Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6107 |
Resumo: | O presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso. |
id |
RCAP_604f17eab3a0d5b307749d3736f4069d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu MarcaViseuMarketing-TerritorialBrandigMarcaComunicaçãoSponsoringViseu MarcaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso.ABSTRACT This internship report is part of the 2nd year of Master in Marketing taught by the Viseu Management School of Technology of the Polytechnic Institute of Viseu,aiming to present the activities carried out under the curricular internship. This took place, from October 2018 to May 2019, at Viseu Marca - Association of Culture, Events and Promotion. Territorial Marketing Association and City Branding whose main objective is focused on Viseu brand promotion. Its culture, traditions, talents and events are valued and work object in the association, in order to create value and dimension to the brand - Viseu. Studying and understanding which marketing strategies are used to promote and develop a city is the focus of study. Establishing ties and partnerships with companies, brands, organizations and institutions goes through the association's strategy to increase its growth in order to enhance its action in the market. Make Viseu a tourist destination of excellence, valuing the best that is done here. The functions performed during the internship and the focus of my activities were in the communication management, sponsoring and activation of Viseu Marca. Communication is one of the pillars for the success of brand promotion, as well as establishing partnerships and sponsorships that leverage and value its development and are key to enhancing your work. This report is divided into four parts, namely, the characterization and presentation of the host company, Viseu Marca, as well as its contextualization in the surrounding market; a review of the literature on the theme and the main themes addressed during the internship, which meet the role of Viseu Marca and its objectives; the description and presentation of the activities performed during the internship period, and finally a brief reflection and critical appreciation of the work performed and developed, as well as a description of the skills acquired during this course.Antunes, Joaquim GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDuarte, Carolina Alexandra Marques2020-01-16T13:58:09Z2019-12-182019-10-252019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6107TID:202366588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:05.711139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
title |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
spellingShingle |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca Duarte, Carolina Alexandra Marques Viseu Marketing-Territorial Brandig Marca Comunicação Sponsoring Viseu Marca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
title_full |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
title_fullStr |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
title_sort |
Estratégias de Marketing na Promoção e Desenvolvimento de uma Cidade: Viseu Marca |
author |
Duarte, Carolina Alexandra Marques |
author_facet |
Duarte, Carolina Alexandra Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Joaquim Gonçalves Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Carolina Alexandra Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viseu Marketing-Territorial Brandig Marca Comunicação Sponsoring Viseu Marca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Viseu Marketing-Territorial Brandig Marca Comunicação Sponsoring Viseu Marca Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano de Mestrado em Marketing lecionado pela Escola Superior de Tecnologia a Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu, tendo como objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular. Este decorreu, de outubro de 2018 a maio de 2019, na Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção. Esta associação está relacionada com o marketing territorial e city branding e tem como principal objetivo o enfoque na promoção da marca Viseu. A sua cultura, tradições, talentos e eventos são valorizados e são objeto de trabalho na associação, com a finalidade de criar valor e dimensão à marca - Viseu. Estudar e perceber quais as estratégias de marketing utilizadas na promoção e desenvolvimento de uma cidade são o enfoque deste estudo. Estabelecer laços e parcerias com empresas, marcas, organizações e instituições passam pela estratégia da associação para aumentar o seu crescimento com o intuito de potencializar a sua ação no mercado. Tornar Viseu um destino turístico de excelência, valorizando o que de “melhor se faz por cá”, é o principal objetivo da Viseu Marca. As funções desempenhadas durante o estágio e o enfoque das minhas atividades estiveram na gestão de comunicação, sponsoring e ativação da Viseu Marca. A comunicação é um dos pilares para o sucesso da promoção de uma marca, assim como estabelecer parcerias e patrocínios que alavancam e valorizam o seu desenvolvimento sendo peças fundamentais para potencializar o seu trabalho. O presente relatório está dividido em quatro partes, nomeadamente, a caraterização e apresentação da empresa acolhedora, a Viseu Marca, bem como a sua contextualização no mercado envolvente; uma revisão da Literatura sobre a temática e os principais temas abordados durante o estágio, que vão de encontro ao papel da Viseu Marca e os seus objetivos; a descrição e apresentação das atividades realizadas ao longo do período de estágio, e por último uma breve reflecção e apreciação crítica do trabalho realizado e desenvolvido, assim como, uma descrição das competências adquiridas durante este percurso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 2019-10-25 2019-12-18T00:00:00Z 2020-01-16T13:58:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6107 TID:202366588 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6107 |
identifier_str_mv |
TID:202366588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130911507218432 |