Conselho de cooperação educativa: a participação dos alunos na regulação dos processos de arendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Andreia Vanessa Lopes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8426
Resumo: Relatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Conselho de cooperação educativa: a participação dos alunos na regulação dos processos de arendizagemConselho de Cooperação EducativaParticipaçãoRegulaçãoAutonomiaResponsabilizaçãoEducational Cooperation CouncilParticipationRegulationAutonomyAccountabilityRelatório Final realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho consiste na apresentação descritiva e reflexiva do processo desenvolvido na prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º CEB. O presente relatório apresenta, ainda, um estudo desenvolvido no contexto da prática do 1.º CEB, subordinado ao tema A participação dos alunos no Conselho de Cooperação Educativa. Este estudo visou estudar e desenvolver a participação dos alunos no Conselho de Cooperação Educativa. Configuram-se como objetivos específicos do estudo i) Caracterizar a perceção dos alunos sobre o Conselho de Cooperação Educativa; ii) Caracterizar a importância atribuída pelos alunos ao Conselho de Cooperação Educativa; iii) Descrever a participação dos alunos no Conselho de Cooperação Educativa; iv) Identificar as propostas de melhoria para o funcionamento do Conselho de Cooperação Educativa. Em conformidade, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação e como técnica de recolha de dados o questionário, a entrevista, a observação e a pesquisa documental. Os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo seguindo os pressupostos de Bardin (2013). Os dados quantitativos foram tratados com recurso ao programa Excel. Como conclusão destaca-se o desenvolvimento de competências de responsabilização e participação por parte dos alunos e a consequente melhoria do funcionamento do Conselho de Cooperação Educativa.Abstract The following report was made regarding the curricular unit Teaching Practice Supervised II, part of the 2nd year of the Master’s Degree in Education of the 1st cycle of basic education and in Portuguese and History of Portugal of the 2nd cycle of basic education. The project consists in the descriptive and reflexive presentation of the process developed in the context of Teaching Practice Supervised II (4th and 5th grades) that was developed in two schools, a private one and a public one, both located in Lisbon. The procedure methods used were of a qualitative nature, with procedure methods similar to research-action methods. The report also features a study developed in the context of Teaching Practice on 1st cycle of basic education, under the subject Students’ Participation in the Educative Cooperation Council. This study meant to observe, develop and improve the participation of the students through the implementation of Educational Cooperation Council. They are configured as specific objectives of the study i) Characterize the students’ perception on the Educational Cooperation Council; ii) Characterize the importance given by students to the Educational Cooperation Council; iii) Describe the students’ participation in the Educational Cooperation Council; iv) Identify proposals for improve the function of the Educational Cooperation Council. In conformity with the object of study in question, we chose a qualitative method, using procedures close to the research-action method and giving more importance to the inquiry itself, the interview, the observation and the documental research. The results were treated with the analysis of content following the assumptions of Bardin (2013). The quantitative results were treated with the use of the Excel program. As a conclusion, the development of competences of accountability and participation by the students and the consequent improvement of the functioning of the Educational Cooperation Council stand out.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLVeiga, Andreia Vanessa Lopes de2018-04-20T14:12:57Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8426TID:201854422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:11.656574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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