Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nunes, Sara, Mendonça, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/842
Resumo: Nos últimos anos, tem-se assistido a um alargamento muito significativo do acesso ao Ensino Superior, resultante do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de qualquer Sociedade. As portas do Ensino Superior estão hoje abertas a todos. Neste contexto, os Serviços de acção Social assumem uma importância crescente, cuja acção se estende muito além da possibilidade de acesso a todos os jovens que, independentemente da condição socioeconómica, pretendam ingressar no Ensino Superior. Os Serviços de Acção Social trabalham no sentido de fomentar a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho do estudante, prestando serviços e concedendo apoios em diversos âmbitos. O Instituto Politécnico de Castelo Branco conta actualmente com 4643 alunos, dos quais 1535 são beneficiários directos dos Serviços de Acção Social. Numa instituição com esta dimensão torna-se, pois, pertinente avaliar a percepção e o grau de satisfação que tais alunos possuem relativamente aos Serviços de Acção Social. Neste trabalho apresentam-se os resultados de um questionário aplicado aos alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07 que visava a avaliação da expectativa e satisfação dos estudantes relativamente aos Serviços de Acção Social. Os resultados obtidos apontam para um grau de satisfação global bastante elevado.
id RCAP_5fbbded49ecc7150f5fde6c13a5bf147
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superiorInstituto Politécnico de Castelo BrancoServiços de acção socialInquéritosSatisfaçãoNos últimos anos, tem-se assistido a um alargamento muito significativo do acesso ao Ensino Superior, resultante do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de qualquer Sociedade. As portas do Ensino Superior estão hoje abertas a todos. Neste contexto, os Serviços de acção Social assumem uma importância crescente, cuja acção se estende muito além da possibilidade de acesso a todos os jovens que, independentemente da condição socioeconómica, pretendam ingressar no Ensino Superior. Os Serviços de Acção Social trabalham no sentido de fomentar a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho do estudante, prestando serviços e concedendo apoios em diversos âmbitos. O Instituto Politécnico de Castelo Branco conta actualmente com 4643 alunos, dos quais 1535 são beneficiários directos dos Serviços de Acção Social. Numa instituição com esta dimensão torna-se, pois, pertinente avaliar a percepção e o grau de satisfação que tais alunos possuem relativamente aos Serviços de Acção Social. Neste trabalho apresentam-se os resultados de um questionário aplicado aos alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07 que visava a avaliação da expectativa e satisfação dos estudantes relativamente aos Serviços de Acção Social. Os resultados obtidos apontam para um grau de satisfação global bastante elevado.Escola Superio de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGarcia, AnaNunes, SaraMendonça, Patrícia2011-09-28T15:23:09Z2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/842porGARCIA, Ana ; NUNES, Sara ; MENDONÇA, Patrícia (2009) - Os Serviços de Acção Social do IPCB: grau de satisfação e abertura para uma formação superior. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano XIII, nº 21, p. 101-117.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:24.942084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
title Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
spellingShingle Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
Garcia, Ana
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Serviços de acção social
Inquéritos
Satisfação
title_short Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
title_full Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
title_fullStr Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
title_full_unstemmed Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
title_sort Os serviços de acção social do IPCB : grau de satisfação e abertura para uma formação superior
author Garcia, Ana
author_facet Garcia, Ana
Nunes, Sara
Mendonça, Patrícia
author_role author
author2 Nunes, Sara
Mendonça, Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana
Nunes, Sara
Mendonça, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco
Serviços de acção social
Inquéritos
Satisfação
topic Instituto Politécnico de Castelo Branco
Serviços de acção social
Inquéritos
Satisfação
description Nos últimos anos, tem-se assistido a um alargamento muito significativo do acesso ao Ensino Superior, resultante do reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento de qualquer Sociedade. As portas do Ensino Superior estão hoje abertas a todos. Neste contexto, os Serviços de acção Social assumem uma importância crescente, cuja acção se estende muito além da possibilidade de acesso a todos os jovens que, independentemente da condição socioeconómica, pretendam ingressar no Ensino Superior. Os Serviços de Acção Social trabalham no sentido de fomentar a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho do estudante, prestando serviços e concedendo apoios em diversos âmbitos. O Instituto Politécnico de Castelo Branco conta actualmente com 4643 alunos, dos quais 1535 são beneficiários directos dos Serviços de Acção Social. Numa instituição com esta dimensão torna-se, pois, pertinente avaliar a percepção e o grau de satisfação que tais alunos possuem relativamente aos Serviços de Acção Social. Neste trabalho apresentam-se os resultados de um questionário aplicado aos alunos bolseiros do Instituto Politécnico de Castelo Branco em 2006/07 que visava a avaliação da expectativa e satisfação dos estudantes relativamente aos Serviços de Acção Social. Os resultados obtidos apontam para um grau de satisfação global bastante elevado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2009-06-01T00:00:00Z
2011-09-28T15:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/842
url http://hdl.handle.net/10400.11/842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GARCIA, Ana ; NUNES, Sara ; MENDONÇA, Patrícia (2009) - Os Serviços de Acção Social do IPCB: grau de satisfação e abertura para uma formação superior. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano XIII, nº 21, p. 101-117.
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superio de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superio de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130780431024128