Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldes, Hugo Caetano, 1989-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33444
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_e5d30aee2b732f18adb7a5a6472b6522
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacialArtes visuaisDesenhoEspaçoEnsinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Inserido na disciplina de Desenho A, a Unidade de Trabalho “Espaço Escola” foi executada no 3º Período do ano letivo 2016/ 2017, na Escola Secundária Stuart Carvalhais de Massamá, numa turma do 12º ano do curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais. Realizada no contexto de Prática de Ensino Supervisionada, a Unidade de Trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento dos processos cognitivos e a potencialização do pensamento visual dos alunos. Procura-se o enobrecimento da perceção humana através da experiência do desenho, conjugando formalidade técnica com a criatividade natural. Como fundamento investigativo, são apresentados precedentes históricos do Espaço na Arte como pistas para a perceção humana, com destaque para o pensamento de Edward T. Hall; metodologias e técnicas que agilizem o processo sensorial, com destaque para a visão, no discurso visual, com pensadores da área como Francis Ching; processos que potenciem a aprendizagem na disciplina de Desenho A, como a Intuição e o Intelecto, estudo desenvolvido por Rudolf Arnheim; e processos metacognitivos que estimulem a aprendizagem como ato pessoal, através de uma orientação construtivista, teorias pedagógicas de Arthur Efland e Carlinda Leite. As ramificações cientificas, filosóficas e artísticas que advêm da interligação dos saberes resultam na planificação e desenvolvimento desta Unidade de Trabalho. Os resultados deste estudo de caso serão assim apresentados como ferramenta para estudos posteriores no campo do desenvolvimento sensorial, edificador construtivo da realidade e potencializador de novos juízos do mundo.Inserted in the discipline of Drawing A, the " School Space" Work Unit was executed in the 3rd Period of the 2016/ 2017 school year, at the Stuart Carvalhais Secondary School in Massamá, in a class of the 12th year of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts. Held in the context of Supervised Teaching Practice, the Work Unit has as main objective, the development of cognitive processes and the potentialization of students' visual thinking. It seeks the ennoblement of human perception through the experience of drawing, combining technical formality with natural creativity. As an investigative foundation, historical precedents of Space in Art are presented as clues to human perception, with emphasis on the thought of Edward T. Hall; methodologies and techniques that expedite the sensorial process, with emphasis on the vision in the visual discourse, with thinkers such as Francis Ching; processes that enhance learning in the discipline of Drawing A, such as Intuition and Intellect, a study developed by Rudolf Arnheim; and metacognitive processes that stimulate learning as a personal act, through a constructivist orientation, pedagogical theories of Arthur Efland and Carlinda Leite. The scientific, philosophical and artistic ramifications that come from the interconnection of knowledge result in the planning and development of this WorkUnit . The results of this case study will thus be presented as a tool for further studies in the field of sensory development, constructive means of reality and enhancer of new judgments in the world.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaGeraldes, Hugo Caetano, 1989-2018-05-17T14:22:32Z20172017-10-042017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33444TID:201916428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:30.049988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
title Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
spellingShingle Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
Geraldes, Hugo Caetano, 1989-
Artes visuais
Desenho
Espaço
Ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
title_full Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
title_fullStr Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
title_full_unstemmed Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
title_sort Espaço escola : o desenho como discurso da perceção espacial
author Geraldes, Hugo Caetano, 1989-
author_facet Geraldes, Hugo Caetano, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Domingos, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Geraldes, Hugo Caetano, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Desenho
Espaço
Ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Desenho
Espaço
Ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-04
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-17T14:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33444
TID:201916428
url http://hdl.handle.net/10451/33444
identifier_str_mv TID:201916428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414353989632