Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrondo, Odília Maria Caria Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2107
Resumo: Ao nível da competência do modo oral, pretende-se que os alunos, ao longo de cada ciclo de escolaridade dominem progressivamente a compreensão dos vários discursos, essenciais para uma plena inserção na vida ativa. Também se pretende um alargamento progressivo, ao nível da expressão oral em português padrão. O Clube Bus “Espanta Vícios”, enquanto projeto promotor da integração social de jovens de áreas desfavorecidas, pretende prevenir fatores de marginalização social. Procura ainda, desenvolver competências sociais nos jovens abrangidos e promover a sua participação cívica, incentivar a motivação, sucesso escolar, combate ao absentismo e efetivar o apoio pedagógico na realização de trabalhos escolares e aplicação de métodos de estudo. Este estudo procura refletir sobre o contributo do Clube Bus “Espanta Vícios”, projeto da “Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento”, na melhoria das competências orais dos jovens frequentadores do projeto. Pretendemos, assim, demonstrar a importância das aprendizagens informais ao nível, sobretudo da oralidade, fora do contexto escolar e num espaço informal. Para isso, assumimos uma abordagem de tipo qualitativa, tendo os dados sido obtidos a partir da transcrição de gravações áudio, colhidas durante a realização de algumas atividades levadas a cabo no espaço do projeto. Este trabalho permitiu-nos refletir sobre a aquisição e desenvolvimento de competências do modo oral nos jovens que participam no projeto, bem como sobre formas de agir no nosso desempenho enquanto professora/mediadora, não só neste projeto também num sentido mais lato, na profissão docente. Constatamos que muito pode ainda ser feito, ao nível da oralidade. É nosso propósito continuar a estimular o desenvolvimento dos jovens, de uma forma lúdica, é certo, mas “a brincar também se aprende”.
id RCAP_606329d8a02ef160c6f4c49245ba7813
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agirExpressão oralCompetências oraisAo nível da competência do modo oral, pretende-se que os alunos, ao longo de cada ciclo de escolaridade dominem progressivamente a compreensão dos vários discursos, essenciais para uma plena inserção na vida ativa. Também se pretende um alargamento progressivo, ao nível da expressão oral em português padrão. O Clube Bus “Espanta Vícios”, enquanto projeto promotor da integração social de jovens de áreas desfavorecidas, pretende prevenir fatores de marginalização social. Procura ainda, desenvolver competências sociais nos jovens abrangidos e promover a sua participação cívica, incentivar a motivação, sucesso escolar, combate ao absentismo e efetivar o apoio pedagógico na realização de trabalhos escolares e aplicação de métodos de estudo. Este estudo procura refletir sobre o contributo do Clube Bus “Espanta Vícios”, projeto da “Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento”, na melhoria das competências orais dos jovens frequentadores do projeto. Pretendemos, assim, demonstrar a importância das aprendizagens informais ao nível, sobretudo da oralidade, fora do contexto escolar e num espaço informal. Para isso, assumimos uma abordagem de tipo qualitativa, tendo os dados sido obtidos a partir da transcrição de gravações áudio, colhidas durante a realização de algumas atividades levadas a cabo no espaço do projeto. Este trabalho permitiu-nos refletir sobre a aquisição e desenvolvimento de competências do modo oral nos jovens que participam no projeto, bem como sobre formas de agir no nosso desempenho enquanto professora/mediadora, não só neste projeto também num sentido mais lato, na profissão docente. Constatamos que muito pode ainda ser feito, ao nível da oralidade. É nosso propósito continuar a estimular o desenvolvimento dos jovens, de uma forma lúdica, é certo, mas “a brincar também se aprende”.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaPais, António PereirauBibliorumCarrondo, Odília Maria Caria Nogueira2014-07-25T09:23:22Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:48.954894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
title Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
spellingShingle Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
Carrondo, Odília Maria Caria Nogueira
Expressão oral
Competências orais
title_short Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
title_full Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
title_fullStr Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
title_sort Desenvolvimento de competências do modo oral: refletir para agir
author Carrondo, Odília Maria Caria Nogueira
author_facet Carrondo, Odília Maria Caria Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Pais, António Pereira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrondo, Odília Maria Caria Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão oral
Competências orais
topic Expressão oral
Competências orais
description Ao nível da competência do modo oral, pretende-se que os alunos, ao longo de cada ciclo de escolaridade dominem progressivamente a compreensão dos vários discursos, essenciais para uma plena inserção na vida ativa. Também se pretende um alargamento progressivo, ao nível da expressão oral em português padrão. O Clube Bus “Espanta Vícios”, enquanto projeto promotor da integração social de jovens de áreas desfavorecidas, pretende prevenir fatores de marginalização social. Procura ainda, desenvolver competências sociais nos jovens abrangidos e promover a sua participação cívica, incentivar a motivação, sucesso escolar, combate ao absentismo e efetivar o apoio pedagógico na realização de trabalhos escolares e aplicação de métodos de estudo. Este estudo procura refletir sobre o contributo do Clube Bus “Espanta Vícios”, projeto da “Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento”, na melhoria das competências orais dos jovens frequentadores do projeto. Pretendemos, assim, demonstrar a importância das aprendizagens informais ao nível, sobretudo da oralidade, fora do contexto escolar e num espaço informal. Para isso, assumimos uma abordagem de tipo qualitativa, tendo os dados sido obtidos a partir da transcrição de gravações áudio, colhidas durante a realização de algumas atividades levadas a cabo no espaço do projeto. Este trabalho permitiu-nos refletir sobre a aquisição e desenvolvimento de competências do modo oral nos jovens que participam no projeto, bem como sobre formas de agir no nosso desempenho enquanto professora/mediadora, não só neste projeto também num sentido mais lato, na profissão docente. Constatamos que muito pode ainda ser feito, ao nível da oralidade. É nosso propósito continuar a estimular o desenvolvimento dos jovens, de uma forma lúdica, é certo, mas “a brincar também se aprende”.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
2014-07-25T09:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2107
url http://hdl.handle.net/10400.6/2107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336705224704