Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63263 |
Resumo: | A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira. |
id |
RCAP_5ecf99a1ca59900d4e7b8c18e48621a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63263 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superiorDesign and evaluation of a higher education academic adaptation programDiseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superiorAdaptaçãouniversitáriosorientação profissional e de carreiraAdaptationundergraduate studentsprofessional and career guidanceAdaptaciónuniversitariosorientación profesional y de carreraCareer guidanceProfessionalA adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.Academic adaptation is a complex process and its success is related to life satisfaction and career success. This study aimed to design and evaluate the results of an Academic Adaptation Program in higher education. Twenty-two university students, with problems of adaptation, participated in the study. For the design stage, the action-research method was applied. For the assessment, we were inspired by the quasi-experimental method with the comparison before and after the intervention. As a result, in the design stage was offered a workshop model that met the demands of the target group. Regarding the assessment of the intervention, participants were able to improve their scores after the intervention in important dimensions of the Academic Adjustment Scale and Career Adaptability.La adaptación académica es un proceso complejo y su éxito se relaciona con la satisfacción con la vida y el éxito en la carrera. Este estudio buscò delinear y evaluar los resultados de un Programa de Adaptación Académica en la enseñanza superior. Participaron 22 universitarios con problemas de adaptación. Para cumplir los objetivos, se recurrió al método de investigación-acción y al diseño cuasi-experimental con evaluación antes y después de la intervención. Los resultados mostraron que con el programa fue posible disponibilizar un modelo de intervención grupal en correspondencia con las demandas del grupo meta. En relación con los resultados de la intervención, se constató que los participantes lograron mejorar sus puntuaciones después de la intervención em importantes dimensiones de la Escala de Adaptación Académica y de Adaptabilidad de Carrera.(undefined)Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)Universidade do MinhoBarbosa, Marcela de Moura FrancoOliveira, Marina Cardoso deMelo-Silva, Lucy LealTaveira, Maria do Céu20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63263por1679-33901984-727010.26707/1984-7270/2019v19n1p61http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/08.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:31.920798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior Design and evaluation of a higher education academic adaptation program Diseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superior |
title |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
spellingShingle |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior Barbosa, Marcela de Moura Franco Adaptação universitários orientação profissional e de carreira Adaptation undergraduate students professional and career guidance Adaptación universitarios orientación profesional y de carrera Career guidance Professional |
title_short |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
title_full |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
title_fullStr |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
title_sort |
Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior |
author |
Barbosa, Marcela de Moura Franco |
author_facet |
Barbosa, Marcela de Moura Franco Oliveira, Marina Cardoso de Melo-Silva, Lucy Leal Taveira, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marina Cardoso de Melo-Silva, Lucy Leal Taveira, Maria do Céu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Marcela de Moura Franco Oliveira, Marina Cardoso de Melo-Silva, Lucy Leal Taveira, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação universitários orientação profissional e de carreira Adaptation undergraduate students professional and career guidance Adaptación universitarios orientación profesional y de carrera Career guidance Professional |
topic |
Adaptação universitários orientação profissional e de carreira Adaptation undergraduate students professional and career guidance Adaptación universitarios orientación profesional y de carrera Career guidance Professional |
description |
A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63263 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1679-3390 1984-7270 10.26707/1984-7270/2019v19n1p61 http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/08.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133131714854912 |