A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3880 |
Resumo: | A ind?stria do vinho em Portugal est? a passar por uma transforma??o significativa, impulsionada pela crescente presen?a das Redes Sociais na vida quotidiana dos consumidores. Este estudo emerge como uma necessidade urgente para as empresas do setor vitivin?cola, oferecendo uma lente perspicaz sobre o comportamento de compra e consumo dos consumidores de vinho em Portugal, num mundo cada vez mais digital e interconectado. Torna-se importante um estudo sobre a influ?ncia das redes socais no comportamento de compra e consumo do consumidor de vinho em Portugal, para que as empresas do setor vitivin?cola possam criar estrat?gias de Marketing Digital mais assertivas e eficazes. Desta forma tornar?o os seus produtos mais desejados no mercado procurando atrair e fidelizar clientes, que s?o cada vez mais exigentes e informados e, sobretudo conscientes do poder de decis?o que t?m. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo compreender a perce??o de compra do consumidor de vinho online, verificar se as Redes Sociais s?o uma boa fonte de informa??o sobre vinho, identificar as principais fontes de informa??o que os consumidores utilizam para pesquisar e, finalmente avaliar a import?ncia das Redes Sociais para as PME do setor vitivin?cola. Para alcan?ar os objetivos definidos e explicados ao longo da disserta??o, foi adotada uma abordagem metodol?gica robusta baseada na triangula??o de m?todos. A pesquisa qualitativa incluiu entrevista em profundidade a uma profissional de marketing de uma empresa do setor vitivin?cola, proporcionando insights valiosos sobre como gerem as marcas que comercializam, e os desafios enfrentados pela empresa no cen?rio digital. Complementando esta abordagem, o estudo quantitativo envolveu um inqu?rito por question?rio online, que investigou o comportamento de compra e consumo dos compradores e consumidores de vinhos portugueses. As conclus?es deste estudo poder?o ter implica??es pr?ticas e significativas para as empresas do setor vitivin?cola em Portugal. Ao entender melhor o comportamento do consumidor online, essas empresas poder?o ajustar as suas estrat?gias de marketing digital, promovendo os seus produtos de forma mais direcionada e envolvente. Al?m disso, ao reconhecer o papel crucial das Redes Sociais, as empresas poder?o estabelecer uma presen?a digital mais forte e aut?ntica, construindo relacionamentos s?lidos com os consumidores. |
id |
RCAP_5f5fc0428043eb304f7e92629a81d3a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em PortugalRedes Sociascomportamento do consumidorsetor vitivin?colaSocial Networksconsumer behaviorwine sector;A ind?stria do vinho em Portugal est? a passar por uma transforma??o significativa, impulsionada pela crescente presen?a das Redes Sociais na vida quotidiana dos consumidores. Este estudo emerge como uma necessidade urgente para as empresas do setor vitivin?cola, oferecendo uma lente perspicaz sobre o comportamento de compra e consumo dos consumidores de vinho em Portugal, num mundo cada vez mais digital e interconectado. Torna-se importante um estudo sobre a influ?ncia das redes socais no comportamento de compra e consumo do consumidor de vinho em Portugal, para que as empresas do setor vitivin?cola possam criar estrat?gias de Marketing Digital mais assertivas e eficazes. Desta forma tornar?o os seus produtos mais desejados no mercado procurando atrair e fidelizar clientes, que s?o cada vez mais exigentes e informados e, sobretudo conscientes do poder de decis?o que t?m. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo compreender a perce??o de compra do consumidor de vinho online, verificar se as Redes Sociais s?o uma boa fonte de informa??o sobre vinho, identificar as principais fontes de informa??o que os consumidores utilizam para pesquisar e, finalmente avaliar a import?ncia das Redes Sociais para as PME do setor vitivin?cola. Para alcan?ar os objetivos definidos e explicados ao longo da disserta??o, foi adotada uma abordagem metodol?gica robusta baseada na triangula??o de m?todos. A pesquisa qualitativa incluiu entrevista em profundidade a uma profissional de marketing de uma empresa do setor vitivin?cola, proporcionando insights valiosos sobre como gerem as marcas que comercializam, e os desafios enfrentados pela empresa no cen?rio digital. Complementando esta abordagem, o estudo quantitativo envolveu um inqu?rito por question?rio online, que investigou o comportamento de compra e consumo dos compradores e consumidores de vinhos portugueses. As conclus?es deste estudo poder?o ter implica??es pr?ticas e significativas para as empresas do setor vitivin?cola em Portugal. Ao entender melhor o comportamento do consumidor online, essas empresas poder?o ajustar as suas estrat?gias de marketing digital, promovendo os seus produtos de forma mais direcionada e envolvente. Al?m disso, ao reconhecer o papel crucial das Redes Sociais, as empresas poder?o estabelecer uma presen?a digital mais forte e aut?ntica, construindo relacionamentos s?lidos com os consumidores.The wine industry in Portugal is undergoing a significant transformation, driven by the growing presence of social media in consumers' daily lives. This study emerges as an urgent need for companies in the wine sector, offering an insightful lens on the purchasing and consumption behavior of wine consumers in Portugal, in an increasingly digital and interconnected world. It is important to study the influence of social networks on the purchasing and consumption behavior of wine consumers in Portugal, so that companies in the wine sector can create more assertive and effective Digital Marketing strategies. In this way, they will make their products more