Actividades educativas para a conservação da avifauna: um contributo para a educação ambiental no parque urbano de Viana do Castelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luísa Costa de Castro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7106
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência do Ambiente - Área de Especialização em Ensino
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spelling Actividades educativas para a conservação da avifauna: um contributo para a educação ambiental no parque urbano de Viana do Castelo502:372.85372.85:50237.031:504504:37.031Dissertação de Mestrado em Ciência do Ambiente - Área de Especialização em EnsinoCom este trabalho pretendeu-se investigar o resultado da participação de alunos do oitavo ano de escolaridade numa actividade prática de campo (APC), relacionada com a identificação e conservação de aves e sobre as possíveis actividades a realizar no futuro parque urbano de Viana do Castelo. Paralelamente a este estudo, realizou-se um estudo secundário com o intuito de se averiguar as concepções de alguns elementos da população Vianense sobre a importância de um parque urbano e sobre possíveis actividades a explorar nesse parque. A investigação realizada com os alunos desenvolveu-se em cinco fases: a) na primeira e segunda fases realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a identificação e conservação de aves e sobre o trabalho de campo; b) na terceira fase planificou-se uma visita de campo à zona onde irá ser construído o futuro parque; c) na quarta fase elaborou-se um guião que serviu de apoio à visita de campo; d) na quinta e última fase procedeu-se à testagem da visita de estudo e do respectivo guião. Nesta última fase, os alunos realizaram os questionários pré e pós-teste e um questionário de apreciação da APC. O estudo realizado com a população vianense desenvolveu-se em três fases: a) na primeira fase elaborou-se o questionário a aplicar à população; b) na segunda fase aplicou-se o questionário à população; c) na terceira fase trataram-se e discutiram-se os resultados obtidos. O estudo realizado com os alunos classifica-se, como pré-experimental (Tuckman, 2002) ou quasi-experimental (MacMillan & Schumacher, 1997) do grupo único, com pré e pós-teste. O estudo com uma amostra da população de Viana do Castelo constitui- -se como uma pequena sondagem. Os resultados dos questionários pré e pós-teste permitem afirmar que há uma evolução nas respostas apresentadas pelos alunos, nomeadamente nas questões directamente relacionadas com as actividades mais exploradas durante a visita, como é o caso da anilhagem e da identificação de aves. Em relação às temáticas que exigiam uma análise mais cuidada nas aulas pós-visita e que, por falta de tempo, não receberam a atenção necessária, a participação na visita demonstrou-se menos relevante. Os resultados da aplicação destes questionários, permitem-nos concluir que os alunos possuem grandes dificuldades em aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a situações práticas, o que fortalece a necessidade de se realizarem em maior número actividades este tipo. Por seu lado, os resultados obtidos na validação do guião da visita permitem concluir que as respostas tendem a ser mais satisfatórias quando as questões focam aspectos que os alunos têm possibilidade de observar in situ e quando se estabelece uma relação com o currículo estudado durante as aulas. Os resultados obtidos nas questões relacionadas com a anilhagem de aves foram bastante satisfatórios o que leva a concluir que esta técnica pode ser muito cativante e educativa para os alunos. Considera-se que o local onde irá ser construído o futuro Parque Urbano de Viana do Castelo possui um elevado potencial para o desenvolvimento de actividades educativas relacionadas com a temática da identificação e conservação de aves. O guião elaborado é exequível e poderá servir de base a posteriores visitas ao parque, na medida em que possui um variado conjunto de actividades que aproveitam as potencialidades do parque, que permitem uma participação activa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e uma interacção constante com o meio natural, contribuindo para aprendizagens mais duradoiras e significativas. Relativamente, aos resultados obtidos através do questionário aplicado a alguns elementos da população de Viana do Castelo, conclui-se que o parque urbano já não é unicamente visto como um local de descanso, lazer e diversão, mas que também lhe é associado um papel educativo.The purpose of the present study was to investigate the results from the participation of 13- year old students in a field work relating to bird identification and preservation and to determine on possible activities to carry out in the future Viana do Castelo Urban Park. Simultaneously to this study, a secondary one was undertaken to inquire into the concepts of some elements of the population of Viana do Castelo concerning an urban park and possible activities to explore in this park. The investigation carried through with the students was developed in five phases: a) in the first and second phases, a bibliographical revision was made on bird identification and preservation and on field work, b) in the third phase, a field trip was planned to the zone where the future park will be constructed; c) in the fourth phase an guide was elaborated to support the field work; d) in the fifth and last phase, the field work and its guide were both evaluated. During this last phase, the students answered pre and post-test questionnaires and a questionnaire of appreciation of the field work. The study carried out with the population of Viana do Castelo was developed in three phases: a) in the first phase, a questionnaire was elaborated to apply to the population; b) in the second phase the questionnaire was applied to the population; c) in the third, the obtained results were treated and discussed. The study conducted by the students is classified as pre-experimental single group (Tuckman, 2002) or quasi-experimental single group (MacMillan & Schumacher, 1997), with pre and post-test. The study on a sample part of Viana do Castelo population constitutes as a small survey. The results of the pre and post-test questionnaires allow us to affirm that there is an evolution in the answers presented by the students, mainly in the questions directly related with the most explored activities during the visit, as it is the case of the ringing and the identification of birds. The participation in the visit was demonstrated less relevant in relation to the topics that asked for a more developed analysis during the after-visit lessons as, because of lack of time, those topics didn’t receive the necessary attention. The results of the application of these questionnaires allow us to conclude that the students have great difficulties in applying the theoretical knowledge acquired into practical situations, which strengthens the need of undertaking a bigger number of this kind of activities. On the other hand, the results obtained from the validation of the visit guide empower the conclusion that the answers tend to be more satisfactory when the questions focus on aspects that the students have possibility to observe in situ and when a relation to the curriculum studied during the lessons is established. The results obtained in the questions related to the ringing of birds were sufficiently satisfactory, what leads to the conclusion that this technique can be captivating and educative for the students. The place where the future Viana do Castelo Urban Park will be constructed is considered to possess a high potential for the development of educational activities related with the theme of bird identification and preservation. The elaborated guide is executable and can be used as base to subsequent visits to the park, as it possesses a broad set of different activities which primarily take advantage of the potentialities of the park and secondly lead the students to an active participation in the teachinglearning process. Furthermore those activities lead to a permanent interaction with the natural environment, therefore contributing to more significant and everlasting learning experiences. As to the results obtained through the applied questionnaire to some elements of Viana do Castelo population, we may conclude that the urban park will no longer be regarded as a sheer leisure and resting place because an educational role is already associated with it.Freitas, Mário Jorge Cardoso CoelhoUniversidade do MinhoBrito, Luísa Costa de Castro2007-03-072007-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:53.541153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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