O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, David Emanuel Guedes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45493
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_d0c39bdaaa31dc1f3ac8903680662aeb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolimThe repertoire for chordophones fingering as source of learning in musical sciences teaching: the case of mandolinBandolimCiências musicaisEnsinoMandolinMusical sciencesTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO Projeto de Intervenção Pedagógica: O Repertório para Cordofones Dedilhados como Fonte de Aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: O Caso do Bandolim, que surge no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, foi colocado em prática no Conservatório de Música do Porto nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. A divulgação e conhecimento do bandolim e do seu repertório foram os objetivos iniciais que deram mote ao desenvolvimento e aplicação deste projeto assumindo o pressuposto de que a música de plectro carece da divulgação referida e de que o “bandolim” que se coloca no entendimento geral difere um pouco daquele que a sua génese e história anteviam que acontecesse. Com o decorrer do estágio e da investigação este paradigma foi-se mostrando mais claro e próximo da realidade, contudo foi ficando igualmente mais claro que a integração do bandolim no contexto quotidiano do público-alvo não seria um processo arriscado ou moroso pela veemente recetividade dos intervenientes. Se, por um lado, a utilização dos factos históricos que envolvem o bandolim se mostrou uma útil forma de consolidar conhecimentos e satisfazer os objetivos iniciais, por outro, a utilização prática do mesmo em contexto adequado revelou as suas potencialidades enquanto ferramenta didática. De um modo geral, este estudo visa a compreender intervenções e interações de várias ordens que, dando um evidente destaque o bandolim e ao seu repertório, revelem as suas competências e salvaguardem a natureza das Ciências Musicais.The Project of Pedagogical Intervention: The Repertoire for Chordophones Fingerings as Source of Learning in Musical Sciences Teaching: The Case of Mandolin, that it occurs in the opportunity of the plan of studies of the Master Degree in Education of Music of Minho University, was put in practice in the Conservatory of Music of Porto in the subjects of History of the Culture and the Arts and Musical Education. The disclosure and defence of mandolin and its repertoire had been the initial purposes that had given tagline to the development and application of this project assuming that the plectrum music lacks of the mentioned revelation and that the “mandolin” we know in common sense differs a bit from that one that in its genesis and history predicted that could happen. During the period of training and the inquiry, this paradigm was showing more clearly and akin to the reality, however it was clearly that the integration of the mandolin in the daily context of the public-target would not be a risky or a time-consuming process for the vehement openness of the participating ones. While on the one hand the use of the historical facts that involve the mandolin showed a valuable procedure to consolidate knowledge and to satisfy the initial purposes, for another one, the practical use of the same in a satisfactory context revealed its potential as a didactic tool. In a general way, this study aims to understand interferences and connections of some orders that, giving a manifest highlight to the mandolin and to its repertoire, they could reveal its skills and take the safeguard of the nature of Musical Sciences.Lessa, Elisa MariaUniversidade do MinhoRodrigues, David Emanuel Guedes2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45493por201566125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:38.674185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
The repertoire for chordophones fingering as source of learning in musical sciences teaching: the case of mandolin
title O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
spellingShingle O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
Rodrigues, David Emanuel Guedes
Bandolim
Ciências musicais
Ensino
Mandolin
Musical sciences
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
title_full O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
title_fullStr O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
title_full_unstemmed O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
title_sort O repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no ensino das ciências musicais: o caso do bandolim
author Rodrigues, David Emanuel Guedes
author_facet Rodrigues, David Emanuel Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lessa, Elisa Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, David Emanuel Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Bandolim
Ciências musicais
Ensino
Mandolin
Musical sciences
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bandolim
Ciências musicais
Ensino
Mandolin
Musical sciences
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45493
url http://hdl.handle.net/1822/45493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201566125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132522269900800