As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Annaelise, Igreja, Carla, Campos, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1939
Resumo: As redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).
id RCAP_5fa6e4dcbc8142d77b591d515dfb2406
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêsSocial networks as a vehicle to combat the harmful effects of covid-19: an exploratory study in the Portuguese tourism context: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêsCovid-19comunicação onlineredes sociaisturismoAs redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).Cambiassu: Estudos em Comunicação2020-07-01T10:53:10Z2020-07-01T10:53:10Z2020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1939oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939porSousa, B.B.; Machado, A.F.; Igreja, C.M. & Campos, J.G. (2020). As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português, Cambiassu: Estudos em Comunicação, 15(25), pp. 21-35.2176-5111http://hdl.handle.net/11110/1939Sousa, BrunoMachado, AnnaeliseIgreja, CarlaCampos, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:13.704417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
Social networks as a vehicle to combat the harmful effects of covid-19: an exploratory study in the Portuguese tourism context: um estudo exploratório no contexto turístico português
title As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
spellingShingle As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
Sousa, Bruno
Covid-19
comunicação online
redes sociais
turismo
title_short As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
title_full As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
title_fullStr As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
title_full_unstemmed As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
title_sort As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
author Sousa, Bruno
author_facet Sousa, Bruno
Machado, Annaelise
Igreja, Carla
Campos, Joana
author_role author
author2 Machado, Annaelise
Igreja, Carla
Campos, Joana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bruno
Machado, Annaelise
Igreja, Carla
Campos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
comunicação online
redes sociais
turismo
topic Covid-19
comunicação online
redes sociais
turismo
description As redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01T10:53:10Z
2020-07-01T10:53:10Z
2020-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1939
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939
url http://hdl.handle.net/11110/1939
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, B.B.; Machado, A.F.; Igreja, C.M. & Campos, J.G. (2020). As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português, Cambiassu: Estudos em Comunicação, 15(25), pp. 21-35.
2176-5111
http://hdl.handle.net/11110/1939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Cambiassu: Estudos em Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Cambiassu: Estudos em Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892419272704