As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1939 |
Resumo: | As redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online). |
id |
RCAP_5fa6e4dcbc8142d77b591d515dfb2406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêsSocial networks as a vehicle to combat the harmful effects of covid-19: an exploratory study in the Portuguese tourism context: um estudo exploratório no contexto turístico portuguêsCovid-19comunicação onlineredes sociaisturismoAs redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online).Cambiassu: Estudos em Comunicação2020-07-01T10:53:10Z2020-07-01T10:53:10Z2020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1939oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939porSousa, B.B.; Machado, A.F.; Igreja, C.M. & Campos, J.G. (2020). As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português, Cambiassu: Estudos em Comunicação, 15(25), pp. 21-35.2176-5111http://hdl.handle.net/11110/1939Sousa, BrunoMachado, AnnaeliseIgreja, CarlaCampos, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:13.704417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português Social networks as a vehicle to combat the harmful effects of covid-19: an exploratory study in the Portuguese tourism context: um estudo exploratório no contexto turístico português |
title |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
spellingShingle |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português Sousa, Bruno Covid-19 comunicação online redes sociais turismo |
title_short |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
title_full |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
title_fullStr |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
title_full_unstemmed |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
title_sort |
As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português |
author |
Sousa, Bruno |
author_facet |
Sousa, Bruno Machado, Annaelise Igreja, Carla Campos, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Annaelise Igreja, Carla Campos, Joana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Machado, Annaelise Igreja, Carla Campos, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 comunicação online redes sociais turismo |
topic |
Covid-19 comunicação online redes sociais turismo |
description |
As redes sociais assumem, cada vez mais, um papel determinante na comunicação das empresas, dos territórios e das marcas. Verifica-se uma importância crescente no mundo empresarial (e, em específico, no setor do turismo) pelo fato de marcar presença no ambiente online. Nesse sentido, torna-se relevante perceber os tipos de atuações que apresentam melhores resultados nos consumidores (i.e. turistas). Paralelamente, o início do ano 2020 foi fortemente marcado pelo novo coronavírus (covid-19) e os efeitos (negativos) na generalidade das indústrias e setores de atividade. Em específico o turismo, um dos principais motores da economia nacional (i.e. Portugal), foi fortemente afetado pela pandemia e pelas fragilidades ao nível da saúde pública. Por conseguinte, o presente manuscrito pretende compreender de que forma as redes sociais desempenham um papel importante no combate aos efeitos negativos do covid-19 em contextos turísticos. Serão apresentados alguns casos ilustrativos da realidade portuguesa, quanto ao uso da comunicação online, como boas práticas (i.e. benchmarking) por parte dos territórios e destinos turísticos de Portugal. No final, serão apresentadas algumas limitações do estudo em linhas de investigação para o futuro. Numa perspectiva interdisciplinar, o presente manuscrito apresenta inputs para o turismo (i.e. gestão de territórios) e para o marketing (i.e. comunicação online). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01T10:53:10Z 2020-07-01T10:53:10Z 2020-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1939 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1939 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, B.B.; Machado, A.F.; Igreja, C.M. & Campos, J.G. (2020). As redes sociais como veículo para combater os efeitos nefastos do covid-19: um estudo exploratório no contexto turístico português, Cambiassu: Estudos em Comunicação, 15(25), pp. 21-35. 2176-5111 http://hdl.handle.net/11110/1939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cambiassu: Estudos em Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cambiassu: Estudos em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892419272704 |