Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcela de Moura Franco
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Marina Cardoso de, Melo-Silva, Lucy Leal, Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63263
Resumo: A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.
id RCAP_5ecf99a1ca59900d4e7b8c18e48621a0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superiorDesign and evaluation of a higher education academic adaptation programDiseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superiorAdaptaçãouniversitáriosorientação profissional e de carreiraAdaptationundergraduate studentsprofessional and career guidanceAdaptaciónuniversitariosorientación profesional y de carreraCareer guidanceProfessionalA adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.Academic adaptation is a complex process and its success is related to life satisfaction and career success. This study aimed to design and evaluate the results of an Academic Adaptation Program in higher education. Twenty-two university students, with problems of adaptation, participated in the study. For the design stage, the action-research method was applied. For the assessment, we were inspired by the quasi-experimental method with the comparison before and after the intervention. As a result, in the design stage was offered a workshop model that met the demands of the target group. Regarding the assessment of the intervention, participants were able to improve their scores after the intervention in important dimensions of the Academic Adjustment Scale and Career Adaptability.La adaptación académica es un proceso complejo y su éxito se relaciona con la satisfacción con la vida y el éxito en la carrera. Este estudio buscò delinear y evaluar los resultados de un Programa de Adaptación Académica en la enseñanza superior. Participaron 22 universitarios con problemas de adaptación. Para cumplir los objetivos, se recurrió al método de investigación-acción y al diseño cuasi-experimental con evaluación antes y después de la intervención. Los resultados mostraron que con el programa fue posible disponibilizar un modelo de intervención grupal en correspondencia con las demandas del grupo meta. En relación con los resultados de la intervención, se constató que los participantes lograron mejorar sus puntuaciones después de la intervención em importantes dimensiones de la Escala de Adaptación Académica y de Adaptabilidad de Carrera.(undefined)Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)Universidade do MinhoBarbosa, Marcela de Moura FrancoOliveira, Marina Cardoso deMelo-Silva, Lucy LealTaveira, Maria do Céu20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63263por1679-33901984-727010.26707/1984-7270/2019v19n1p61http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/08.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:31.920798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
Design and evaluation of a higher education academic adaptation program
Diseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superior
title Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
spellingShingle Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
Barbosa, Marcela de Moura Franco
Adaptação
universitários
orientação profissional e de carreira
Adaptation
undergraduate students
professional and career guidance
Adaptación
universitarios
orientación profesional y de carrera
Career guidance
Professional
title_short Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
title_full Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
title_fullStr Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
title_full_unstemmed Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
title_sort Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
author Barbosa, Marcela de Moura Franco
author_facet Barbosa, Marcela de Moura Franco
Oliveira, Marina Cardoso de
Melo-Silva, Lucy Leal
Taveira, Maria do Céu
author_role author
author2 Oliveira, Marina Cardoso de
Melo-Silva, Lucy Leal
Taveira, Maria do Céu
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcela de Moura Franco
Oliveira, Marina Cardoso de
Melo-Silva, Lucy Leal
Taveira, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
universitários
orientação profissional e de carreira
Adaptation
undergraduate students
professional and career guidance
Adaptación
universitarios
orientación profesional y de carrera
Career guidance
Professional
topic Adaptação
universitários
orientação profissional e de carreira
Adaptation
undergraduate students
professional and career guidance
Adaptación
universitarios
orientación profesional y de carrera
Career guidance
Professional
description A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63263
url http://hdl.handle.net/1822/63263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1679-3390
1984-7270
10.26707/1984-7270/2019v19n1p61
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/08.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133131714854912