Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rosa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Morgado, Lina, Pereira, Alda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1742
Resumo: Um dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática.
id RCAP_a056f58845896b93b36c5bf25f4e88d6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeiasFormação de formadores a distânciaFormação onlineAdulineCompetênciaUm dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática.Programa GRUNDTVIG 1Universidade AbertaRepositório AbertoMiranda, RosaMorgado, LinaPereira, Alda2011-03-28T16:07:00Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1742porMiranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda - Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias. In ACTAS DAS I JORNADAS INTERNACIONAIS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, 20 e 21 de Abril 2006. "Paradigmas Educacionais em Mudança". Lisboa: Universidade Aberta, cop. 2007, p. 1-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:23.837102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
title Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
spellingShingle Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
Miranda, Rosa
Formação de formadores a distância
Formação online
Aduline
Competência
title_short Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
title_full Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
title_fullStr Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
title_full_unstemmed Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
title_sort Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias
author Miranda, Rosa
author_facet Miranda, Rosa
Morgado, Lina
Pereira, Alda
author_role author
author2 Morgado, Lina
Pereira, Alda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rosa
Morgado, Lina
Pereira, Alda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de formadores a distância
Formação online
Aduline
Competência
topic Formação de formadores a distância
Formação online
Aduline
Competência
description Um dos desafios da educação no início do século XXI é a integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de uma forma que resulte num valor acrescentado para o processo de aprendizagem. A educação de adultos pode ser pioneira neste campo, porque o seu grupo-alvo é perfeito para a utilização das TIC nas várias formas de ensino a distância. Contudo, iniciar o ensino a distância não é uma tarefa simples nem óbvia e exige uma preparação metódica. A educação a distância coloca novos desafios aos formadores requerendo destes para além das competências sobre o assunto que leccionam, outro tipo de competências como sejam: pedagógicas, sociais, organizacionais e tecnológicas. A formação de formadores tem de considerar estas novas questões e existe ainda alguma incerteza quanto às melhores metodologias a adoptar na formação de formadores para ensino a distância. Esta comunicação apresenta duas experiências europeias em que a equipa de investigadoras esteve recentemente envolvida sobre esta temática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-03-28T16:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1742
url http://hdl.handle.net/10400.2/1742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, Rosa; Morgado, Lina; Pereira, Alda - Metodologias de formação de formadores a distância: duas experiências europeias. In ACTAS DAS I JORNADAS INTERNACIONAIS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO, 20 e 21 de Abril 2006. "Paradigmas Educacionais em Mudança". Lisboa: Universidade Aberta, cop. 2007, p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135000657920000