Determinantes parentais e problemas de comportamento em crianças nascidas prematuras - estudo com mães de crianças entre os 4 e os 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rita Filgueiras Jorge de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46564
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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O estudo central que aqui se apresenta teve como objetivo identificar as associações entre o nível de stress parental, práticas parentais, autorregulação parental, resposta parental a emoções negativas da criança e a perceção parental de problemas de comportamento em pais de crianças, entre os 4 e os 10 anos, nascidas prematuras. A amostra incluiu 48 mães de crianças nascidas prematuras, que preencheram o Questionário do Comportamento da Criança, o Índice de Stress Parental, o Questionário das Práticas Parentais, a Escala de Regulação Emocional Parental e a Escala de Reações Parentais às Emoções Negativas dos Filhos. Foi realizada uma análise descritiva e correlacional e uma regressão linear hierárquica múltipla. Não se verificaram valores clínicos/borderline para problemas de internalização, externalização ou problemas gerais de comportamento. As mães das crianças deste estudo reportaram níveis mais elevados de stress associado ao domínio global da figura parental, mas níveis mais elevados nos subdomínios da criança. Mostraram maior utilização de práticas parentais positivas, boas capacidades de autorregulação e mais respostas positivas perante emoções negativas da criança. Verificaram-se correlações estatisticamente significativas entre a perceção materna de problemas de comportamento e níveis elevados de stress materno, práticas parentais negativas, estratégias negativas de autorregulação e respostas parentais negativas perante emoções negativas da criança. O sexo da criança (especificamente, ser do sexo masculino), o estatuto socioeconómico baixo e médio-baixo e o stress materno foram identificados como preditores de problemas de internalização e externalização. O modelo de regressão explicou 63% e 62%, respetivamente, da variância. Este estudo realça as associações existentes entre as características da parentalidade e o desenvolvimento de problemas de comportamento em crianças, em idade escolar, nascidas prematuras.Studies have found that children born prematurely, compared to children born at term, are at higher risk for behavioral problems. These results were reinforced in the exhaustive literature review presented in this study. In this review, risks associated with the prevalence of behavioral problems in this population were also identified, namely characteristics of children, parents (parenting) and the social context. The central study presented here aimed to identify the associations between the level of parental stress, parental practices, parental self-regulation, parental response to the child’s negative emotions and the parental perception of behavioral problems in parents of children, between 4 and 10 years old, born preterm. The sample included 48 mothers of children born preterm, who completed the Child Behavior Checklist, Parental Stress Index, Parent Practices Interview, Parent Emotion Regulation Scale and the Coping with Children’s Negative Emotions Scale. A descriptive and correlational analysis and a multiple hierarchical linear regression were performed. There were not clinical/borderline values for internalization, externalization or general behavior problems. The mothers of the children in this study reported higher levels of stress associated with the global domain of the parents, but higher level in the child’s subdomains. They showed greater use of positive parenting practices, good self-regulation skills and more positive responses to the child’s negative emotions. There were statistically significant correlations between maternal perception of behavioral problems and high levels of maternal stress, negative parenting practices, negative self-regulation strategies and negative parental responses to the child’s negative emotions. The child’s gender (specifically, being male), low and medium-low socioeconomic status and the maternal stress were identified as predictors of internalization and externalization problems. The regression model explained 63% and 62%, respectively, of the variance. This study highlights the associations between the characteristics of parenting and the development of behavioral problems in children, of school age, born preterm.Santos, Margarida M. Magalhães Cabugueira Custódio dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaPinto, Rita Filgueiras Jorge de Oliveira2021-03-01T10:19:10Z20202020-06-302020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46564TID:202694143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:43.494010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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