Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Maria Mascato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36172
Resumo: O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, na planificação, na implementação e na avaliação de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo os documentos curriculares de referência, o desenvolvimento de competências orais é essencial nos primeiros anos de escolaridade. Porém, não existem muitos estudos identificados neste domínio. Assim, os principais objetivos deste projeto podem ser enunciados da seguinte forma: i) compreender como os alunos planificam e realizam uma exposição oral; ii) desenvolver um projeto promotor de desenvolvimento de competências de exposição oral; iii) avaliar os efeitos da sua implementação na promoção de competências de exposição oral. A sequência didática desenvolvida seguiu orientações teóricas relacionadas com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, o ensino da oralidade no 1.º CEB, a comunicação oral e comunicação oral formal, o ensino dos géneros textuais orais e a sequência didática como dispositivo orientador para o ensino do género. O projeto assumiu características de investigação-ação, sendo as principais técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação, nomeadamente notas de campo, fotografias e grelhas de observação e a compilação documental, através das reflexões e documentos. Os resultados obtidos permitiram verificar que as atividades implementadas ao longo da sequência didática contribuíram para melhorar a qualidade das exposições orais dos alunos. Essas melhorias são visíveis, sobretudo, ao nível dos conhecimentos adquiridos e ao nível da postura dos alunos.
id RCAP_648451049515876294a8bdedec048eb1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oralExposição oralOralidadeExpressão oral1.º Ciclo do Ensino BásicoCompetências oraisO presente relatório visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, na planificação, na implementação e na avaliação de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo os documentos curriculares de referência, o desenvolvimento de competências orais é essencial nos primeiros anos de escolaridade. Porém, não existem muitos estudos identificados neste domínio. Assim, os principais objetivos deste projeto podem ser enunciados da seguinte forma: i) compreender como os alunos planificam e realizam uma exposição oral; ii) desenvolver um projeto promotor de desenvolvimento de competências de exposição oral; iii) avaliar os efeitos da sua implementação na promoção de competências de exposição oral. A sequência didática desenvolvida seguiu orientações teóricas relacionadas com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, o ensino da oralidade no 1.º CEB, a comunicação oral e comunicação oral formal, o ensino dos géneros textuais orais e a sequência didática como dispositivo orientador para o ensino do género. O projeto assumiu características de investigação-ação, sendo as principais técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação, nomeadamente notas de campo, fotografias e grelhas de observação e a compilação documental, através das reflexões e documentos. Os resultados obtidos permitiram verificar que as atividades implementadas ao longo da sequência didática contribuíram para melhorar a qualidade das exposições orais dos alunos. Essas melhorias são visíveis, sobretudo, ao nível dos conhecimentos adquiridos e ao nível da postura dos alunos.This report aims to present the intervention-research project that consisted in the design, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence on the teaching and learning of oral presentation skills in a 3rd grade class of the 1st cycle of basic education. According to the reference curriculum documents, the development of oral skills is essential in the early years of schooling. However, there are not many studies identified in this area. Thus, the main objectives of this project can be stated as follows: i) to understand how students plan and carry out an oral presentation; ii) to develop a project promoting the development of oral presentation skills; iii) to evaluate the effects of its implementation on the promotion of oral presentation skills. The didactic sequence developed followed theoretical guidelines related to language acquisition and development, the teaching of orality in the 1st CEB, oral communication and formal oral communication, the teaching of oral textual genres, and the didactic sequence as a guiding device for genre teaching. The project assumed action-research characteristics, and the main techniques and instruments for data collection were the questionnaire survey, observation, namely field notes, photographs and observation grids, and document compilation. The results obtained allowed us to verify that the activities implemented throughout the didactic sequence contributed to improve the quality of the students' oral presentations. These improvements are mainly visible in the acquired knowledge and in the students' posture.2023-02-01T10:00:13Z2022-12-20T00:00:00Z2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36172porFerreira, Joana Maria Mascatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:43Zoai:ria.ua.pt:10773/36172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.942766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
title Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
spellingShingle Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
Ferreira, Joana Maria Mascato
Exposição oral
Oralidade
Expressão oral
1.º Ciclo do Ensino Básico
Competências orais
title_short Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
title_full Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
title_fullStr Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
title_full_unstemmed Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
title_sort Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
author Ferreira, Joana Maria Mascato
author_facet Ferreira, Joana Maria Mascato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Maria Mascato
dc.subject.por.fl_str_mv Exposição oral
Oralidade
Expressão oral
1.º Ciclo do Ensino Básico
Competências orais
topic Exposição oral
Oralidade
Expressão oral
1.º Ciclo do Ensino Básico
Competências orais
description O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, na planificação, na implementação e na avaliação de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo os documentos curriculares de referência, o desenvolvimento de competências orais é essencial nos primeiros anos de escolaridade. Porém, não existem muitos estudos identificados neste domínio. Assim, os principais objetivos deste projeto podem ser enunciados da seguinte forma: i) compreender como os alunos planificam e realizam uma exposição oral; ii) desenvolver um projeto promotor de desenvolvimento de competências de exposição oral; iii) avaliar os efeitos da sua implementação na promoção de competências de exposição oral. A sequência didática desenvolvida seguiu orientações teóricas relacionadas com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, o ensino da oralidade no 1.º CEB, a comunicação oral e comunicação oral formal, o ensino dos géneros textuais orais e a sequência didática como dispositivo orientador para o ensino do género. O projeto assumiu características de investigação-ação, sendo as principais técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação, nomeadamente notas de campo, fotografias e grelhas de observação e a compilação documental, através das reflexões e documentos. Os resultados obtidos permitiram verificar que as atividades implementadas ao longo da sequência didática contribuíram para melhorar a qualidade das exposições orais dos alunos. Essas melhorias são visíveis, sobretudo, ao nível dos conhecimentos adquiridos e ao nível da postura dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T00:00:00Z
2022-12-20
2023-02-01T10:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36172
url http://hdl.handle.net/10773/36172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725752803328