Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cátia Sofia Martinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15019
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.
id RCAP_e1bfb7350b057a03484b374a80815f2f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoReflexãoPrática educativaMetodologia de Investigação-açãoConstrução da identidade profissionalPre-School Education1st Cycle of Basic EducationReflectionEducational practiceAction Research MethodologyConstruction of the professional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.Within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Educational Practice (PES), of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to carry out an internship report. According to Decree-Law no. 79 of 2014, this report reflects the training in the area of teaching that "aims to complement, reinforce and deepen academic training, focusing on the knowledge necessary for teaching in content areas and subjects covered by the group of recruitment. "(DL nº 79/2014, of May 14). It is a determining document for the personal and professional development of the trainee teacher, since it promotes the reflection of the formation and the construction and reconstruction of knowledge, competences and values that qualifies for the teaching in Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education. It is in initial formation that the teacher is co-responsible for his own training, mobilizing knowledge and knowledge in an inquiring and reflective way allows him a consistent practice. However, it is the combination of knowledge with the "pedagogical didactic action that teacher identity and professionalization are consolidating" (Block & Rausch, 2014, p.4). The actions promoted in the two valencies took into account the paradigms based on the socio-constructivist perspective, promoting practices based on the significant development of the children. In this perspective the child is the center of action and plays an active role in building his own knowledge. The ability to know how to think and act together with reflection was essential in the different contexts so that the action developed took into account the diversity and inclusion of the different actors of the two levels of education. In fact, reflective positioning was evidenced in pedagogical interactions, of a collaborative nature along the whole course, taking into account the cyclical process of observation, planning, action, reflection and evaluation that is characteristic of the research-action methodology. This is based on the creation of educational practices that are fundamental and transforming the educational reality of the context of action.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Cátia Sofia Martinho2019-12-04T15:14:56Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15019TID:202339548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:47.884078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Teixeira, Cátia Sofia Martinho
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Prática educativa
Metodologia de Investigação-ação
Construção da identidade profissional
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Reflection
Educational practice
Action Research Methodology
Construction of the professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Teixeira, Cátia Sofia Martinho
author_facet Teixeira, Cátia Sofia Martinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cátia Sofia Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Prática educativa
Metodologia de Investigação-ação
Construção da identidade profissional
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Reflection
Educational practice
Action Research Methodology
Construction of the professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Reflexão
Prática educativa
Metodologia de Investigação-ação
Construção da identidade profissional
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Reflection
Educational practice
Action Research Methodology
Construction of the professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Educativa Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a realização de um relatório de estágio. Conforme o Decreto-Lei nº 79 de 2014, o presente relatório espelha a formação na área da docência que “visa complementar, reforçar e aprofundar a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência nas áreas de conteúdo e nas disciplinas abrangidas pelo grupo de recrutamento.” (DL nº 79/2014, de 14 de maio). É um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois promove a reflexão da formação e da construção e reconstrução de saberes, competências e valores que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É na formação inicial que o docente é corresponsável pela sua própria formação, mobilizando saberes e conhecimentos de forma indagadora e reflexiva permite-lhe uma prática consistente. Porém é a junção dos conhecimentos com a “ação didática pedagógica que a identidade e a profissionalização docente vão se consolidando.” (Block & Rausch, 2014, p. 4). As ações promovidas nas duas valências tiveram em conta os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista, promovendo práticas baseadas no desenvolvimento significativo das crianças. Nesta perspetiva a criança é o centro da ação e tem um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento. A capacidade de saber pensar e agir junto com a reflexão foram essenciais nos diversos contextos para que a ação desenvolvida tivesse em conta a diversidade e inclusão dos diversos atores dos dois níveis de educação. Com efeito, o posicionamento reflexivo evidenciou-se nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de todo o percurso tendo em conta o processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação que é próprio da metodologia de investigação-ação. Esta tem por base a criação de práticas educativas fundamentas e transformadoras da realidade educativa do contexto da ação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T15:14:56Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15019
TID:202339548
url http://hdl.handle.net/10400.22/15019
identifier_str_mv TID:202339548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131439800778752