desired on the market, seeking to attract and retain customers, who are increasingly demanding and informed and, above all, aware of the decision-making power they have. The present study was developed with the aim of understanding the consumer's perception of purchasing wine online, verifying whether social networks are a good source of information about wine, identifying the main sources of information that consumers use to research and, finally, evaluating the importance of social networks for SMEs in the wine sector. To achieve the objectives defined and explained throughout the dissertation, a robust methodological approach was adopted based on the triangulation of methods. The qualitative research included an in-depth interview with a marketing professional from a company in the wine sector, providing valuable insights into how they manage the brands they sell, and the challenges faced by the company in the digital scenario. Complementing this approach, the quantitative study involved an online questionnaire survey, which investigated the purchasing and consumption behavior of buyers and consumers of Portuguese wines. The conclusions of this study could have practical and significant implications for companies in the wine sector in Portugal. By better understanding online consumer behavior, these companies will be able to adjust their digital marketing strategies, promoting their products in a more targeted and engaging way. Furthermore, by recognizing the crucial role of social media, companies will be able to establish a stronger and more authentic digital presence, building solid relationships with consumers.2024-01-23T12:22:08Z2024-01-17T00:00:00Z2024-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3880TID:203477197porSilva, Eul?lia Sabina dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-14T07:12:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:03.109557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
title |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
spellingShingle |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal Silva, Eul?lia Sabina da Redes Socias comportamento do consumidor setor vitivin?cola Social Networks consumer behavior wine sector; |
title_short |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
title_full |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
title_fullStr |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
title_full_unstemmed |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
title_sort |
A influ?ncia das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal |
author |
Silva, Eul?lia Sabina da |
author_facet |
Silva, Eul?lia Sabina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eul?lia Sabina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Socias comportamento do consumidor setor vitivin?cola Social Networks consumer behavior wine sector; |
topic |
Redes Socias comportamento do consumidor setor vitivin?cola Social Networks consumer behavior wine sector; |
description |
A ind?stria do vinho em Portugal est? a passar por uma transforma??o significativa, impulsionada pela crescente presen?a das Redes Sociais na vida quotidiana dos consumidores. Este estudo emerge como uma necessidade urgente para as empresas do setor vitivin?cola, oferecendo uma lente perspicaz sobre o comportamento de compra e consumo dos consumidores de vinho em Portugal, num mundo cada vez mais digital e interconectado. Torna-se importante um estudo sobre a influ?ncia das redes socais no comportamento de compra e consumo do consumidor de vinho em Portugal, para que as empresas do setor vitivin?cola possam criar estrat?gias de Marketing Digital mais assertivas e eficazes. Desta forma tornar?o os seus produtos mais desejados no mercado procurando atrair e fidelizar clientes, que s?o cada vez mais exigentes e informados e, sobretudo conscientes do poder de decis?o que t?m. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo compreender a perce??o de compra do consumidor de vinho online, verificar se as Redes Sociais s?o uma boa fonte de informa??o sobre vinho, identificar as principais fontes de informa??o que os consumidores utilizam para pesquisar e, finalmente avaliar a import?ncia das Redes Sociais para as PME do setor vitivin?cola. Para alcan?ar os objetivos definidos e explicados ao longo da disserta??o, foi adotada uma abordagem metodol?gica robusta baseada na triangula??o de m?todos. A pesquisa qualitativa incluiu entrevista em profundidade a uma profissional de marketing de uma empresa do setor vitivin?cola, proporcionando insights valiosos sobre como gerem as marcas que comercializam, e os desafios enfrentados pela empresa no cen?rio digital. Complementando esta abordagem, o estudo quantitativo envolveu um inqu?rito por question?rio online, que investigou o comportamento de compra e consumo dos compradores e consumidores de vinhos portugueses. As conclus?es deste estudo poder?o ter implica??es pr?ticas e significativas para as empresas do setor vitivin?cola em Portugal. Ao entender melhor o comportamento do consumidor online, essas empresas poder?o ajustar as suas estrat?gias de marketing digital, promovendo os seus produtos de forma mais direcionada e envolvente. Al?m disso, ao reconhecer o papel crucial das Redes Sociais, as empresas poder?o estabelecer uma presen?a digital mais forte e aut?ntica, construindo relacionamentos s?lidos com os consumidores. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-23T12:22:08Z 2024-01-17T00:00:00Z 2024-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3880 TID:203477197 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3880 |
identifier_str_mv |
TID:203477197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137057788919808 |