Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mesquita, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31695
Resumo: O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuras educadoras de infância e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas representações se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular (UC) de um mestrado profissionalizante de Bolonha, foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respectivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos uma análise cruzada de todos estes dados. A partir disso, concluiu-se que o percurso vivenciado na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, embora tenha-se registado a dificuldade em operacionalizar esse conceito em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna.
id RCAP_5f807419a2a1a9d52606def1e1a51991
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativoEducação globalFormação inicial de professoresRepresentações sociaisPlanificações de ensinoLíngua maternaO estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuras educadoras de infância e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas representações se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular (UC) de um mestrado profissionalizante de Bolonha, foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respectivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos uma análise cruzada de todos estes dados. A partir disso, concluiu-se que o percurso vivenciado na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, embora tenha-se registado a dificuldade em operacionalizar esse conceito em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna.The study in this paper aimed, on the one hand, to identify future early educators and primary school teachers’ representations on global education, and, on the other hand, to analyze the influence of such representations on the promotion of teaching/learning situations in Portuguese language education as a mother tongue. Within a Course Unit of a Professional Teaching Master’s degree, answers to a questionnaire applied at the beginning of the semester (initial representations) and individual written reflections presented at the end of it (final representations), as well as seven lesson plans oriented towards the development of oral and written communication skills in Portuguese from a global perspective and their respective theoretical frameworks (performance) were analyzed. In this paper, the results from all these analyses are crossed, concluding that attending the classes of the Course Unit changed the students’ beliefs concerning global education, although such students reported difficulties in what comes to promote this perspective within the teaching/learning of Portuguese as a mother tongue.Universidade Federal do Paraná2021-07-28T16:30:53Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31695por0104-406010.1590/0104-4060.61731Sá, Cristina ManuelaMesquita, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:07Zoai:ria.ua.pt:10773/31695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:29.313814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
spellingShingle Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Sá, Cristina Manuela
Educação global
Formação inicial de professores
Representações sociais
Planificações de ensino
Língua materna
title_short Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_full Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_fullStr Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_full_unstemmed Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
title_sort Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
author Sá, Cristina Manuela
author_facet Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
author_role author
author2 Mesquita, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação global
Formação inicial de professores
Representações sociais
Planificações de ensino
Língua materna
topic Educação global
Formação inicial de professores
Representações sociais
Planificações de ensino
Língua materna
description O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuras educadoras de infância e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas representações se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular (UC) de um mestrado profissionalizante de Bolonha, foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respectivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos uma análise cruzada de todos estes dados. A partir disso, concluiu-se que o percurso vivenciado na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, embora tenha-se registado a dificuldade em operacionalizar esse conceito em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-07-28T16:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31695
url http://hdl.handle.net/10773/31695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0104-4060
10.1590/0104-4060.61731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137690128482304