Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16181 |
Resumo: | O presente relatório surge na sequência da formação inicial de docência, em contexto de estágio e alicerça o caminho percorrido ao longo da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento objetiva e evidencia o processo de formação profissional, refletindo-se no progresso da ação educativa e na promoção de atitudes favoráveis ao crescimento da criança. Ademais, apresenta ainda os projetos realizados em torno da temática transversal – literatura para a infância, apesar de na Educação Pré-Escolar ter sido promovido em contexto presencial e no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino a Distância. A construção da identidade profissional na formação de perfil duplo apropriou-se da dualidade entre a teoria e a prática e asseverou a excelência da ação desenvolvida. Com efeito, a articulação e mobilização de saberes teóricos e legais com a prática educativa, partindo de uma postura de indagação e desempenhando uma atitude crítica, reflexiva e investigativa, levaram à profissionalidade docente e, concomitantemente, ao desenvolvimento consonante das crianças. Constituindo-se como aspetos basilares da ação, a imagem reflexiva associada à interação e colaboração possíveis de vivenciar nos contextos, permitiram que se compreendesse a complexidade da sua realidade. Deste modo, a Prática Educativa Supervisionada preconizou oportunidades de desenvolver o pensamento e a ação, o que levou à criação de práticas inovadoras e pertinentes que assumiram a criança como a principal razão da intencionalidade educativa, tal como se apresenta no seguimento deste relatório. |
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Relatório de EstágioCriançaLiteratura para a InfânciaPrática EducativaEducação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoReflexãoChildrenChild LiteratureEducational practicePre-school Education and 1st cycle of Basic EducationReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge na sequência da formação inicial de docência, em contexto de estágio e alicerça o caminho percorrido ao longo da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento objetiva e evidencia o processo de formação profissional, refletindo-se no progresso da ação educativa e na promoção de atitudes favoráveis ao crescimento da criança. Ademais, apresenta ainda os projetos realizados em torno da temática transversal – literatura para a infância, apesar de na Educação Pré-Escolar ter sido promovido em contexto presencial e no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino a Distância. A construção da identidade profissional na formação de perfil duplo apropriou-se da dualidade entre a teoria e a prática e asseverou a excelência da ação desenvolvida. Com efeito, a articulação e mobilização de saberes teóricos e legais com a prática educativa, partindo de uma postura de indagação e desempenhando uma atitude crítica, reflexiva e investigativa, levaram à profissionalidade docente e, concomitantemente, ao desenvolvimento consonante das crianças. Constituindo-se como aspetos basilares da ação, a imagem reflexiva associada à interação e colaboração possíveis de vivenciar nos contextos, permitiram que se compreendesse a complexidade da sua realidade. Deste modo, a Prática Educativa Supervisionada preconizou oportunidades de desenvolver o pensamento e a ação, o que levou à criação de práticas inovadoras e pertinentes que assumiram a criança como a principal razão da intencionalidade educativa, tal como se apresenta no seguimento deste relatório.The following report comes up from the initial teaching training, in the context of an internship and consolidating the path taken along the curricular unit Supervised Educational Practice, included in a Master’s Degree in Preschool Education and Primary Education. This document look forward and highlights the process of professional formation, reflected in the progress of educational act plus the promotion of favorable attitudes to the growth of the child. In addition, it also presents the projects developed around the cross-sectional theme – literature for childhood, although in Pre-school education has been promoted in a presential context and in the 1st cycle of Basic Education promoted at distance education. The construction of professional identity in the formation of double profile appropriated the duality between theory and practice and ensured the excellence of the developed action. Indeed, the articulation and mobilization of theoretical and legal knowledge with educational practice, starting from a posture of inquiry and performing a critical, reflective and investigative attitude, led to teaching professionalism and concurrently with the children’s consonant development. Establishing as basic aspects of the action, the reflective image associated with the interaction and collaboration possible to experience in the contexts, allowed us to understand the complexity of its reality. In this way, Supervised Educational Practice has advocated opportunities to develop thinking and action, which has led to the creation of innovative and relevant practices who have taken the child as the main reason for the intentionality of education, as set out in the follow up report.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Ana Isabel Pinto de2020-08-07T09:52:41Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16181TID:202637050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:48ZPortal AgregadorONG |
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O presente relatório surge na sequência da formação inicial de docência, em contexto de estágio e alicerça o caminho percorrido ao longo da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento objetiva e evidencia o processo de formação profissional, refletindo-se no progresso da ação educativa e na promoção de atitudes favoráveis ao crescimento da criança. Ademais, apresenta ainda os projetos realizados em torno da temática transversal – literatura para a infância, apesar de na Educação Pré-Escolar ter sido promovido em contexto presencial e no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino a Distância. A construção da identidade profissional na formação de perfil duplo apropriou-se da dualidade entre a teoria e a prática e asseverou a excelência da ação desenvolvida. Com efeito, a articulação e mobilização de saberes teóricos e legais com a prática educativa, partindo de uma postura de indagação e desempenhando uma atitude crítica, reflexiva e investigativa, levaram à profissionalidade docente e, concomitantemente, ao desenvolvimento consonante das crianças. Constituindo-se como aspetos basilares da ação, a imagem reflexiva associada à interação e colaboração possíveis de vivenciar nos contextos, permitiram que se compreendesse a complexidade da sua realidade. Deste modo, a Prática Educativa Supervisionada preconizou oportunidades de desenvolver o pensamento e a ação, o que levou à criação de práticas inovadoras e pertinentes que assumiram a criança como a principal razão da intencionalidade educativa, tal como se apresenta no seguimento deste relatório. |
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