Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mesquita, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26728
Resumo: Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.
id RCAP_4a6d6be4f68c33f646f05d45d1bf422b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação globalEducação globalFormação inicial de professoresRepresentações docentesPlanificações de ensinoLíngua PortuguesaEste estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.This paper analyzes the way in which the representations on global education of future early years and primary school teachers are reflected in the promotion and analysis of teaching/learning situations in Portuguese language education. Within a Course Unit of a Professional Teaching Master’s degree, seven lesson plans and their respective rationale were collected and analyzed. Such plans were oriented towards the development of oral and written communication skills in Portuguese from a global perspective. The results show that, in general, the participants recognized global education more as a theoretical framework rather than as goals, contents and activities to be developed in teaching/learning situations. Consequently, we recognize that it is necessary to include across teacher education curricula more activities based on the analysis and experimentation of concrete practices in which global education arises from curricular development in different areas, particularly in/on Portuguese language teaching.Este estudio examina cómo los futuros maestros de preescolar y pr imar ia reflejan sus representaciones de la educación global en la promoción y análisis de situaciones de enseñanza/aprendizaje en el campo de la educación en Lengua Portuguesa. Como parte de una asignatura de un Máster de Formación de Profesorado se recogieron y analizaron siete planes de clase y sus justificaciones teóricas orientados al desarrollo de habilidades en comunicación oral y escrita en portugués desde una perspectiva global. Los resultados apuntan que, en general, los futuros maestros reconocieron la educación global más como base de fundamentación teórica que propiamente como metas, contenidos y actividades a trabajar en situaciones de enseñanza-aprendizaje. A partir de esa observación, se reconoce la necesidad de desar rollar, transversalmente al cur rículo de formación docente, más dinámicas basadas en el análisis y experimentación de prácticas concretas en las que la educación global sea implementada a partir de diferentes áreas curriculares, particularmente en Lengua Portuguesa.Universidade de Aveiro2019-10-11T10:55:40Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26728porSá, Cristina ManuelaMesquita, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:45Zoai:ria.ua.pt:10773/26728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:37.901910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
title Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
spellingShingle Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
Sá, Cristina Manuela
Educação global
Formação inicial de professores
Representações docentes
Planificações de ensino
Língua Portuguesa
title_short Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
title_full Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
title_fullStr Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
title_full_unstemmed Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
title_sort Desempenho de futuros professores na planificação de situações de ensino/ aprendizagem do Português à luz da educação global
author Sá, Cristina Manuela
author_facet Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
author_role author
author2 Mesquita, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação global
Formação inicial de professores
Representações docentes
Planificações de ensino
Língua Portuguesa
topic Educação global
Formação inicial de professores
Representações docentes
Planificações de ensino
Língua Portuguesa
description Este estudo analisa o modo como futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico espelham as suas representações sobre a educação global na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da educação em Português. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante foram recolhidas e analisadas sete planificações, e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva global. Os resultados apontam que, de modo geral, os sujeitos reconheceram a educação global mais como base de fundamentação teórica do que propriamente como metas, conteúdos e atividades a serem trabalhados em situações de ensino-aprendizagem. A partir dessa observação, reconhece-se a necessidade de desenvolver, transversalmente ao currículo de formação docente, mais dinâmicas baseadas na análise e experimentação de práticas concretas em que a educação global seja operacionalizada a partir da educação em diferentes áreas curriculares, particularmente em/sobre Língua Portuguesa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01T00:00:00Z
2018-06
2019-10-11T10:55:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26728
url http://hdl.handle.net/10773/26728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651113066496