Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabel, Inês Alexandra Batalha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14493
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEB
id RCAP_0b0e198cb42033f1e091002a15eb46ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunosAutonomiaConselho de Cooperação EducativaResponsabilizaçãoBoard of Educational CooperationAcceptance of responsibilityAutonomyCooperationRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEBO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, numa primeira parte são descritos e analisados de forma reflexiva os períodos de observação e intervenção nos contextos de 1.º e 2.º CEB. A Prática do 1.º CEB, desenvolvida numa turma de 4.º ano de escolaridade, decorreu numa instituição de ensino pública, situada na periferia da cidade de Lisboa, mais precisamente na freguesia dos Olivais. A Prática do 2.º CEB foi realizada em duas turmas de 5.º ano de escolaridade, também numa instituição de ensino pública, na freguesia de Telheiras. Na segunda parte do presente relatório é apresentado um estudo realizado no contexto da PES II, denominado por Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos. Esta investigação, realizada numa turma de 4.º ano de escolaridade, foi desenvolvida com o intuito de estudar os processos de autonomização e responsabilização dos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Para tal formularam-se três objetivos específicos: i) Identificar os temas abordados pelos alunos do Diário de Turma; ii) Descrever o modo como os temas/assuntos expressos no Diário de Turma são resolvidos em Conselho de Cooperação Educativa; e iii) Caracterizar as competências desenvolvidas pelos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Em conformidade com o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados, designadamente a observação direta e participante, as notas de campo e a análise documental. Quanto ao tratamento de dados, foram seguidos os procedimentos propostos por Bardin (2013). Os resultados deste estudo permitiram identificar o Conselho de Cooperação Educativa como uma dinâmica de sala de aula promotora de momentos de reflexão e cooperação, que contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilização dos alunos.The present report is developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II (STP II), which is part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part of this work, one describes and analyses the periods of observation and intervention in the contexts of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education in a reflective way. The teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education, with a class of the 4th form, was carried out in a public school situated in the suburbs of Lisbon, more precisely in Olivais. In what concerns the teaching practice in the 2nd Cycle of Basic Education, it took place in another public school in Telheiras and it was developed with two classes of the 5th form. In the second part of the current report, one presents a study carried out in the discipline of STP II, called Board of Educational Cooperation in the 1st Cycle of Basic Education: processes of developing the students’ autonomy and responsibility. This investigation, developed with a class of the 4th form, aimed at studying the processes of developing the students’ autonomy and responsibility during the Board of Educational Cooperation. To achieve that, three specific objectives were formulated: i) Identify the issues mentioned by the students in their Class Diary; ii) Describe the way in which the issues mentioned in their Class Diary are solved in the Board of Educational Cooperation; and iii) Characterise the skills developed by the students during the Board of Educational Cooperation. According to the object of study, it was employed a qualitative methodology, using several techniques of data collection, specifically the direct and participated observation; field notes and the documentary analysis. As for the data processing, one followed the procedures proposed by Bardin (2013). The results of this study permitted to identify the Board of Educational Cooperation as a classroom dynamic which promotes moments of reflection and cooperation and these contribute to the development of the students’ skills in what concerns autonomy and acceptance of responsibility.Figueira, ConceiçãoRCIPLIsabel, Inês Alexandra Batalha2022-03-17T11:21:39Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14493TID:202938417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.490173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
title Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
spellingShingle Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
Isabel, Inês Alexandra Batalha
Autonomia
Conselho de Cooperação Educativa
Responsabilização
Board of Educational Cooperation
Acceptance of responsibility
Autonomy
Cooperation
title_short Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
title_full Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
title_fullStr Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
title_full_unstemmed Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
title_sort Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
author Isabel, Inês Alexandra Batalha
author_facet Isabel, Inês Alexandra Batalha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Conceição
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel, Inês Alexandra Batalha
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Conselho de Cooperação Educativa
Responsabilização
Board of Educational Cooperation
Acceptance of responsibility
Autonomy
Cooperation
topic Autonomia
Conselho de Cooperação Educativa
Responsabilização
Board of Educational Cooperation
Acceptance of responsibility
Autonomy
Cooperation
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEB
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
2022-03-17T11:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14493
TID:202938417
url http://hdl.handle.net/10400.21/14493
identifier_str_mv TID:202938417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494623862784