Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15019 |
Resumo: | No âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação. |
id |
RCAP_e1bfb7350b057a03484b374a80815f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoReflexãoPrática educativaMetodologia de Investigação-açãoConstrução da identidade profissionalPre-School Education1st Cycle of Basic EducationReflectionEducational practiceAction Research MethodologyConstruction of the professional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.Within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Educational Practice (PES), of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to carry out an internship report. According to Decree-Law no. 79 of 2014, this report reflects the training in the area of teaching that "aims to complement, reinforce and deepen academic training, focusing on the knowledge necessary for teaching in content areas and subjects covered by the group of recruitment. "(DL nº 79/2014, of May 14). It is a determining document for the personal and professional development of the trainee teacher, since it promotes the reflection of the formation and the construction and reconstruction of knowledge, competences and values that qualifies for the teaching in Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education. It is in initial formation that the teacher is co-responsible for his own training, mobilizing knowledge and knowledge in an inquiring and reflective way allows him a consistent practice. However, it is the combination of knowledge with the "pedagogical didactic action that teacher identity and professionalization are consolidating" (Block & Rausch, 2014, p.4). The actions promoted in the two valencies took into account the paradigms based on the socio-constructivist perspective, promoting practices based on the significant development of the children. In this perspective the child is the center of action and plays an active role in building his own knowledge. The ability to know how to think and act together with reflection was essential in the different contexts so that the action developed took into account the diversity and inclusion of the different actors of the two levels of education. In fact, reflective positioning was evidenced in pedagogical interactions, of a collaborative nature along the whole course, taking into account the cyclical process of observation, planning, action, reflection and evaluation that is characteristic of the research-action methodology. This is based on the creation of educational practices that are fundamental and transforming the educational reality of the context of action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Cátia Sofia Martinho2019-12-04T15:14:56Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15019TID:202339548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:47.884078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Teixeira, Cátia Sofia Martinho Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Prática educativa Metodologia de Investigação-ação Construção da identidade profissional Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Reflection Educational practice Action Research Methodology Construction of the professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Teixeira, Cátia Sofia Martinho |
author_facet |
Teixeira, Cátia Sofia Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cátia Sofia Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Prática educativa Metodologia de Investigação-ação Construção da identidade profissional Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Reflection Educational practice Action Research Methodology Construction of the professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Prática educativa Metodologia de Investigação-ação Construção da identidade profissional Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Reflection Educational practice Action Research Methodology Construction of the professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T15:14:56Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15019 TID:202339548 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15019 |
identifier_str_mv |
TID:202339548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131439800778752 |