Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14481 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_5f7a2d039e821e64eb6a1c80d9c8ca44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioEducaçãoProfissional-ReflexivoDesenvolvimento profissional e pessoalProfessional-ReflectiveProfessional and personal developmentEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico.This internship report comes within the curricular unit of Supervised Educational Practice, developed in the context of Preschool and 1st Cycle of Basic Education internship, within the Masters of Preschool and 1st Cycle of Basic Education, crucial for obtaining the master degree of double profile teacher, according to DL nº 79/2014, of May 14, 2014. Therefore, it reflects in the process of teacher training promoter of theoretical and practical knowledge, personal and social skills, ethical attitudes and values that allow quality education and to qualify as a teaching professional. It has developed on a cyclical path that involved the phases of Action-Research, ilustrating the determining role of observation, planning, action, evaluation and reflection, supporting it in a methodology socioconstructivist that enriched the educational reality of the internship context through the transformation of the educational practice, which was based in the creation of transformative and grounded practices. The course lived in the Supervised Educational Practice contributed to the professional and personal foundation of the master student, for the professional skills acquired, as well as the deepening of the conceptual framework presented, which contributed to the making of an identity as a future kindergarten teacher and 1st Cycle of Basic Education teacher.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Joana Isabel Ferreira2019-07-26T18:33:17Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14481TID:202311040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:20.395661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Baptista, Joana Isabel Ferreira Educação Profissional-Reflexivo Desenvolvimento profissional e pessoal Professional-Reflective Professional and personal development Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Baptista, Joana Isabel Ferreira |
author_facet |
Baptista, Joana Isabel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Joana Isabel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional-Reflexivo Desenvolvimento profissional e pessoal Professional-Reflective Professional and personal development Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Profissional-Reflexivo Desenvolvimento profissional e pessoal Professional-Reflective Professional and personal development Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no contexto de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado Educação Pré-Escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para a obtenção de grau mestre de docente de perfil duplo, conforme DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, espelha o processo de formação da mestranda promotor de conhecimentos teóricos e práticos, competências pessoais e sociais, atitudes éticas e valores que possibilitam um ensino de qualidade e a qualificam como profissional docente. Desenvolveu-se num percurso cíclico que envolveu as etapas da Investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, sustentou-se numa metodologia socioconstrutivista que enriqueceu a realidade educativa do contexto de estágio através da transformação da prática educativa, que teve por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras. O percurso vivido na Prática Educativa Supervisionada contribuiu para o alicerce profissional pessoal e profissional da mestranda, pelas competências profissionais adquiridas, bem como pelo aprofundamento do quadro concetual apresentado, o que contribuiu para a construção de uma identidade enquanto futura educadora de infância e professora do 1ºCiclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T18:33:17Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14481 TID:202311040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14481 |
identifier_str_mv |
TID:202311040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131435633737728 |