Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Márcia Daniela Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18218
Resumo: O presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão.
id RCAP_a9897dad49848c969e55d5235197ca45
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioReflexãoColaboraçãoPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação açãoCriançaReflectionCollaborationSupervised educational practiceAction research methodologyKidDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão.This internship report is significantly beneficial in the training and aims to develop knowledge acquired with the experiences lived throughout the Supervised Educational Practice, that helps the teacher to develop professionally. The mobilization of theoretical and legal references allowed the formulation of an inquiring reflection on practice and, in this sense, the Action Research Methodology proved to be important in the process of teacher development, involving a spiral of observation, planning, action, reflection and evaluation. With the identification of this methodology, the practice took on a conscious and creative nature, supported by continuous observation and evaluation. At the same time, this document aims to portray the importance of the child's active role and their participation, which proved to be fundamental for the construction of knowledge and significant learning. As a result of these experiences, children’s roles have contributed to the construction of a professional narrative, giving meaning to the theoretical references, and the development of the teacher’s profile and professional guidance.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Márcia Daniela Soares2021-07-29T13:33:15Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18218TID:202775917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.119247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Monteiro, Márcia Daniela Soares
Reflexão
Colaboração
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação ação
Criança
Reflection
Collaboration
Supervised educational practice
Action research methodology
Kid
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Monteiro, Márcia Daniela Soares
author_facet Monteiro, Márcia Daniela Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Márcia Daniela Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Colaboração
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação ação
Criança
Reflection
Collaboration
Supervised educational practice
Action research methodology
Kid
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reflexão
Colaboração
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação ação
Criança
Reflection
Collaboration
Supervised educational practice
Action research methodology
Kid
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:33:15Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18218
TID:202775917
url http://hdl.handle.net/10400.22/18218
identifier_str_mv TID:202775917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468123865088