A programação linear no ensino secundário.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/566 |
Resumo: | As constantes transformações nas sociedades modernas repercutem-se necessariamente em todo o sistema de ensino o que exige a revisão continua de princípios, processos e objectivos do ensino/aprendizagem. Em particular no ensino da Matemática, tornou-se imperativo a aquisição de aprendizagens significativas que proporcionem o contacto com situações do quotidiano e enfatizem a resolução de problemas. O repensar da acção escolar tem de ter em conta, também, as novas tecnologias com o objectivo de reforçar a motivação para a aprendizagem e permitir a aquisição de competências capazes de ultrapassar, com sucesso, os desafios sociais. Ate ao ano lectivo 2004/2005, o estudo da Programação Linear era conteúdo programático de leccionação facultativa. Actualmente, a Programação Linear e um dos temas obrigatórios das disciplinas de Matemática A do 11o ano e Matemática B do 12o ano do Ensino Secundário e no modulo A10 (designado por Optimização) no Ensino Profissional. Esta dissertação, "A Programação Linear no Ensino Secundário", pretende mostrar os benefícios da Programação Linear enquanto aprendizagem matemática obrigatória no Ensino Secundário. Consiste numa abordagem sobre os possíveis modos de resolução de problemas de Programação Linear, salientando-se as potencialidades das novas tecnologias, nomeadamente a calculadora gráfica e o computador, enquanto suporte de novos ambientes educativos, de demonstração e discussão e como instrumentos de motivação, exploração, investigação e consolidação de conceitos matemáticos. The constant changes in modern societies certainly have repercussions on the education system which demands the continuous revision of principles, processes and aims of teaching and learning. Especially in the teaching of Mathematics, it is imperative to acquire significant learning which lead to the contact with everyday situations and emphasize problem solving. Thinking about school action has also to bear in mind new technologies aiming the reinforcement of motivation towards learning and allowing skill acquisition able to successfully overcome social challenges. Until the school year 2004 / 2005, the study of Linear Programming was an optional content in the syllabus. Currently, it is a compulsory topic in Mathematics A in 11th grade and Mathematics B in 12th grade in Secondary Education and in the module A10 (called Optimization) in Professional Courses. This dissertation “Linear Programming in Secondary Education”, aims to show the advantages of Linear Programming as compulsory mathematical learning in Secondary Education. It consists of an approach to the possible ways of solving Linear Programming problems, with emphasis on the potentialities of new technologies, mainly graphic calculator and computer, as a support of new educational atmosphere, of demonstration and discussion and as an instrument of motivation, exploration, investigation and consolidation of mathematical concepts. |
id |
RCAP_5f1ecdbea7a71856e1481ae93d498e04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/566 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A programação linear no ensino secundário.MatemáticaProgramação linearTMMATEnsino secundárioAs constantes transformações nas sociedades modernas repercutem-se necessariamente em todo o sistema de ensino o que exige a revisão continua de princípios, processos e objectivos do ensino/aprendizagem. Em particular no ensino da Matemática, tornou-se imperativo a aquisição de aprendizagens significativas que proporcionem o contacto com situações do quotidiano e enfatizem a resolução de problemas. O repensar da acção escolar tem de ter em conta, também, as novas tecnologias com o objectivo de reforçar a motivação para a aprendizagem e permitir a aquisição de competências capazes de ultrapassar, com sucesso, os desafios sociais. Ate ao ano lectivo 2004/2005, o estudo da Programação Linear era conteúdo programático de leccionação facultativa. Actualmente, a Programação Linear e um dos temas obrigatórios das disciplinas de Matemática A do 11o ano e Matemática B do 12o ano do Ensino Secundário e no modulo A10 (designado por Optimização) no Ensino Profissional. Esta dissertação, "A Programação Linear no Ensino Secundário", pretende mostrar os benefícios da Programação Linear enquanto aprendizagem matemática obrigatória no Ensino Secundário. Consiste numa abordagem sobre os possíveis modos de resolução de problemas de Programação Linear, salientando-se as potencialidades das novas tecnologias, nomeadamente a calculadora gráfica e o computador, enquanto suporte de novos ambientes educativos, de demonstração e discussão e como instrumentos de motivação, exploração, investigação e consolidação de conceitos matemáticos. The constant changes in modern societies certainly have repercussions on the education system which demands the continuous revision of principles, processes and aims of teaching and learning. Especially in the teaching of Mathematics, it is imperative to acquire significant learning which lead to the contact with everyday situations and emphasize problem solving. Thinking about school action has also to bear in mind new technologies aiming the reinforcement