como, a Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos, a Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha e a Tuna de Bandolins da Ponta do Sol. Isto no sentido de implementar práticas de execução do bandolim, em contexto de classe de conjunto e envolver os estudantes desta classe nas tomadas de decisão sobre arranjos, produção musical e orientação de naipe em contexto de concerto de orquestra de bandolins. Assim, o meu objectivo de investigação vem ao encontro de uma análise dos efeitos da formação diferenciada de músico/promotor nas aprendizagens desenvolvidas e percepcionadas pelos próprios estudantes nas práticas de música de conjunto, elaborando desta forma a seguinte questão: “Que aprendizagens e competências são desenvolvidas pelos estudantes nos diferentes contextos de arranjo, interpretação, direção musical e como são percepcionadas pelos próprios estudantes?” Para isto, e na tentativa de resolução desta problemática, a metodologia de investigação que optei foi Investigação-‐Ação. Para a fundamentação teórica do projeto revi-‐me em autores como Swanwick, Lucy Green e Vigotsky, entre outros. O tratamento dos resultados foi feito através de observação direta e entrevistas aos alunos.Abstract: Madeira holds a big concentration of mandolin orchestras, all of them artistically limited by a lack of informational pedagogic access, musical literature and internal organization issues and musical production. This reflects the need to form technically competent musicians and have them be simultaneously prepared to develop creativity in music activities, youth orientation and groups of chordophones, with the implication of an ample music education, which constitutes a challenge on today's teaching structure at the Conservatoire. With this perspective, appears the problem within the formation, at the level of chamber music classes in the Conservatoire, that focuses essentially on the develop of competences for performance, that aims at the formation of instrumentalists of excellence through the technical instrumental development, adaptation to the repertoires included in the conservatoire program, and the integration in groups of chamber music and orchestras under the command of conductors. A more embracing formation, that develops necessary competences to develop musical sensibility, a bigger awareness in the process of music and conduction of performers and instrumentalists, will have to include other dimensions of teaching and learning, like dynamics of interaction, conduction and musical production. As an intervention on the problem, a partnership with the students from the chamber music classes of mandolin of the Conservatoire School of Arts in Madeira and the other mandolin groups on the island was prepared, like the Mandolin Orchestras of: Camara de Lobos, Camacha and Ponta de Sol. This in the sense of implementing practices of execution of the mandolin, in a context of mandolin orchestra and involving the students from that class on the decision making about, arrangements, musical production and section musicians orientation, to convert in a concert of this orchestra. My goal of investigation meets an analysis of the effects of a differentiated formation of a music/promoter in the learning developed and perceived by the students themselves, developing the question: "Which skills are developed by the students in the different contexts of arrangement, interpretation, musical direction and how are they perceived by these students?" Trying to resolute this problem, the methodology of investigation that I chose was Investigation-‐Action. For the theoretical grounding of the project, I reflected on authors like Swanwick, Lucy Green and Vigotsky, amongst others. The data treatment was through direct observations and interviews with students.Godinho, José Carlos David NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Norberto Gonçalves da Cruz Duailibi e2016-04-19T15:10:52Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4397TID:201140969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:43:09Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:20.258249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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