Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13380 |
Resumo: | O presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar. |
id |
RCAP_6018f959258f4e46b7e50cf419876f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13380 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumTomás, Isabel Maria Baptista2016-04-29T10:05:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13380201334380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:05.119007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
title |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
spellingShingle |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final Tomás, Isabel Maria Baptista Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
title_full |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
title_fullStr |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
title_full_unstemmed |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
title_sort |
Educadora: uma eterna aprendiz: relatório final |
author |
Tomás, Isabel Maria Baptista |
author_facet |
Tomás, Isabel Maria Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Isabel Maria Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O presente relatório é o culminar deste último ano de estudos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O conteúdo que apresento vem no seguimento da Prática Educativa [unidade curricular anual] que aliou a teoria à prática, ou seja, as aulas ao estágio curricular. Este documento encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à contextualização. Neste ponto, descrevo e caracterizo a instituição, o grupo, o ambiente educativo, as metodologias e modelo curricular seguido pela instituição. A segunda parte é relativa ao itinerário formativo. Aqui descrevo o meu percurso e ações nas várias fases que caracterizaram o meu estágio curricular, desde a observação, integração até à implementação do nosso projeto curricular. Acabo este ponto com uma pequena reflexão acerca do meu processo formativo. Na terceira e última parte, apresento cinco experiências-chave. Quatro delas constituem pontos chave sobre os quais considerei importante refletir. Algumas descrevem desafios que surgiram na minha prática enquanto estagiária, ou problemáticas com as quais, enquanto futura educadora, sei que me vou debater; outras compõem situações observadas em estágio curricular ou discutidas em aula. Termino com a quinta experiência-chave que diz respeito ao exercício de investigação desenvolvido em par pedagógico com o grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de estagiar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-29T10:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13380 201334380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13380 |
identifier_str_mv |
201334380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015792627712 |