Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84197 |
Resumo: | As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade. |
id |
RCAP_6003d9f9cbe0b06e0ff4c6fb5071b18b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasTowards a postcolonial/decolonial critique of social relations in academic context: voices of Brazilian female studentsPour une critique postcoloniale/décoloniale des relations sociales dans un contexte académique: voix de étudiantes brésiliennesPós-colonialDe(s)colonialColonialidadeInterseccionalidadeStudent mobilityBrazil-PortugalColoniality of powerIntersectionalityObilité étudianteBrésil-PortugalColonialité du pouvoirIntersectionnalitéCiências Sociais::Ciências da EducaçãoÁgua potável e saneamentoAs experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade.Experiences in internationalization and student mobility have been increasing, albeit in a very asymmetric way between countries. Portugal has welcomed students from different geographical origins, with the presence of Brazilians in higher education being particularly expressive. In regard to female students, this study reveals that social and academic relationships are not permeated only by gender stereotypes. In a broader and deeper critical analysis, postcolonial/decolonial theoretical concepts (such as coloniality of power) and intersectional methodology allow us to perceive subalternity conditions in the complex interaction of ethnic-racial, gender and national identities.Les expériences d’internationalisation et de mobilité des étudiants se sont multipliées, bien que de manière très asymétrique entre les pays. Le Portugal a accueilli des étudiants d’origines géographiques différentes, et la présence de brésiliens dans l’enseignement supérieur est particulièrement expressive. Notre étude montre que les relations sociales et académiques, en particulier en ce qui concerne les étudiantes, ne sont pas seulement traversées par des stéréotypes de genre. Dans une analyse critique plus large et plus approfondie, les concepts théoriques postcoloniales/décoloniales (tel que la colonialité du pouvoir) et la méthodologie intersectionnelle nous ont permis de percevoir conditions de subalternité dans l’interaction complexe des identités ethniques-raciales, de genre et de nationalité.Trabalho financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP//01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)Universidade do MinhoBorges, Rovênia AmorimAfonso, Almerindo Janela20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84197porBorges, R. A. & Afonso, A. J. (2021). Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasex æquo, n.º 44, pp. 129-143. DOI: https://10.22355/exaequo.2021.44.090874-55602184-038510.22355/exaequo.2021.44.09https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/para-uma-critica-pos-colonial-descolonial-das-relacoes-sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:59.190090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras Towards a postcolonial/decolonial critique of social relations in academic context: voices of Brazilian female students Pour une critique postcoloniale/décoloniale des relations sociales dans un contexte académique: voix de étudiantes brésiliennes |
title |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
spellingShingle |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras Borges, Rovênia Amorim Pós-colonial De(s)colonial Colonialidade Interseccionalidade Student mobility Brazil-Portugal Coloniality of power Intersectionality Obilité étudiante Brésil-Portugal Colonialité du pouvoir Intersectionnalité Ciências Sociais::Ciências da Educação Água potável e saneamento |
title_short |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
title_full |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
title_fullStr |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
title_full_unstemmed |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
title_sort |
Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras |
author |
Borges, Rovênia Amorim |
author_facet |
Borges, Rovênia Amorim Afonso, Almerindo Janela |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Almerindo Janela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rovênia Amorim Afonso, Almerindo Janela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-colonial De(s)colonial Colonialidade Interseccionalidade Student mobility Brazil-Portugal Coloniality of power Intersectionality Obilité étudiante Brésil-Portugal Colonialité du pouvoir Intersectionnalité Ciências Sociais::Ciências da Educação Água potável e saneamento |
topic |
Pós-colonial De(s)colonial Colonialidade Interseccionalidade Student mobility Brazil-Portugal Coloniality of power Intersectionality Obilité étudiante Brésil-Portugal Colonialité du pouvoir Intersectionnalité Ciências Sociais::Ciências da Educação Água potável e saneamento |
description |
As experiências de internacionalização e mobilidade estudantil têm vindo a aumentar, ainda que de forma muito assimétrica entre países. Portugal tem acolhido estudantes de diferentes procedências geográficas, sendo particularmente expressiva a presença de brasileiras/os no ensino superior. No que diz respeito às estudantes, este estudo revela que as relações sociais e académicas não são atravessadas apenas por estereótipos de género. Numa análise crítica mais ampla e profunda, conceitos teóricos pós-coloniais/descoloniais (como colonialidade de poder) e a metodologia interseccional permitem perceber condições de subalternidade na interação complexa das identidades étnico-raciais, de género e de nacionalidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84197 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Borges, R. A. & Afonso, A. J. (2021). Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileirasex æquo, n.º 44, pp. 129-143. DOI: https://10.22355/exaequo.2021.44.09 0874-5560 2184-0385 10.22355/exaequo.2021.44.09 https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/para-uma-critica-pos-colonial-descolonial-das-relacoes-sociais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132486056280064 |