Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26728 |
Resumo: | Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa. |
id |
RCAP_4a6d6be4f68c33f646f05d45d1bf422b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação globalEducação globalFormação inicial de professoresRepresentações docentesPlanificações de ensinoLíngua PortuguesaEste estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.This paper analyzes the way in which the representations on global education of future early years and primary school teachers are reflected in the promotion and analysis of teaching/learning situations in Portuguese language education. Within a Course Unit of a Professional Teaching Master’s degree, seven lesson plans and their respective rationale were collected and analyzed. Such plans were oriented towards the development of oral and written communication skills in Portuguese from a global perspective. The results show that, in general, the participants recognized global education more as a theoretical framework rather than as goals, contents and activities to be developed in teaching/learning situations. Consequently, we recognize that it is necessary to include across teacher education curricula more activities based on the analysis and experimentation of concrete practices in which global education arises from curricular development in different areas, particularly in/on Portuguese language teaching.Este estudio examina cómo los futuros maestros de preescolar y pr imar ia reflejan sus representaciones de la educación global en la promoción y análisis de situaciones de enseñanza/aprendizaje en el campo de la educación en Lengua Portuguesa. Como parte de una asignatura de un Máster de Formación de Profesorado se recogieron y analizaron siete planes de clase y sus justificaciones teóricas orientados al desarrollo de habilidades en comunicación oral y escrita en portugués desde una perspectiva global. Los resultados apuntan que, en general, los futuros maestros reconocieron la educación global más como base de fundamentación teórica que propiamente como metas, contenidos y actividades a trabajar en situaciones de enseñanza-aprendizaje. A partir de esa observación, se reconoce la necesidad de desar rollar, transversalmente al cur rículo de formación docente, más dinámicas basadas en el análisis y experimentación de prácticas concretas en las que la educación global sea implementada a partir de diferentes áreas curriculares, particularmente en Lengua Portuguesa.Universidade de Aveiro2019-10-11T10:55:40Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26728porSá, Cristina ManuelaMesquita, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:45Zoai:ria.ua.pt:10773/26728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:37.901910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
title |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
spellingShingle |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global Sá, Cristina Manuela Educação global Formação inicial de professores Representações docentes Planificações de ensino Língua Portuguesa |
title_short |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
title_full |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
title_fullStr |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
title_full_unstemmed |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
title_sort |
Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global |
author |
Sá, Cristina Manuela |
author_facet |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação global Formação inicial de professores Representações docentes Planificações de ensino Língua Portuguesa |
topic |
Educação global Formação inicial de professores Representações docentes Planificações de ensino Língua Portuguesa |
description |
Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01T00:00:00Z 2018-06 2019-10-11T10:55:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26728 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137651113066496 |