Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da história da cultura e das artes : uma intervenção no 10º ano do curso de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Filipa Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49113
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da história da cultura e das artes : uma intervenção no 10º ano do curso de artes visuaisHistória da culturaArte - HistóriaDesenhoInovações tecnológicasArquitectura românicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este Relatório tem como objetivo relatar a minha prática de ensino supervisionada que ocorreu na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho e que culminou com o desenvolvimento e implementação de uma unidade didática intitulada de “Novas Tecnologias no processo de Ensino-Aprendizagem da História da Cultura e das Artes: Uma intervenção no 10º ano do Curso de Artes Visuais”. O projeto foi desenvolvido com uma turma de 10º ano do curso científico-humanístico de Artes Visuais, AV1, nas disciplinas de História da Cultura e das Artes (H.C.A.) e Desenho A, no ano letivo 2019/2020. Ao serem inseridas em contexto de sala de aula, podem as Novas Tecnologias, mais propriamente o telemóvel do aluno, contribuir para o processo de ensino aprendizagem da História da Cultura e das Artes? É sabido que o recurso a esta ferramenta em sala de aula está associado ao desinteresse que muitos alunos sentem em relação às disciplinas mais teóricas. Refugiam-se neste dispositivo na tentativa de escapar ao fastio que consideram que a exposição teórica pode trazer, sem muitas das vezes reconhecerem esse processo teórico como parte fundamental nos seus percursos predominantemente práticos e visuais. O presente relatório procura então apresentar as metodologias de trabalho dos alunos da turma AV1 em ambas disciplinas. Procura também refletir sobre o processo de aprendizagem da arquitetura românica e suas tipologias, através da criação de conteúdo textual e gráfico que, numa última fase do projeto, foi inserido no site mobile. Este projeto dividiu-se em três partes: a primeira foi realizada na disciplina de Desenho A, a segunda foi realizada no âmbito da disciplina de H.C.A. e, por fim, a terceira parte é a junção dos trabalhos realizados em ambas disciplinas e a sua colocação no site mobile.The current report describes my experience as intern professor at Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, which culminated with the development and implementation of didactic module named “Novas Tecnologias no processo de Ensino Aprendizagem da História da Cultura e das Artes: Uma intervenção no 10º ano do Curso de Artes Visuais”. The project module was developed with a 10º grade class of Visual Artes course, AV1, during the subjects of “História da cultura e das Artes” and “Desenho A”, in the academic year 2019/2020. Can new technologies specifically, the mobile phone, be integrated in classroom context as part of educational process and contribute for enhancing “História da Cultura e das Artes” learning? It is known that the use of this tool in the classroom is associated with the lack of interest that many students feel in relation to the most theoretical subjects. They take refuge in this device in an attempt to escape the uninterest that they consider that theoretical exposure can bring, without often recognizing this theoretical process as a fundamental part in their predominantly practical and visual paths. The present report aims to present alternative work methodologies developed in AV1 class in both subjects and reflect upon the learning process. It also seeks to reflect on the learning process of Romanesque Architecture and its typologies, through the creation of textual and graphic content that, in the last phase of the project, was inserted on the mobile site. This project was divided into three parts: the first was carried out in the discipline of “Desenho A”, the second was carried out within the discipline of H.C.A. and, finally, the third part is the combination of the works carried out in both disciplines and their placement on the mobile site.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaSpínola, Filipa Vieira2021-07-26T12:56:53Z20212021-02-282021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:50.786630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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