Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Isabel Pinto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16181
Resumo: O presente relatório surge na sequência da formação inicial de docência, em contexto de estágio e alicerça o caminho percorrido ao longo da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento objetiva e evidencia o processo de formação profissional, refletindo-se no progresso da ação educativa e na promoção de atitudes favoráveis ao crescimento da criança. Ademais, apresenta ainda os projetos realizados em torno da temática transversal – literatura para a infância, apesar de na Educação Pré-Escolar ter sido promovido em contexto presencial e no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Ensino a Distância. A construção da identidade profissional na formação de perfil duplo apropriou-se da dualidade entre a teoria e a prática e asseverou a excelência da ação desenvolvida. Com efeito, a articulação e mobilização de saberes teóricos e legais com a prática educativa, partindo de uma postura de indagação e desempenhando uma atitude crítica, reflexiva e investigativa, levaram à profissionalidade docente e, concomitantemente, ao desenvolvimento consonante das crianças. Constituindo-se como aspetos basilares da ação, a imagem reflexiva associada à interação e colaboração possíveis de vivenciar nos contextos, permitiram que se compreendesse a complexidade da sua realidade. Deste modo, a Prática Educativa Supervisionada preconizou oportunidades de desenvolver o pensamento e a ação, o que levou à criação de práticas inovadoras e pertinentes que assumiram a criança como a principal razão da intencionalidade educativa, tal como se apresenta no seguimento deste relatório.
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