Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Catarina Carneiro de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Paula, Rito, Pedro Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8099
Resumo: A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
id RCAP_6063a4e4ecdd9e80347c1c214aab7242
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaMetaversoOpenSimulatorAprendizagem imersivaCocriaçãoIPVersoImmersive learningCo-creationMetaverseA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.The activity "Education and Co-creation in the Metaverse in a Mixed Approach" was carried out as part of the IPV Inova e Inclui project, with the aim of developing a simulator in a virtual environment to represent the Polytechnic Institute of Viseu. To create this immersive space, transversal and multidisciplinary co-creation workshops were organised in collaborative and creative virtual environments. We propose a speculative analysis of the results of the teaching-learning processes of these workshops in the light of the three-dimensional understanding of immersion formulated by Morgado (2022), to understand where we can situate this case in terms of immersion by the system, immersion by the narrative, and immersion by the agency. We believe that this was a case of immersive learning with high levels of immersion in all three axes, with immersion by the system and by the agency standing out.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Catarina Carneiro deRodrigues, PaulaRito, Pedro Neves2023-12-04T10:30:15Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8099porSousa, C. C., Rodrigues, P., Rito, P. N., & Figueiredo, S. (2023). Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista. APEduC Revista/ APEduC Journal, 4(2), 123-145.2184-7436https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.475info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T02:30:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:40.548781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
title Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
spellingShingle Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
Sousa, Catarina Carneiro de
Metaverso
OpenSimulator
Aprendizagem imersiva
Cocriação
IPVerso
Immersive learning
Co-creation
Metaverse
title_short Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
title_full Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
title_fullStr Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
title_full_unstemmed Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
title_sort Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
author Sousa, Catarina Carneiro de
author_facet Sousa, Catarina Carneiro de
Rodrigues, Paula
Rito, Pedro Neves
author_role author
author2 Rodrigues, Paula
Rito, Pedro Neves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Catarina Carneiro de
Rodrigues, Paula
Rito, Pedro Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Metaverso
OpenSimulator
Aprendizagem imersiva
Cocriação
IPVerso
Immersive learning
Co-creation
Metaverse
topic Metaverso
OpenSimulator
Aprendizagem imersiva
Cocriação
IPVerso
Immersive learning
Co-creation
Metaverse
description A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T10:30:15Z
2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8099
url http://hdl.handle.net/10400.19/8099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, C. C., Rodrigues, P., Rito, P. N., & Figueiredo, S. (2023). Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista. APEduC Revista/ APEduC Journal, 4(2), 123-145.
2184-7436
https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136319399526400