Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3921 |
Resumo: | No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio. |
id |
RCAP_5f16a891db8026d2b8d32c87cde969aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formalArtigosNo presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3921spa1646-2335Maiztegui-Oñate, ConcepcionFonseca-Peso, Janireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:16Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:46.229909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
title |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
spellingShingle |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal Maiztegui-Oñate, Concepcion Artigos |
title_short |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
title_full |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
title_fullStr |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
title_full_unstemmed |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
title_sort |
Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal |
author |
Maiztegui-Oñate, Concepcion |
author_facet |
Maiztegui-Oñate, Concepcion Fonseca-Peso, Janire |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca-Peso, Janire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maiztegui-Oñate, Concepcion Fonseca-Peso, Janire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.3921 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.3921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948732715008 |