Exposições de arte e Instagram: da contemplação íntima às selfies compartilhadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Santana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/86432
Resumo: Esta dissertação investiga como a cultura digital, principalmente por meio do compartilhamento de fotos no Instagram, ressignifica a experiência de visitar museus. Com o uso de smartphones dentro das salas de exposições, os museus deixam de ser associados a lugares que são somente voltados para uma contemplação íntima. Os visitantes fazem suas selfies, interagem com as obras e compartilham fotos no Instagram. Esta pesquisa coleta e analisa fotos dos visitantes do Museu de Arte de São Paulo (MASP) com o objetivo de responder à seguinte pergunta: Como a cultura digital pode influenciar o modo de visitar uma exposição e também a percepção sobre os museus? A partir da observação das fotos dos visitantes, foram verificados padrões e repetições de temas, sendo mais comuns as selfies e memes. Após o contato com os utilizadores pelo Instagram, que responderam sobre suas motivações ao compartilhar fotos da visita ao MASP, identificamos que há uma crença de que essas fotos podem influenciar os seguidores a também irem ao museu. Muitos utilizadores fizeram interpretações significativas sobre as obras que fotografaram e demonstraram o desejo de compartilhar uma parte da experiência da visita pelo Instagram. O compartilhamento de selfies, memes, detalhes das obras, legendas e outros tipos de fotos contribui para que os museus se tornem lugares mais acessíveis para o público.
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