Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria do Socorro Nóbrega
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3813
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar a compreensão da prática pedagógica e a necessidade de formação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada, identificando as práticas pedagógicas docentes a partir de como o professor de ensino superior ministra suas aulas e como avalia, destacando as perspectivas que o professor de ensino superior aspira no dia a dia, apontando as dificuldades bem como os desencantos sofridos pelos professores no âmbito do ensino superior. O trabalho processa-se a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo e realizada com professores escolhidos de forma aleatória de uma Instituição de Ensino Superior de caráter privado, localizada na região do sertão da Paraíba, no Brasil, tendo como população pesquisada trinta e seis professores dos Cursos de Direito e Fisioterapia, consultados através de um inquérito por questionário, contendo dezoito questões que, ao serem analisadas, propiciaram reflexões importantes, mostrando, a partir desses resultados, como se dá a natureza da prática nessa Instituição de Ensino Superior, dessa região, seus sonhos e problemas. Aponta, também, a necessidade do docente de nível superior buscar novos caminhos para superar as dificuldades, pautando-se na ética e no respeito às diferenças, sempre reconstruindo os conhecimentos na busca constante do fazer pedagógico eficaz.
id RCAP_605c4206fb29d279fa8abd57c9753beb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino SuperiorEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORAPRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICASFORMAÇÃO DE PROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONHIGHER EDUCATIONLEARNINGEDUCATIONAL PRACTICESTEACHERS EDUCATIONEsta pesquisa objetivou investigar a compreensão da prática pedagógica e a necessidade de formação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada, identificando as práticas pedagógicas docentes a partir de como o professor de ensino superior ministra suas aulas e como avalia, destacando as perspectivas que o professor de ensino superior aspira no dia a dia, apontando as dificuldades bem como os desencantos sofridos pelos professores no âmbito do ensino superior. O trabalho processa-se a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo e realizada com professores escolhidos de forma aleatória de uma Instituição de Ensino Superior de caráter privado, localizada na região do sertão da Paraíba, no Brasil, tendo como população pesquisada trinta e seis professores dos Cursos de Direito e Fisioterapia, consultados através de um inquérito por questionário, contendo dezoito questões que, ao serem analisadas, propiciaram reflexões importantes, mostrando, a partir desses resultados, como se dá a natureza da prática nessa Instituição de Ensino Superior, dessa região, seus sonhos e problemas. Aponta, também, a necessidade do docente de nível superior buscar novos caminhos para superar as dificuldades, pautando-se na ética e no respeito às diferenças, sempre reconstruindo os conhecimentos na busca constante do fazer pedagógico eficaz.This research aimed to investigate the understanding of teaching practice and the need for training of teachers of a private Institution of Higher Education, identifying teaching practices from faculty as professor of higher education aspires day-to-day, as well as pointing out the difficulties the disappointments suffered by teachers in higher education. The work takes place from a guided study in the frame of a theoretical research, followed by a field survey conducted with teachers and chosen at random from a Higher Education Institution Private, located in the backlands region of Paraiba, in Brazil, having as the population surveyed thirtysix professors of law and Physiotherapy courses, consulted through a questionnaire, containing eighteen questions which, when analyzed, propitiated important reflections showing from these results, how is the nature of practice at this institution of higher education, this region, their dreams and problems. Also discussed are the need for teaching higher-level seek new ways to overcome the difficulties, basing itself on ethics and respect for differences, always reconstructing knowledge in constant search of the pedagogical effective.2013-07-08T14:49:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3813porLopes, Maria do Socorro Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:07.512002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
title Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
spellingShingle Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
Lopes, Maria do Socorro Nóbrega
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
LEARNING
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
title_short Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
title_full Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
title_fullStr Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
title_full_unstemmed Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
title_sort Análise da prática pedagógica do Professor de Ensino Superior
author Lopes, Maria do Socorro Nóbrega
author_facet Lopes, Maria do Socorro Nóbrega
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria do Socorro Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
LEARNING
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
LEARNING
EDUCATIONAL PRACTICES
TEACHERS EDUCATION
description Esta pesquisa objetivou investigar a compreensão da prática pedagógica e a necessidade de formação dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada, identificando as práticas pedagógicas docentes a partir de como o professor de ensino superior ministra suas aulas e como avalia, destacando as perspectivas que o professor de ensino superior aspira no dia a dia, apontando as dificuldades bem como os desencantos sofridos pelos professores no âmbito do ensino superior. O trabalho processa-se a partir de um estudo pautado no referencial de uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo e realizada com professores escolhidos de forma aleatória de uma Instituição de Ensino Superior de caráter privado, localizada na região do sertão da Paraíba, no Brasil, tendo como população pesquisada trinta e seis professores dos Cursos de Direito e Fisioterapia, consultados através de um inquérito por questionário, contendo dezoito questões que, ao serem analisadas, propiciaram reflexões importantes, mostrando, a partir desses resultados, como se dá a natureza da prática nessa Instituição de Ensino Superior, dessa região, seus sonhos e problemas. Aponta, também, a necessidade do docente de nível superior buscar novos caminhos para superar as dificuldades, pautando-se na ética e no respeito às diferenças, sempre reconstruindo os conhecimentos na busca constante do fazer pedagógico eficaz.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-07-08T14:49:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3813
url http://hdl.handle.net/10437/3813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131238415466496