Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Ana Carolina Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1980
Resumo: O presente trabalho constitui-se como o produto final das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, na Sala Amarela, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena, com as turmas do 1.º e do 3.º ano. Visando a construção de uma prática sustentada, procurou-se enquadrar os principais pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base da intervenção em contexto educativo. Este estudo inicial foi considerado e transposto para a prática pedagógica, no âmbito da qual se aprofundaram os princípios metodológicos e didáticos que estiveram por detrás de toda a ação educativa. Neste relatório expõe-se, então, toda esta análise através de uma perspetiva crítica e reflexiva, havendo mais ênfase na vertente prática. Quanto a esta, é relevante referir a construção e implementação de dois projetos de Investigação-Ação, levados a cabo com vista à melhoria das práticas desenvolvidas por meio de um processo contínuo de reflexão e questionamento. A Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão de investigação: De que forma as áreas de interesse da Sala Amarela podem ser promotoras de momentos de aprendizagem significativa que vão ao encontro das necessidades e preferências das crianças? Por sua vez, no âmbito da Prática Pedagógica II, procurou-se responder à seguinte questão: Será que a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica poderá conduzir a aprendizagens mais significativas na sala do 3.º ano da EB1/PE de Água de Pena? De modo a responder a estas questões, foram implementadas diversas estratégias, em conformidade com os objetivos de cada projeto. Por fim, a Prática Pedagógica III foi dedicada ao aprofundamento dos princípios didáticos inerentes ao processo de ensinoaprendizagem.
id RCAP_5f617e1f1c94e664b6c5de0cb7a33e3b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagem significativaReflexãoPre-school Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practicesAction-researchMeaningful learningReflectionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho constitui-se como o produto final das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, na Sala Amarela, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena, com as turmas do 1.º e do 3.º ano. Visando a construção de uma prática sustentada, procurou-se enquadrar os principais pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base da intervenção em contexto educativo. Este estudo inicial foi considerado e transposto para a prática pedagógica, no âmbito da qual se aprofundaram os princípios metodológicos e didáticos que estiveram por detrás de toda a ação educativa. Neste relatório expõe-se, então, toda esta análise através de uma perspetiva crítica e reflexiva, havendo mais ênfase na vertente prática. Quanto a esta, é relevante referir a construção e implementação de dois projetos de Investigação-Ação, levados a cabo com vista à melhoria das práticas desenvolvidas por meio de um processo contínuo de reflexão e questionamento. A Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão de investigação: De que forma as áreas de interesse da Sala Amarela podem ser promotoras de momentos de aprendizagem significativa que vão ao encontro das necessidades e preferências das crianças? Por sua vez, no âmbito da Prática Pedagógica II, procurou-se responder à seguinte questão: Será que a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica poderá conduzir a aprendizagens mais significativas na sala do 3.º ano da EB1/PE de Água de Pena? De modo a responder a estas questões, foram implementadas diversas estratégias, em conformidade com os objetivos de cada projeto. Por fim, a Prática Pedagógica III foi dedicada ao aprofundamento dos princípios didáticos inerentes ao processo de ensinoaprendizagem.The present work consists of the final product of the pedagogical practices developed in the context of initial teacher training within the scope of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. They were held in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, with the Yellow Class, and in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena, with the 1st and 3rd grades. Aiming the construction of a sustained practice, this study sought to contextualize the main theoretical and methodological principles that are the basis of the intervention in educational context. This initial study was considered and transposed to the pedagogical practice, within which were deepened the methodological and didactic principles that underlay all the educational action. Thus, in this report, all this analysis is exposed through a critical and reflexive perspective, with more emphasis being placed on the practical aspect. Regarding this, it is relevant to mention the construction and implementation of two Action-Research projects, carried out with the goal of improving the practices through a continuous process of reflection and questioning. Teaching Practice I developed around the research question: How can the learning areas of the Yellow Class promote meaningful learning moments that meet the needs and preferences of the children? On the other hand, Teaching Practice II sought to find the answer to the following question: Will the adoption of pedagogical differentiation strategies lead to more meaningful learning in the 3rd grade class of EB1/PE de Água de Pena? In order to answer these questions, several intervention strategies were carried out, in accordance with the goals of each project. Finally, Teaching Practice III was dedicated to the study of the didatic principles inherent to the teaching-learning process.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaSpínola, Ana Carolina Miranda2018-06-26T09:26:03Z2018-03-07T00:00:00Z2018-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1980201898292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:44.796345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Spínola, Ana Carolina Miranda
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Action-research
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Spínola, Ana Carolina Miranda
author_facet Spínola, Ana Carolina Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Spínola, Ana Carolina Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Action-research
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Action-research
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho constitui-se como o produto final das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de formação inicial para a docência nas vertentes de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, na Sala Amarela, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche de Água de Pena, com as turmas do 1.º e do 3.º ano. Visando a construção de uma prática sustentada, procurou-se enquadrar os principais pressupostos teóricos e metodológicos que estão na base da intervenção em contexto educativo. Este estudo inicial foi considerado e transposto para a prática pedagógica, no âmbito da qual se aprofundaram os princípios metodológicos e didáticos que estiveram por detrás de toda a ação educativa. Neste relatório expõe-se, então, toda esta análise através de uma perspetiva crítica e reflexiva, havendo mais ênfase na vertente prática. Quanto a esta, é relevante referir a construção e implementação de dois projetos de Investigação-Ação, levados a cabo com vista à melhoria das práticas desenvolvidas por meio de um processo contínuo de reflexão e questionamento. A Prática Pedagógica I desenvolveu-se em torno da questão de investigação: De que forma as áreas de interesse da Sala Amarela podem ser promotoras de momentos de aprendizagem significativa que vão ao encontro das necessidades e preferências das crianças? Por sua vez, no âmbito da Prática Pedagógica II, procurou-se responder à seguinte questão: Será que a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica poderá conduzir a aprendizagens mais significativas na sala do 3.º ano da EB1/PE de Água de Pena? De modo a responder a estas questões, foram implementadas diversas estratégias, em conformidade com os objetivos de cada projeto. Por fim, a Prática Pedagógica III foi dedicada ao aprofundamento dos princípios didáticos inerentes ao processo de ensinoaprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T09:26:03Z
2018-03-07T00:00:00Z
2018-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1980
201898292
url http://hdl.handle.net/10400.13/1980
identifier_str_mv 201898292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129917688905728