Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14493 |
Resumo: | Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEB |
id |
RCAP_0b0e198cb42033f1e091002a15eb46ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunosAutonomiaConselho de Cooperação EducativaResponsabilizaçãoBoard of Educational CooperationAcceptance of responsibilityAutonomyCooperationRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEBO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, numa primeira parte são descritos e analisados de forma reflexiva os períodos de observação e intervenção nos contextos de 1.º e 2.º CEB. A Prática do 1.º CEB, desenvolvida numa turma de 4.º ano de escolaridade, decorreu numa instituição de ensino pública, situada na periferia da cidade de Lisboa, mais precisamente na freguesia dos Olivais. A Prática do 2.º CEB foi realizada em duas turmas de 5.º ano de escolaridade, também numa instituição de ensino pública, na freguesia de Telheiras. Na segunda parte do presente relatório é apresentado um estudo realizado no contexto da PES II, denominado por Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos. Esta investigação, realizada numa turma de 4.º ano de escolaridade, foi desenvolvida com o intuito de estudar os processos de autonomização e responsabilização dos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Para tal formularam-se três objetivos específicos: i) Identificar os temas abordados pelos alunos do Diário de Turma; ii) Descrever o modo como os temas/assuntos expressos no Diário de Turma são resolvidos em Conselho de Cooperação Educativa; e iii) Caracterizar as competências desenvolvidas pelos alunos durante o Conselho de Cooperação Educativa. Em conformidade com o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados, designadamente a observação direta e participante, as notas de campo e a análise documental. Quanto ao tratamento de dados, foram seguidos os procedimentos propostos por Bardin (2013). Os resultados deste estudo permitiram identificar o Conselho de Cooperação Educativa como uma dinâmica de sala de aula promotora de momentos de reflexão e cooperação, que contribuem para o desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilização dos alunos.The present report is developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II (STP II), which is part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part of this work, one describes and analyses the periods of observation and intervention in the contexts of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education in a reflective way. The teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education, with a class of the 4th form, was carried out in a public school situated in the suburbs of Lisbon, more precisely in Olivais. In what concerns the teaching practice in the 2nd Cycle of Basic Education, it took place in another public school in Telheiras and it was developed with two classes of the 5th form. In the second part of the current report, one presents a study carried out in the discipline of STP II, called Board of Educational Cooperation in the 1st Cycle of Basic Education: processes of developing the students’ autonomy and responsibility. This investigation, developed with a class of the 4th form, aimed at studying the processes of developing the students’ autonomy and responsibility during the Board of Educational Cooperation. To achieve that, three specific objectives were formulated: i) Identify the issues mentioned by the students in their Class Diary; ii) Describe the way in which the issues mentioned in their Class Diary are solved in the Board of Educational Cooperation; and iii) Characterise the skills developed by the students during the Board of Educational Cooperation. According to the object of study, it was employed a qualitative methodology, using several techniques of data collection, specifically the direct and participated observation; field notes and the documentary analysis. As for the data processing, one followed the procedures proposed by Bardin (2013). The results of this study permitted to identify the Board of Educational Cooperation as a classroom dynamic which promotes moments of reflection and cooperation and these contribute to the development of the students’ skills in what concerns autonomy and acceptance of responsibility.Figueira, ConceiçãoRCIPLIsabel, Inês Alexandra Batalha2022-03-17T11:21:39Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14493TID:202938417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.490173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
title |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
spellingShingle |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos Isabel, Inês Alexandra Batalha Autonomia Conselho de Cooperação Educativa Responsabilização Board of Educational Cooperation Acceptance of responsibility Autonomy Cooperation |
title_short |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
title_full |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
title_fullStr |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
title_full_unstemmed |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
title_sort |
Conselho de Cooperação Educativa no 1.º CEB: processos de autonomização e responsabilização dos alunos |
author |
Isabel, Inês Alexandra Batalha |
author_facet |
Isabel, Inês Alexandra Batalha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira, Conceição RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabel, Inês Alexandra Batalha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Conselho de Cooperação Educativa Responsabilização Board of Educational Cooperation Acceptance of responsibility Autonomy Cooperation |
topic |
Autonomia Conselho de Cooperação Educativa Responsabilização Board of Educational Cooperation Acceptance of responsibility Autonomy Cooperation |
description |
Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências no 2.º CEB |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 2021-07-12T00:00:00Z 2022-03-17T11:21:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14493 TID:202938417 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14493 |
identifier_str_mv |
TID:202938417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133494623862784 |