Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rovênia Amorim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Afonso, Almerindo Janela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84197
Resumo: As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.
id RCAP_6003d9f9cbe0b06e0ff4c6fb5071b18b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasTowards a postcolonial/decolonial critique of social relations in academic context: voices of Brazilian female studentsPour une critique postcoloniale/décoloniale des relations sociales dans un contexte académique: voix de étudiantes brésiliennesPós-colonialDe(s)colonialColonialidadeInterseccionalidadeStudent mobilityBrazil-PortugalColoniality of powerIntersectionalityObilité étudianteBrésil-PortugalColonialité du pouvoirIntersectionnalitéCiências Sociais::Ciências da EducaçãoÁgua potável e saneamentoAs experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.Experiences in internationalization and student mobility have been increasing, albeit in a very asymmetric way between countries. Portugal has welcomed students from different geographical origins, with the presence of Brazilians in higher education being particularly expressive. In regard to female students, this study reveals that social and academic relationships are not permeated only by gender stereotypes. In a broader and deeper critical analysis, postcolonial/decolonial theoretical concepts (such as coloniality of power) and intersectional methodology allow us to perceive subalternity conditions in the complex interaction of ethnic-racial, gender and national identities.Les expériences d’internationalisation et de mobilité des étudiants se sont multipliées, bien que de manière très asymétrique entre les pays. Le Portugal a accueilli des étudiants d’origines géographiques différentes, et la présence de brésiliens dans l’enseignement supérieur est particulièrement expressive. Notre étude montre que les relations sociales et académiques, en particulier en ce qui concerne les étudiantes, ne sont pas seulement traversées par des stéréotypes de genre. Dans une analyse critique plus large et plus approfondie, les concepts théoriques postcoloniales/décoloniales (tel que la colonialité du pouvoir) et la méthodologie intersectionnelle nous ont permis de percevoir conditions de subalternité dans l’interaction complexe des identités ethniques-raciales, de genre et de nationalité.Trabalho financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP//01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)Universidade do MinhoBorges, Rovênia AmorimAfonso, Almerindo Janela20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84197porBorges, R. A. & Afonso, A. J. (2021). Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasex æquo, n.º 44, pp. 129-143. DOI: https://10.22355/exaequo.2021.44.090874-55602184-038510.22355/exaequo.2021.44.09https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/para-uma-critica-pos-colonial-descolonial-das-relacoes-sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:59.190090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
Towards a postcolonial/decolonial critique of social relations in academic context: voices of Brazilian female students
Pour une critique postcoloniale/décoloniale des relations sociales dans un contexte académique: voix de étudiantes brésiliennes
title Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
spellingShingle Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
Borges, Rovênia Amorim
Pós-colonial
De(s)colonial
Colonialidade
Interseccionalidade
Student mobility
Brazil-Portugal
Coloniality of power
Intersectionality
Obilité étudiante
Brésil-Portugal
Colonialité du pouvoir
Intersectionnalité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Água potável e saneamento
title_short Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
title_full Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
title_fullStr Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
title_full_unstemmed Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
title_sort Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
author Borges, Rovênia Amorim
author_facet Borges, Rovênia Amorim
Afonso, Almerindo Janela
author_role author
author2 Afonso, Almerindo Janela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rovênia Amorim
Afonso, Almerindo Janela
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-colonial
De(s)colonial
Colonialidade
Interseccionalidade
Student mobility
Brazil-Portugal
Coloniality of power
Intersectionality
Obilité étudiante
Brésil-Portugal
Colonialité du pouvoir
Intersectionnalité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Água potável e saneamento
topic Pós-colonial
De(s)colonial
Colonialidade
Interseccionalidade
Student mobility
Brazil-Portugal
Coloniality of power
Intersectionality
Obilité étudiante
Brésil-Portugal
Colonialité du pouvoir
Intersectionnalité
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Água potável e saneamento
description As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84197
url https://hdl.handle.net/1822/84197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Borges, R. A. & Afonso, A. J. (2021). Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasex æquo, n.º 44, pp. 129-143. DOI: https://10.22355/exaequo.2021.44.09
0874-5560
2184-0385
10.22355/exaequo.2021.44.09
https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/para-uma-critica-pos-colonial-descolonial-das-relacoes-sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132486056280064