A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Alexandra C. L.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/14660
Resumo: O objectivo deste trabalho é fazer uma reflexão crítica sobre o modo como o conceito de criatividade é perspectivado actualmente no ensino/aprendizagem da escrita em língua materna e avançar uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica do mesmo. No primeiro capítulo, a história da palavra e do conceito, traçada de forma breve, ajuda-nos a compreender as razões da dificuldade sentida pelos estudiosos da criatividade em defini-la de forma clara e unívoca. São também apresentadas as principais acepções do conceito nas áreas da Psicologia Cognitiva, da Linguística e da Pedagogia, fundamentais no âmbito deste trabalho. no segundo capítulo, analisamos sucintamente o tratamento dado à escrita e À criatividade nos actuais programas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Concluímos que, nos programas do Ensino Básico, é dado destaque excessivo à escrita lúdica em detrimento da escrita para apropriação de técnicas e modelos, e que a tónica é posta na escrita enquanto produto e não na reflexão sobre o processo de escrita. E se estas lacunas são já ultrapassadas nos programas do Ensino Secundário, o facto é que a falta de clareza e de critérios em torno do conceito de criatividade são comuns aos dois textos programáticos. Ainda no capítulo II, apresentamos e comentamos três propostas de explicitação e operacionalização pedagógica do conceito de criatividade: a de Ana Mª Santos e Mª J. Balancho, a de Teresa Guedes e a de Mª Alves Pereira. Apesar de existirem diferenças ao nível da fundamentação pedagógica-didáctica destas propostas, elas apresentam como traço comum - por nós contestado - uma concepção da criatividade como meio de aprendizagem, baseada no espontaneísmo, na aprendizagem autónoma e na livre expressão dos alunos. (...)
id RCAP_e0a814bce754f461cf8eb3896f277c80
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/14660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógicaEscrita - CriatividadeLíngua portuguesa - EnsinoLinguísticaO objectivo deste trabalho é fazer uma reflexão crítica sobre o modo como o conceito de criatividade é perspectivado actualmente no ensino/aprendizagem da escrita em língua materna e avançar uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica do mesmo. No primeiro capítulo, a história da palavra e do conceito, traçada de forma breve, ajuda-nos a compreender as razões da dificuldade sentida pelos estudiosos da criatividade em defini-la de forma clara e unívoca. São também apresentadas as principais acepções do conceito nas áreas da Psicologia Cognitiva, da Linguística e da Pedagogia, fundamentais no âmbito deste trabalho. no segundo capítulo, analisamos sucintamente o tratamento dado à escrita e À criatividade nos actuais programas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Concluímos que, nos programas do Ensino Básico, é dado destaque excessivo à escrita lúdica em detrimento da escrita para apropriação de técnicas e modelos, e que a tónica é posta na escrita enquanto produto e não na reflexão sobre o processo de escrita. E se estas lacunas são já ultrapassadas nos programas do Ensino Secundário, o facto é que a falta de clareza e de critérios em torno do conceito de criatividade são comuns aos dois textos programáticos. Ainda no capítulo II, apresentamos e comentamos três propostas de explicitação e operacionalização pedagógica do conceito de criatividade: a de Ana Mª Santos e Mª J. Balancho, a de Teresa Guedes e a de Mª Alves Pereira. Apesar de existirem diferenças ao nível da fundamentação pedagógica-didáctica destas propostas, elas apresentam como traço comum - por nós contestado - uma concepção da criatividade como meio de aprendizagem, baseada no espontaneísmo, na aprendizagem autónoma e na livre expressão dos alunos. (...)Porto : [Edição do Autor]20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/14660porSilva, Cláudia Alexandra C. L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:47:52Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/14660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:47:52.575980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
title A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
spellingShingle A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
Silva, Cláudia Alexandra C. L.
Escrita - Criatividade
Língua portuguesa - Ensino
Linguística
title_short A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
title_full A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
title_fullStr A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
title_full_unstemmed A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
title_sort A criatividade na escrita dos alunos de língua materna : uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica
author Silva, Cláudia Alexandra C. L.
author_facet Silva, Cláudia Alexandra C. L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Alexandra C. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - Criatividade
Língua portuguesa - Ensino
Linguística
topic Escrita - Criatividade
Língua portuguesa - Ensino
Linguística
description O objectivo deste trabalho é fazer uma reflexão crítica sobre o modo como o conceito de criatividade é perspectivado actualmente no ensino/aprendizagem da escrita em língua materna e avançar uma proposta de teorização e de abordagem pedagógica do mesmo. No primeiro capítulo, a história da palavra e do conceito, traçada de forma breve, ajuda-nos a compreender as razões da dificuldade sentida pelos estudiosos da criatividade em defini-la de forma clara e unívoca. São também apresentadas as principais acepções do conceito nas áreas da Psicologia Cognitiva, da Linguística e da Pedagogia, fundamentais no âmbito deste trabalho. no segundo capítulo, analisamos sucintamente o tratamento dado à escrita e À criatividade nos actuais programas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Concluímos que, nos programas do Ensino Básico, é dado destaque excessivo à escrita lúdica em detrimento da escrita para apropriação de técnicas e modelos, e que a tónica é posta na escrita enquanto produto e não na reflexão sobre o processo de escrita. E se estas lacunas são já ultrapassadas nos programas do Ensino Secundário, o facto é que a falta de clareza e de critérios em torno do conceito de criatividade são comuns aos dois textos programáticos. Ainda no capítulo II, apresentamos e comentamos três propostas de explicitação e operacionalização pedagógica do conceito de criatividade: a de Ana Mª Santos e Mª J. Balancho, a de Teresa Guedes e a de Mª Alves Pereira. Apesar de existirem diferenças ao nível da fundamentação pedagógica-didáctica destas propostas, elas apresentam como traço comum - por nós contestado - uma concepção da criatividade como meio de aprendizagem, baseada no espontaneísmo, na aprendizagem autónoma e na livre expressão dos alunos. (...)
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/14660
url http://hdl.handle.net/10216/14660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135796815462401