O avesso da moda em The true cost (2015): a indústria do Fast Fashion no cinema documentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariane Velho da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/385
Resumo: Para além dos figurinos trajados e costumes apresentados em filmes, cinema e moda costuram-se em outras possibilidades nas telas contemporâneas. No presente estudo a temática moda no cinema se faz abordada por meio do documentário The True Cost (2015), de Andrew Morgan, no qual o diretor apresenta por meio de um discurso construído por imagens, relatos e entrevistas, o funcionamento da indústria do fast fashion, sistema de moda vigente nos dias atuais, que visa alta velocidade de produção e consumo de bens com informação de moda. Ao analisar tais características do citado filme, proble- matizamos questões pertinentes a verdade e ética no documentário; o quanto a produção de Morgan pode ser fidedigna, eloquente, persuasiva a depender do modo como se faz vista e interpretada. Para discorrer sobre o discurso presente em The True Cost (2015), o trabalho utiliza-se dos estudos propostos por autores como Fernão Pessoa Ramos (2013), Bill Nichols (2005), dentre outros, e suas teorias pertinentes à verdade, realidade e ética nos filmes documentários. Outro ponto apresentado e discutido nesta pesquisa, refere-se à própria temática discorrida em The True Cost (2015); os impactos sociais e ambientais do fast fashion, bem como as mudanças de comportamento de consumo e seus reflexos nos modos de fazer moda na contemporaneidade.
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