Relatório de estágio de mestrado

Bibliographic Details
Main Author: Mendes, Marta Cristina Freitas
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.13/3863
Summary: Este relatório, para além de provir com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo espelhar, sinteticamente, o conjunto de atividades desenvolvidas e a metodologia de investigação-ação empregue no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II e III. Objetivando uma prática fundamentada e instrutiva, priorizei na construção das duas primeiras partes deste relatório, um espaço de enquadramento de pressupostos teóricos e metodológicos que estiveram assentes na minha ação educativa. A terceira parte destina-se à intervenção pedagógica, onde encontram-se explanadas, de um modo crítico e reflexivo, o ambiente educativo, o grupo/turma e as fases da investigação-ação, como por exemplo a especificação da problemática desenvolvida nos diferentes estágios. Assim sendo, relativamente à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu a formulação da seguinte questão: “Como promover a concentração das crianças da Pré B?”, na qual foram realizadas diversas estratégias e atividades a fim de cativar a criança para a aprendizagem. Na Prática Pedagógica II, o estágio norteou em torno da questão de investigação: “Como desenvolver a capacidade de escrita criativa na turma do 3.ºano?”. Neste caso, foi disponibilizado aos alunos estratégias de organização e construção de texto, como também de estimulação pelo gosto e interesse na escrita. Por último, no que concerne à Prática Pedagógica III, delineei a questão: “De que forma é que os alunos do 1.º A poderão adquirir conhecimentos matemáticos através de jogos e materiais?”. Deste modo, optei por utilizar a manipulação de materiais didáticos com vista ao desenvolvimento do pensamento matemático. Reforço que, em diversos momentos, recorri à interdisciplinaridade para proporcionar uma aprendizagem significativa e com qualidade, contribuindo para uma educação holística nos discentes.
id RCAP_90e8e3612a290cb0273c2c23cc7f1d0c
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoReflexãoInterdisciplinaridadeAprendizagem significativaPre-school education1st Cycle of Basic EducationAction-researchReflectionInterdisciplinarityMeaningful learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório, para além de provir com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo espelhar, sinteticamente, o conjunto de atividades desenvolvidas e a metodologia de investigação-ação empregue no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II e III. Objetivando uma prática fundamentada e instrutiva, priorizei na construção das duas primeiras partes deste relatório, um espaço de enquadramento de pressupostos teóricos e metodológicos que estiveram assentes na minha ação educativa. A terceira parte destina-se à intervenção pedagógica, onde encontram-se explanadas, de um modo crítico e reflexivo, o ambiente educativo, o grupo/turma e as fases da investigação-ação, como por exemplo a especificação da problemática desenvolvida nos diferentes estágios. Assim sendo, relativamente à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu a formulação da seguinte questão: “Como promover a concentração das crianças da Pré B?”, na qual foram realizadas diversas estratégias e atividades a fim de cativar a criança para a aprendizagem. Na Prática Pedagógica II, o estágio norteou em torno da questão de investigação: “Como desenvolver a capacidade de escrita criativa na turma do 3.ºano?”. Neste caso, foi disponibilizado aos alunos estratégias de organização e construção de texto, como também de estimulação pelo gosto e interesse na escrita. Por último, no que concerne à Prática Pedagógica III, delineei a questão: “De que forma é que os alunos do 1.º A poderão adquirir conhecimentos matemáticos através de jogos e materiais?”. Deste modo, optei por utilizar a manipulação de materiais didáticos com vista ao desenvolvimento do pensamento matemático. Reforço que, em diversos momentos, recorri à interdisciplinaridade para proporcionar uma aprendizagem significativa e com qualidade, contribuindo para uma educação holística nos discentes.This report, in addition to providing the purpose of obtaining a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims to reflect, synthetically, the set of activities developed and the research methodology -action used in the scope of Pedagogical Practices I, II and III. Aiming at a grounded and instructive practice, I prioritized the construction of the first two parts of this report, a space for framing theoretical and methodological assumptions that were based on my educational action. The third part is intended for pedagogical intervention, where the educational environment, the group / class and the phases of action-research are explained in a critical and reflective way, such as the specification of the problem developed in the different stages. Therefore, in relation to the pre-school education aspect, the following question emerged: “How to promote the concentration of children from Pré B?”, in which several strategies and activities were carried out to captivate the child for learning. In Pedagogical Practice II, the internship guided the research question: "How to develop the capacity for creative writing in the 3rd grade class?". In this case, students were offered strategies for organizing and building text, as well as stimulating their taste and interest in writing. Finally, regarding Pedagogical Practice III, I outlined the question: “How can 1st grade students be able to acquire mathematical knowledge through games and materials?” In this way, I chose to use the manipulation of teaching materials to develop mathematical thinking. I reinforce that, at different times, I resorted to interdisciplinarity to provide meaningful and quality learning, contributing to a holistic education in students.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaMendes, Marta Cristina Freitas2021-11-29T09:21:38Z2021-09-17T00:00:00Z2021-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3863202798038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:58Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:26.119035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Mendes, Marta Cristina Freitas
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Action-research
Reflection
Interdisciplinarity
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Mendes, Marta Cristina Freitas
author_facet Mendes, Marta Cristina Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marta Cristina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Action-research
Reflection
Interdisciplinarity
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Reflexão
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Action-research
Reflection
Interdisciplinarity
Meaningful learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório, para além de provir com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo espelhar, sinteticamente, o conjunto de atividades desenvolvidas e a metodologia de investigação-ação empregue no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II e III. Objetivando uma prática fundamentada e instrutiva, priorizei na construção das duas primeiras partes deste relatório, um espaço de enquadramento de pressupostos teóricos e metodológicos que estiveram assentes na minha ação educativa. A terceira parte destina-se à intervenção pedagógica, onde encontram-se explanadas, de um modo crítico e reflexivo, o ambiente educativo, o grupo/turma e as fases da investigação-ação, como por exemplo a especificação da problemática desenvolvida nos diferentes estágios. Assim sendo, relativamente à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu a formulação da seguinte questão: “Como promover a concentração das crianças da Pré B?”, na qual foram realizadas diversas estratégias e atividades a fim de cativar a criança para a aprendizagem. Na Prática Pedagógica II, o estágio norteou em torno da questão de investigação: “Como desenvolver a capacidade de escrita criativa na turma do 3.ºano?”. Neste caso, foi disponibilizado aos alunos estratégias de organização e construção de texto, como também de estimulação pelo gosto e interesse na escrita. Por último, no que concerne à Prática Pedagógica III, delineei a questão: “De que forma é que os alunos do 1.º A poderão adquirir conhecimentos matemáticos através de jogos e materiais?”. Deste modo, optei por utilizar a manipulação de materiais didáticos com vista ao desenvolvimento do pensamento matemático. Reforço que, em diversos momentos, recorri à interdisciplinaridade para proporcionar uma aprendizagem significativa e com qualidade, contribuindo para uma educação holística nos discentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T09:21:38Z
2021-09-17T00:00:00Z
2021-09-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3863
202798038
url http://hdl.handle.net/10400.13/3863
identifier_str_mv 202798038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129942964830208