Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maiztegui-Oñate, Concepcion
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fonseca-Peso, Janire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3921
Resumo: No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.
id RCAP_5f16a891db8026d2b8d32c87cde969aa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formalArtigosNo presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3921spa1646-2335Maiztegui-Oñate, ConcepcionFonseca-Peso, Janireinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:16Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:46.229909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
title Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
spellingShingle Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
Maiztegui-Oñate, Concepcion
Artigos
title_short Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
title_full Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
title_fullStr Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
title_full_unstemmed Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
title_sort Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
author Maiztegui-Oñate, Concepcion
author_facet Maiztegui-Oñate, Concepcion
Fonseca-Peso, Janire
author_role author
author2 Fonseca-Peso, Janire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiztegui-Oñate, Concepcion
Fonseca-Peso, Janire
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.3921
url https://doi.org/10.25755/int.3921
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948732715008