Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Moema Macêdo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23072
Resumo: Esta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos.
id RCAP_64fadefc1a1f031a6f53dc32ca43d266
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e BandolinsMúsicaOrquestras de bandolim - PortugalMúsicos - Interacção socialEsta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos.This dissertation comprises a case study about the Portuguese Guitars and Bandolins Orchestra (OPGB), a plectrum orchestra based in the city of Porto, formed by "professional" musicians, students and non-professional musicians with different musical proficiencies. From the field work, especially with my participation as a bandolinista of the orchestra, this dissertation analyzes the relational space generated around the OPGB activities and the differentiated role of musicians such as António Vieira. The ethnomusicological research aimed to understand the impact of face-to-face music in local social life, arguing that musical practice generates relational contexts of sharing knowledge and utopias and, in certain cases, constitutes as a local social life laboratory. The study revealed that the rehearsal, "hidden side" of public performance constitutes a relevant context for the development of musicians, providing the construction and sharing of different knowledge. In addition, this research revealed that through its practices OPGB redirects the professional, musical and personal paths of its participants as a generating context and a symbolic space for the wellbeing of all those involved.Universidade de Aveiro2018-05-08T10:43:53Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23072TID:201940760porMoreira, Moema Macêdoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:00Zoai:ria.ua.pt:10773/23072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.287283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
title Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
spellingShingle Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Moreira, Moema Macêdo
Música
Orquestras de bandolim - Portugal
Músicos - Interacção social
title_short Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
title_full Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
title_fullStr Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
title_full_unstemmed Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
title_sort Em busca de ser mais: o caso da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
author Moreira, Moema Macêdo
author_facet Moreira, Moema Macêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Moema Macêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Orquestras de bandolim - Portugal
Músicos - Interacção social
topic Música
Orquestras de bandolim - Portugal
Músicos - Interacção social
description Esta dissertação compreende um estudo de caso sobre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), orquestra de plectro sediada na cidade do Porto, formada por músicos “profissionais”, estudantes e músicos não profissionais, com diferentes proficiências musicais. A partir do trabalho de campo, sobretudo com a minha participação como bandolinista da orquestra, a presente dissertação analisa o espaço relacional gerado à volta das atividades da OPGB e o papel diferenciado de indivíduos músicos como António Vieira. A investigação, sob enfoque etnomusicológico, teve como objetivo principal perceber o impacto do fazer musical face-a-face na vida social local, argumentando que a prática musical gera contextos relacionais de partilha de conhecimentos e de utopias e que, em certos casos, constitui-se como um laboratório local da vida social. O estudo revelou que o ensaio, “lado oculto” da performance pública, constitui-se como um contexto relevante para o desenvolvimento dos músicos, proporcionando a construção e partilha de diferentes saberes. Para além disso, esta pesquisa revelou que através de suas práticas a OPGB redireciona percursos profissionais, musicais e pessoais de seus participantes configurando-se como um contexto gerador e um espaço simbólico do bem-estar de todos os envolvidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-08T10:43:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23072
TID:201940760
url http://hdl.handle.net/10773/23072
identifier_str_mv TID:201940760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623966482432