Artes visuais: um paradigma interdisciplinar para a educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62755 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Artes visuais: um paradigma interdisciplinar para a educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicoVisual arts: a interdisciplinary paradigm for pre-school and first cycle of educationArtes visuaisDesenvolvimento holísticoInterdisciplinaridadeVisual artsInterdisciplinarityHolistic developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório “Artes Visuais: Um paradigma interdisciplinar para a Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico” constituiu-se por dois Projetos de Intervenção, realizados no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (I e II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes ocorreram em dois contextos distintos: um grupo heterogéneo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, a frequentar um Jardim de Infância público, e um grupo de crianças de uma turma o 2.º ano, a frequentar uma instituição privada. No âmbito do Jardim de Infância, o projeto surgiu a partir das potencialidades pedagógicas criadas pela obra “O Monstro das Cores” (Anna Llenas, 2018), que tinha assumido um grande impacto na aprendizagem do grupo de crianças. No 1.º ciclo, o projeto desenvolveu-se em paralelo com a celebração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, dinamizada pela instituição. A intencionalidade de partir da Educação Artística nos dois ciclos de ensino justifica-se pela vontade de promover a articulação dos saberes, partindo desta área. Por outro lado, também se destaca o propósito de colmatar a baixa representatividade dos conteúdos das Artes Visuais, constatada no 1.º ciclo. Neste sentido, foi pensada uma prática pedagógica que desafiasse e ampliasse as aprendizagens das crianças no âmbito das Artes Visuais. Para tal, recorremos à metodologia investigação-ação, cujo processo de intervenção permitiu integrar processos de observação, reflexão e pesquisa teórica, de modo a analisar e avaliar a ação pedagógica. Verificámos que os resultados foram alcançados através de uma melhoria na compreensão dos processos e aprendizagens desenvolvidos, analisando as atividades propostas e as produções das crianças. Neste sentido, revela-se a pertinência de criar momentos de contacto com as Artes Visuais, estabelecendo elos de ligação entre as suas potencialidades e a articulação com outras áreas do saber, que se refletiram no desenvolvimento de capacidades criativas, expressivas, cognitivas, pessoais e sociais das crianças.The report “Visual Arts: A interdisciplinary paradigm for Pre-School and First Cycle of Education” is constituting by two Intervention Projects held in Supervised Teaching Practice (I and II), integrated in Pre-School and First Cycle Education master’s degree. These took place in two different contexts: one heterogeneous group with ages between 3 and 6 years old, attending a public Kindergarten, and one group of children in the second year, attending in a private school. Within Kindergarten, the project rised up by the pedagogical potentialities created by “The Colour Monster” (Anna Llennas, 2017), which assumed a big impact on the children’s learning. Within 1st cycle, the project was developed in parallel with the celebration of the 500 years of Leonardo da Vinci’s death, dinamized by the private school. The intention of stem for Artistic Education in the two cycles is justified by the will of promoting the articulation of the knowledge, starting with Visual Arts. Besides that, also stands out the purpose of fill the low representative of these contents diagnosed in 1st cycle. Therefore, it was thought a pedagogical practice which challenged and expanded learning skills within Visual Arts. To this end we used investigation-action method, existing the necessity, during the intervention process, of integrate observation, reflection’s process and some theory research, for analyse and evaluate the pedagocial action. The results have been achieved through comprehension of the process and learning development, analysed the purposals and children production. In this way, there is prove of the pertinence of create moments to contact with Visual Arts, by creating the links between their potential and the articulation with other knowledge areas, which were reflected on the development of creative, expressive, cognitive, personal and social capacities of children.Palhares, Sandra Susana Pires SilvaUniversidade do MinhoJesus, Ana Margarida Vieira Pereira de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62755por202319539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:46.374498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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