Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/164 |
Resumo: | São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador. |
id |
RCAP_5faad12ff1ef5a579b90aece003a7a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicosFormação profissionalFormação de formadoresUniversidade AbertaSistemas on-lineSão ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador.Universidade AbertaRepositório AbertoMendes, António QuintasCrato, Raquel2008-12-06T12:41:59Z2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/164porMendes, António Quintas; Crato, Raquel - Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". Nº 2 (Dez. 2004), p. 171-1760872-0738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T01:47:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:44.243204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
title |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
spellingShingle |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos Mendes, António Quintas Formação profissional Formação de formadores Universidade Aberta Sistemas on-line |
title_short |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
title_full |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
title_fullStr |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
title_sort |
Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos |
author |
Mendes, António Quintas |
author_facet |
Mendes, António Quintas Crato, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Crato, Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, António Quintas Crato, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Formação de formadores Universidade Aberta Sistemas on-line |
topic |
Formação profissional Formação de formadores Universidade Aberta Sistemas on-line |
description |
São ainda escassos os relatos de experiências de E-Formação quer por parte de Formadores, quer por parte de Formandos e tais relatos seriam certamente úteis a todos os que se iniciam neste novo mundo da Formação. Neste artigo procuramos dar conta de alguns dos princípios pedagógicos que têm orientado diversas edições de um curso de Formação de E-Formadores oferecido pela Universidade Aberta desde 2001. Destacam-se os princípios da Aprendizagem Experencial e Reflexiva aliada à Aprendizagem do Saber- -Fazer; a utilização de recursos online enquanto Ferramentas Cognitivas; a mobilização dos formandos em torno de Projectos situados, concretos, públicos e com um sentido de utilidade social; O Isomorfismo Pedagógico, a Flexibilidade e a Diversidade enquanto experiências pedagógicas relevantes para o futuro E-Formador. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12 2004-12-01T00:00:00Z 2008-12-06T12:41:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/164 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, António Quintas; Crato, Raquel - Formação de e-formadores : alguns princípios pedagógicos. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". Nº 2 (Dez. 2004), p. 171-176 0872-0738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134993860001792 |