Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Isabel Maria Baptista
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13380
Resumo: O presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar.
id RCAP_6018f959258f4e46b7e50cf419876f59
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educadora: uma eterna aprendiz: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumTomás, Isabel Maria Baptista2016-04-29T10:05:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13380201334380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:05.119007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
title Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
spellingShingle Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
Tomás, Isabel Maria Baptista
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
title_full Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
title_fullStr Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
title_full_unstemmed Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
title_sort Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
author Tomás, Isabel Maria Baptista
author_facet Tomás, Isabel Maria Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Isabel Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-29T10:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13380
201334380
url http://hdl.handle.net/10400.26/13380
identifier_str_mv 201334380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015792627712