of motivation towards learning and allowing skill acquisition able to successfully overcome social challenges. Until the school year 2004 / 2005, the study of Linear Programming was an optional content in the syllabus. Currently, it is a compulsory topic in Mathematics A in 11th grade and Mathematics B in 12th grade in Secondary Education and in the module A10 (called Optimization) in Professional Courses. This dissertation “Linear Programming in Secondary Education”, aims to show the advantages of Linear Programming as compulsory mathematical learning in Secondary Education. It consists of an approach to the possible ways of solving Linear Programming problems, with emphasis on the potentialities of new technologies, mainly graphic calculator and computer, as a support of new educational atmosphere, of demonstration and discussion and as an instrument of motivation, exploration, investigation and consolidation of mathematical concepts.2009-05-07T16:47:28Z2013-08-16T12:29:11Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/566porCota: TMMAT 101Paiva, Suzete Marisa de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:48ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A programação linear no ensino secundário. |
title |
A programação linear no ensino secundário. |
spellingShingle |
A programação linear no ensino secundário. Paiva, Suzete Marisa de Almeida Matemática Programação linear TMMAT Ensino secundário |
title_short |
A programação linear no ensino secundário. |
title_full |
A programação linear no ensino secundário. |
title_fullStr |
A programação linear no ensino secundário. |
title_full_unstemmed |
A programação linear no ensino secundário. |
title_sort |
A programação linear no ensino secundário. |
author |
Paiva, Suzete Marisa de Almeida |
author_facet |
Paiva, Suzete Marisa de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Suzete Marisa de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Programação linear TMMAT Ensino secundário |
topic |
Matemática Programação linear TMMAT Ensino secundário |
description |
As constantes transformações nas sociedades modernas repercutem-se necessariamente em todo o sistema de ensino o que exige a revisão continua de princípios, processos e objectivos do ensino/aprendizagem. Em particular no ensino da Matemática, tornou-se imperativo a aquisição de aprendizagens significativas que proporcionem o contacto com situações do quotidiano e enfatizem a resolução de problemas. O repensar da acção escolar tem de ter em conta, também, as novas tecnologias com o objectivo de reforçar a motivação para a aprendizagem e permitir a aquisição de competências capazes de ultrapassar, com sucesso, os desafios sociais. Ate ao ano lectivo 2004/2005, o estudo da Programação Linear era conteúdo programático de leccionação facultativa. Actualmente, a Programação Linear e um dos temas obrigatórios das disciplinas de Matemática A do 11o ano e Matemática B do 12o ano do Ensino Secundário e no modulo A10 (designado por Optimização) no Ensino Profissional. Esta dissertação, "A Programação Linear no Ensino Secundário", pretende mostrar os benefícios da Programação Linear enquanto aprendizagem matemática obrigatória no Ensino Secundário. Consiste numa abordagem sobre os possíveis modos de resolução de problemas de Programação Linear, salientando-se as potencialidades das novas tecnologias, nomeadamente a calculadora gráfica e o computador, enquanto suporte de novos ambientes educativos, de demonstração e discussão e como instrumentos de motivação, exploração, investigação e consolidação de conceitos matemáticos. The constant changes in modern societies certainly have repercussions on the education system which demands the continuous revision of principles, processes and aims of teaching and learning. Especially in the teaching of Mathematics, it is imperative to acquire significant learning which lead to the contact with everyday situations and emphasize problem solving. Thinking about school action has also to bear in mind new technologies aiming the reinforcement of motivation towards learning and allowing skill acquisition able to successfully overcome social challenges. Until the school year 2004 / 2005, the study of Linear Programming was an optional content in the syllabus. Currently, it is a compulsory topic in Mathematics A in 11th grade and Mathematics B in 12th grade in Secondary Education and in the module A10 (called Optimization) in Professional Courses. This dissertation “Linear Programming in Secondary Education”, aims to show the advantages of Linear Programming as compulsory mathematical learning in Secondary Education. It consists of an approach to the possible ways of solving Linear Programming problems, with emphasis on the potentialities of new technologies, mainly graphic calculator and computer, as a support of new educational atmosphere, of demonstration and discussion and as an instrument of motivation, exploration, investigation and consolidation of mathematical concepts. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-05-07T16:47:28Z 2013-08-16T12:29:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/566 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMMAT 101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302547497746432 |