Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18218 |
Resumo: | O presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão. |
id |
RCAP_a9897dad49848c969e55d5235197ca45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioReflexãoColaboraçãoPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação açãoCriançaReflectionCollaborationSupervised educational practiceAction research methodologyKidDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão.This internship report is significantly beneficial in the training and aims to develop knowledge acquired with the experiences lived throughout the Supervised Educational Practice, that helps the teacher to develop professionally. The mobilization of theoretical and legal references allowed the formulation of an inquiring reflection on practice and, in this sense, the Action Research Methodology proved to be important in the process of teacher development, involving a spiral of observation, planning, action, reflection and evaluation. With the identification of this methodology, the practice took on a conscious and creative nature, supported by continuous observation and evaluation. At the same time, this document aims to portray the importance of the child's active role and their participation, which proved to be fundamental for the construction of knowledge and significant learning. As a result of these experiences, children’s roles have contributed to the construction of a professional narrative, giving meaning to the theoretical references, and the development of the teacher’s profile and professional guidance.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Márcia Daniela Soares2021-07-29T13:33:15Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18218TID:202775917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.119247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Monteiro, Márcia Daniela Soares Reflexão Colaboração Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação ação Criança Reflection Collaboration Supervised educational practice Action research methodology Kid Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Monteiro, Márcia Daniela Soares |
author_facet |
Monteiro, Márcia Daniela Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Márcia Daniela Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Colaboração Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação ação Criança Reflection Collaboration Supervised educational practice Action research methodology Kid Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Reflexão Colaboração Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação ação Criança Reflection Collaboration Supervised educational practice Action research methodology Kid Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:33:15Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18218 TID:202775917 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18218 |
identifier_str_mv |
TID:202775917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468123865088 |