O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, José Augusto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lunardi Mendes, Geovana, Sousa, Joana Raquel Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63133
Resumo: Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança
id RCAP_5ff1fb4b0826f97a0d093f4033a29778
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagemThe school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learningConhecimentoTecnologias digitaisAprendizagemknowledgedigital technologieslearningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudançaThis article addresses the school knowledge in the times of a plurality of knowledge and of new approaches to learning by two essential themes: the school – in between the past and the future – and the logic of organizing knowledge. At each point, questions were introduced to answer the foundational question of Curriculum Studies – What is the most valuable knowledge?. In the absence of a definitive answer, even more so with the affirmation of digital technologies and their impact on the ways of learning, the discussion centered on how the school has produced the rupture in the transition from a society of tradition, or transmission, to a society of knowledge. It is argued, therefore, that the discussion about knowledge is fundamental, even if it is necessary to review the logic and recognize the fact that technology alone does not introduce significant changes, although the way we act cognitively is in process of change.Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoLunardi Mendes, GeovanaSousa, Joana Raquel Faria2018-02-152018-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63133porPacheco, J. A., Mendes Lunardi, G., & Sousa, J. (2018). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação Unisinos, 22 (4), 268-277. doi: 10.4013/edu.2018.224.052177-621010.4013/edu.2018.224.05http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/view/722info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:14:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:14:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
The school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learning
title O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
spellingShingle O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
Pacheco, José Augusto
Conhecimento
Tecnologias digitais
Aprendizagem
knowledge
digital technologies
learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
title_full O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
title_fullStr O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
title_full_unstemmed O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
title_sort O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
author Pacheco, José Augusto
author_facet Pacheco, José Augusto
Lunardi Mendes, Geovana
Sousa, Joana Raquel Faria
author_role author
author2 Lunardi Mendes, Geovana
Sousa, Joana Raquel Faria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Lunardi Mendes, Geovana
Sousa, Joana Raquel Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Tecnologias digitais
Aprendizagem
knowledge
digital technologies
learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento
Tecnologias digitais
Aprendizagem
knowledge
digital technologies
learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-15
2018-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63133
url http://hdl.handle.net/1822/63133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pacheco, J. A., Mendes Lunardi, G., & Sousa, J. (2018). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação Unisinos, 22 (4), 268-277. doi: 10.4013/edu.2018.224.05
2177-6210
10.4013/edu.2018.224.05
http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/view/722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545249506983936