O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Araújo Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53632
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_5fa655c072cebee1ab3afcc44096003a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenhoEspaçoCultura visualInterdisciplinaridadeDesenhoHistória da culturaArte - HistóriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O documento "O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho" consiste num relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa. Neste documento apresenta-se um relato da intervenção letiva, a par de uma investigação teórica que propõe justificar as opções didáticas tomadas. O projeto de prática letiva consistiu numa unidade didática de abordagem interdisciplinar, no âmbito das disciplinas de Desenho A e de História da Cultura e das Artes , que foi implementada no ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária Vergílio Ferreira, no contexto de uma turma de 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. O projeto pedagógico foi elaborado a partir de uma análise do contexto escolar e de uma investigação teórica ancorada nas perspetivas que se consideraram mais adequadas e assertivas, resultando assim numa proposta assente na articulação dos paradigmas formalista cognitivo e auto-expressivo. A intervenção concretizou-se ao longo de 26 aulas, onde se exploraram as dimensões plástica e ontológica do espaço. A partir destas ideias os alunos realizaram diversos exercícios com naturezas e propósitos diferentes, sempre na procura (mais ou menos consciente) de criar espaços que fossem seus. A investigação teve como propósitos principais compreender a influência dos espaços e da sua apropriação nas criações artísticas dos alunos e promover a consciência desta relação, recorrendo à educação pela cultura visual e seus princípios por forma a contribuir para o desenvolvimento da literacia visual dos alunos. O estudo permitiu concluir que, para os alunos, a consciência da importância da vivência espacial para a criação artística não é vasta, ainda que essa influência seja inerente à condição humana e, por isso, à condição de aluno e de artista. Foi também possível constatar que a promoção de tarefas que desafiassem o seu autoconhecimento, a imaginação e a criatividade, resultaram no sucesso educativo, confirmando o valor de ideias baseadas em princípios expressivo-psicanalíticos, como a aprendizagem centrada nos interesses e motivações. Ao conciliar-se esta abordagem com as perspetivas educativas construtivista e formalista, é ainda de destacar que, não só foram valorizados os conhecimentos prévios dos alunos, como se favoreceu o seu desenvolvimento cognitivo no domínio das artes visuais, concretamente no âmbito da compreensão e apropriação do espaço nas suas produções artísticas."O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho" is a report of the Supervised Teaching Practice developed within the Universidade de Lisboa Master Programme in Teaching Visual Arts. The report describes the teaching experience as well as it presents a theoretical investigation concerning it. The intervention was substantiated in an interdisciplinary project, between the subjects of Drawing and History of Culture and Art. It took place at Vergílio Ferreira High School, in Lisbon, during the academic year of 2020/2021 and was developed in a 10th year class of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts. A theoretical research and the students’ contextualization led to the development of a work that mainly reconciles two models of art teaching: expressive-psychoanalytic and formalist cognitive. During 26 lessons, the project immersed students in both plastic and ontological dimensions of space by proposing different kinds of activities aiming for them to create their own spaces. The present investigation aimed to comprehend how spaces and their appropriation influence students and their artistic creations, how aware they are of this influence, as well as to promote that awareness. To accomplish these goals, the project was built around visual culture principles in order to expand students’ visual literacy. The critical reflection on the work led to conclude that there is not much awareness of the influence that space and its experience has on artistic creation. Nevertheless, that influence is inherent to the human condition; therefore, evidently, neither students nor artists can escape it. It was also possible to conclude that activities promoting self-knowledge, the use of imagination and creativity led to successful learning experiences, confirming the potential of lesson plans based on the expressive-psychoanalytic model, such as motivation and interest driven learning projects. Through the reconciliation of expressive-psychoanalytic and formalist cognitive models of art teaching, the project was able to value students' prior knowledge and further it when it comes to the the visual arts domain, specifically within the scope of space comprehension, appropriation and representation.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Ana Araújo Amaral2022-07-04T14:41:33Z20212021-12-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:35.293310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
title O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
spellingShingle O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
Marques, Ana Araújo Amaral
Espaço
Cultura visual
Interdisciplinaridade
Desenho
História da cultura
Arte - História
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
title_full O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
title_fullStr O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
title_full_unstemmed O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
title_sort O espaço das coisas no espaço, em nós e no desenho
author Marques, Ana Araújo Amaral
author_facet Marques, Ana Araújo Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Araújo Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Cultura visual
Interdisciplinaridade
Desenho
História da cultura
Arte - História
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Espaço
Cultura visual
Interdisciplinaridade
Desenho
História da cultura
Arte - História
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-02
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-04T14:41:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53632
url http://hdl.handle.net/10451/53632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597131272192