Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8099 |
Resumo: | A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência. |
id |
RCAP_6063a4e4ecdd9e80347c1c214aab7242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mistaMetaversoOpenSimulatorAprendizagem imersivaCocriaçãoIPVersoImmersive learningCo-creationMetaverseA atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência.The activity "Education and Co-creation in the Metaverse in a Mixed Approach" was carried out as part of the IPV Inova e Inclui project, with the aim of developing a simulator in a virtual environment to represent the Polytechnic Institute of Viseu. To create this immersive space, transversal and multidisciplinary co-creation workshops were organised in collaborative and creative virtual environments. We propose a speculative analysis of the results of the teaching-learning processes of these workshops in the light of the three-dimensional understanding of immersion formulated by Morgado (2022), to understand where we can situate this case in terms of immersion by the system, immersion by the narrative, and immersion by the agency. We believe that this was a case of immersive learning with high levels of immersion in all three axes, with immersion by the system and by the agency standing out.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Catarina Carneiro deRodrigues, PaulaRito, Pedro Neves2023-12-04T10:30:15Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8099porSousa, C. C., Rodrigues, P., Rito, P. N., & Figueiredo, S. (2023). Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista. APEduC Revista/ APEduC Journal, 4(2), 123-145.2184-7436https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.475info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T02:30:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:40.548781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
title |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
spellingShingle |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista Sousa, Catarina Carneiro de Metaverso OpenSimulator Aprendizagem imersiva Cocriação IPVerso Immersive learning Co-creation Metaverse |
title_short |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
title_full |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
title_fullStr |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
title_full_unstemmed |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
title_sort |
Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista |
author |
Sousa, Catarina Carneiro de |
author_facet |
Sousa, Catarina Carneiro de Rodrigues, Paula Rito, Pedro Neves |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Paula Rito, Pedro Neves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Catarina Carneiro de Rodrigues, Paula Rito, Pedro Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metaverso OpenSimulator Aprendizagem imersiva Cocriação IPVerso Immersive learning Co-creation Metaverse |
topic |
Metaverso OpenSimulator Aprendizagem imersiva Cocriação IPVerso Immersive learning Co-creation Metaverse |
description |
A atividade “Educação e Cocriaçãono Metaverso numa abordagem mista”, realizou-se no âmbito do Projeto IPV Inova e Inclui visando desenvolver um simulador em ambiente virtual de representaçãodo Instituto Politécnico de Viseu. Para criar este espaço imersivo, foram dinamizadasworkshopsde cocriaçãotransversais e multidisciplinares em ambientes virtuais colaborativos e criativos.Propomos uma análise especulativa dos resultados dos processos de ensino-aprendizagem destas workshopsà luz do entendimento tridimensional da imersãoformulado por Morgado (2022),para compreender onde podemos situar este caso em termos da imersão pelo sistema, da imersão pela narrativa, e da imersão pela agência. Consideramos que estefoi um caso de aprendizagem imersiva com elevados níveis de imersão nos três eixos, destacando-se a imersão pelo sistema e pela agência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04T10:30:15Z 2023-11-28 2023-11-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8099 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, C. C., Rodrigues, P., Rito, P. N., & Figueiredo, S. (2023). Educação e Cocriação no Metaverso numa abordagem mista. APEduC Revista/ APEduC Journal, 4(2), 123-145. 2184-7436 https://doi.org/10.58152/ApeducJournal.475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136319399526400 |