Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18203 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta do percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite à futura docente a construção e habilitação de um perfil duplo, e, deste modo, a construção de conhecimentos acerca da especificidade de cada um dos níveis educativos e das dimensões que os unem. Desta forma, os conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos foram mobilizados, articulando referentes teóricos e práticos, permitindo a realização de práticas fundamentadas e de reflexões críticas acerca das mesmas, e consecutivamente, a construção de saberes intrínsecas à docência. É ainda de abordado o processo de colaboração entre o par pedagógico e entre as mestrandas, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais, e a Metodologia Investigação-Ação, que permitiram a construção de futuras docentes observadoras, questionadoras e reflexivas sobre as suas práticas. Desta forma, foi possível o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, sustentadas na observação sistemática, e que procuravam ir ao encontro das necessidades, interesses, capacidades e níveis de desenvolvimento das crianças em contexto. Foi então possível a construção de uma Identidade Profissional Docente, ainda que numa fase inicial, em contextos diversos e reais, o que permite que a futura docente seja um ser ativo na comunidade do seu contexto educativo. |
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Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaReflexãoCriançaColaboraçãoReflectionChildCollaborationSupervised educational practiceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta do percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite à futura docente a construção e habilitação de um perfil duplo, e, deste modo, a construção de conhecimentos acerca da especificidade de cada um dos níveis educativos e das dimensões que os unem. Desta forma, os conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos foram mobilizados, articulando referentes teóricos e práticos, permitindo a realização de práticas fundamentadas e de reflexões críticas acerca das mesmas, e consecutivamente, a construção de saberes intrínsecas à docência. É ainda de abordado o processo de colaboração entre o par pedagógico e entre as mestrandas, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais, e a Metodologia Investigação-Ação, que permitiram a construção de futuras docentes observadoras, questionadoras e reflexivas sobre as suas práticas. Desta forma, foi possível o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, sustentadas na observação sistemática, e que procuravam ir ao encontro das necessidades, interesses, capacidades e níveis de desenvolvimento das crianças em contexto. Foi então possível a construção de uma Identidade Profissional Docente, ainda que numa fase inicial, em contextos diversos e reais, o que permite que a futura docente seja um ser ativo na comunidade do seu contexto educativo.This report is part of the curricular unit Supervised Educational Practice, included in the syllabus of the Master of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document is the result of the initial training course in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, which allows the future teacher to build and enable a double profile, and thus the construction of knowledge about the specificity of each of the educational levels and the dimensions that unite them. In this way, scientific, pedagogical, didactic and investigative knowledge were mobilized, articulating theoretical and practical references, allowing the realization of well-founded practices and critical reflections about them, and consecutively, the construction of knowledge intrinsic to teaching. The collaboration process between the pedagogical pair and between the master's students, the cooperating advisors and the institutional supervisors, and the Research-Action Methodology, which allowed the construction of future observer, questioning and reflective professors about their practices, is also addressed. In this way, it was possible to carry out innovative and motivating pedagogical practices, supported by systematic observation, and which sought to meet the needs, interests, abilities and levels of development of children in the context. It was then possible to build a Professional Teaching Identity, at an early stage, in different and real contexts, which allows the future teacher to be an active being in the community of her educational context.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinho, Catarina Maria Capela Novais2021-07-29T13:17:01Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18203TID:202776182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:49.195909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta do percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite à futura docente a construção e habilitação de um perfil duplo, e, deste modo, a construção de conhecimentos acerca da especificidade de cada um dos níveis educativos e das dimensões que os unem. Desta forma, os conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos foram mobilizados, articulando referentes teóricos e práticos, permitindo a realização de práticas fundamentadas e de reflexões críticas acerca das mesmas, e consecutivamente, a construção de saberes intrínsecas à docência. É ainda de abordado o processo de colaboração entre o par pedagógico e entre as mestrandas, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais, e a Metodologia Investigação-Ação, que permitiram a construção de futuras docentes observadoras, questionadoras e reflexivas sobre as suas práticas. Desta forma, foi possível o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, sustentadas na observação sistemática, e que procuravam ir ao encontro das necessidades, interesses, capacidades e níveis de desenvolvimento das crianças em contexto. Foi então possível a construção de uma Identidade Profissional Docente, ainda que numa fase inicial, em contextos diversos e reais, o que permite que a futura docente seja um ser ativo na comunidade do seu contexto educativo. |
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